Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Alina Maria Núñez
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Britto, Daniel Girão, Rocha, Anne Karoline Araújo, Fernandes, Camila, Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues, Aragão, Gislei Frota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544
Resumo: As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são estratégias para integração de saberes e promoção de atitude crítica e reflexiva no ensino superior, podendo ser utilizadas em atividades de monitoria acadêmica, constituindo-se como um instrumento facilitador da compreensão e produção do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitores de um programa de monitoria acadêmica com a utilização de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) no terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. No processo de avaliação da disciplina, verificou-se que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem permitiram um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Conclui-se que a atividade de monitoria funciona como um complemento à teoria ministrada em sala de aula que necessita de uma abordagem clara, simples e dinâmica para contribuir efetivamente com o melhor aproveitamento dos conhecimentos teórico-práticos abordados na disciplina. 
id GVAA-2_7dc0ea374da163341252f72e8f9d03dd
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/7544
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicinaEducação médica. Educação superior. Materiais de ensino.As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são estratégias para integração de saberes e promoção de atitude crítica e reflexiva no ensino superior, podendo ser utilizadas em atividades de monitoria acadêmica, constituindo-se como um instrumento facilitador da compreensão e produção do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitores de um programa de monitoria acadêmica com a utilização de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) no terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. No processo de avaliação da disciplina, verificou-se que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem permitiram um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Conclui-se que a atividade de monitoria funciona como um complemento à teoria ministrada em sala de aula que necessita de uma abordagem clara, simples e dinâmica para contribuir efetivamente com o melhor aproveitamento dos conhecimentos teórico-práticos abordados na disciplina. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/754410.18378/rebes.v10i1.7544Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 1 (2020); 100-109Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 100-109Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 1 (2020); 100-1092358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544/7172https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544/10213Copyright (c) 2020 Alina Maria Núñez Pinheiro, Daniel Girão Britto, Anne Karoline Araújo Rocha, Camila Fernandes, Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Gislei Frota Aragãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Alina Maria NúñezBritto, Daniel GirãoRocha, Anne Karoline AraújoFernandes, CamilaBachur, Tatiana Paschoalette RodriguesAragão, Gislei Frota2022-01-28T10:17:13Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7544Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:17:13Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina
title Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina
spellingShingle Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina
Pinheiro, Alina Maria Núñez
Educação médica. Educação superior. Materiais de ensino.
title_short Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina
title_full Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina
title_fullStr Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina
title_full_unstemmed Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina
title_sort Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina
author Pinheiro, Alina Maria Núñez
author_facet Pinheiro, Alina Maria Núñez
Britto, Daniel Girão
Rocha, Anne Karoline Araújo
Fernandes, Camila
Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues
Aragão, Gislei Frota
author_role author
author2 Britto, Daniel Girão
Rocha, Anne Karoline Araújo
Fernandes, Camila
Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues
Aragão, Gislei Frota
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Alina Maria Núñez
Britto, Daniel Girão
Rocha, Anne Karoline Araújo
Fernandes, Camila
Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues
Aragão, Gislei Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica. Educação superior. Materiais de ensino.
topic Educação médica. Educação superior. Materiais de ensino.
description As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são estratégias para integração de saberes e promoção de atitude crítica e reflexiva no ensino superior, podendo ser utilizadas em atividades de monitoria acadêmica, constituindo-se como um instrumento facilitador da compreensão e produção do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitores de um programa de monitoria acadêmica com a utilização de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) no terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. No processo de avaliação da disciplina, verificou-se que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem permitiram um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Conclui-se que a atividade de monitoria funciona como um complemento à teoria ministrada em sala de aula que necessita de uma abordagem clara, simples e dinâmica para contribuir efetivamente com o melhor aproveitamento dos conhecimentos teórico-práticos abordados na disciplina. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544
10.18378/rebes.v10i1.7544
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v10i1.7544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544/7172
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544/10213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 1 (2020); 100-109
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 100-109
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 1 (2020); 100-109
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666900934656