Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544 |
Resumo: | As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são estratégias para integração de saberes e promoção de atitude crítica e reflexiva no ensino superior, podendo ser utilizadas em atividades de monitoria acadêmica, constituindo-se como um instrumento facilitador da compreensão e produção do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitores de um programa de monitoria acadêmica com a utilização de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) no terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. No processo de avaliação da disciplina, verificou-se que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem permitiram um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Conclui-se que a atividade de monitoria funciona como um complemento à teoria ministrada em sala de aula que necessita de uma abordagem clara, simples e dinâmica para contribuir efetivamente com o melhor aproveitamento dos conhecimentos teórico-práticos abordados na disciplina. |
id |
GVAA-2_7dc0ea374da163341252f72e8f9d03dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/7544 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicinaEducação médica. Educação superior. Materiais de ensino.As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são estratégias para integração de saberes e promoção de atitude crítica e reflexiva no ensino superior, podendo ser utilizadas em atividades de monitoria acadêmica, constituindo-se como um instrumento facilitador da compreensão e produção do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitores de um programa de monitoria acadêmica com a utilização de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) no terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. No processo de avaliação da disciplina, verificou-se que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem permitiram um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Conclui-se que a atividade de monitoria funciona como um complemento à teoria ministrada em sala de aula que necessita de uma abordagem clara, simples e dinâmica para contribuir efetivamente com o melhor aproveitamento dos conhecimentos teórico-práticos abordados na disciplina. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/754410.18378/rebes.v10i1.7544Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 1 (2020); 100-109Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 100-109Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 1 (2020); 100-1092358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544/7172https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544/10213Copyright (c) 2020 Alina Maria Núñez Pinheiro, Daniel Girão Britto, Anne Karoline Araújo Rocha, Camila Fernandes, Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Gislei Frota Aragãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Alina Maria NúñezBritto, Daniel GirãoRocha, Anne Karoline AraújoFernandes, CamilaBachur, Tatiana Paschoalette RodriguesAragão, Gislei Frota2022-01-28T10:17:13Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7544Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:17:13Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina |
title |
Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina |
spellingShingle |
Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina Pinheiro, Alina Maria Núñez Educação médica. Educação superior. Materiais de ensino. |
title_short |
Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina |
title_full |
Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina |
title_fullStr |
Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina |
title_sort |
Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina |
author |
Pinheiro, Alina Maria Núñez |
author_facet |
Pinheiro, Alina Maria Núñez Britto, Daniel Girão Rocha, Anne Karoline Araújo Fernandes, Camila Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues Aragão, Gislei Frota |
author_role |
author |
author2 |
Britto, Daniel Girão Rocha, Anne Karoline Araújo Fernandes, Camila Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues Aragão, Gislei Frota |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Alina Maria Núñez Britto, Daniel Girão Rocha, Anne Karoline Araújo Fernandes, Camila Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues Aragão, Gislei Frota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica. Educação superior. Materiais de ensino. |
topic |
Educação médica. Educação superior. Materiais de ensino. |
description |
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são estratégias para integração de saberes e promoção de atitude crítica e reflexiva no ensino superior, podendo ser utilizadas em atividades de monitoria acadêmica, constituindo-se como um instrumento facilitador da compreensão e produção do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitores de um programa de monitoria acadêmica com a utilização de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) no terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. No processo de avaliação da disciplina, verificou-se que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem permitiram um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Conclui-se que a atividade de monitoria funciona como um complemento à teoria ministrada em sala de aula que necessita de uma abordagem clara, simples e dinâmica para contribuir efetivamente com o melhor aproveitamento dos conhecimentos teórico-práticos abordados na disciplina. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544 10.18378/rebes.v10i1.7544 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v10i1.7544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544/7172 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7544/10213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 1 (2020); 100-109 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 100-109 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 1 (2020); 100-109 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666900934656 |