Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722 |
Resumo: | a questão ambiental deixou de ser uma preocupação de poucos, já que está determinando cada vez mais a vida das pessoas e o destino do planeta, neste sentido, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e pura, que teve como conclusões o fato de que o modo pontual como a educação ambiental tem sido incorporada na escola pouco contribuirá para a construção de uma prática educativa transformadora, crítica e emancipatória, a que se propõem as diferentes correntes progressistas da educação ambiental. Isso se dá porque, na maioria das vezes, os trabalhos voltados à temática ambiental ficam apenas no campo das ideias, em vez de ser o fio condutor na mudança do currículo escolar e, posteriormente, no modo de ver o homem e suas relações com o meio, assim, o trabalho de incorporação da EA ao currículo escolar também perpassa pela construção de uma educação escolar de qualidade, já que a educação ambiental resgata as dimensões que pouco a pouco foram sendo sufocadas e esquecidas pela educação tradicional, alinhando, assim, a educação escolar a um cenário de crise socioambiental, onde os indivíduos repensem suas relações com a natureza. |
id |
GVAA-2_569390e79c9e91f91f45fd63d5869dc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/3722 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicasa questão ambiental deixou de ser uma preocupação de poucos, já que está determinando cada vez mais a vida das pessoas e o destino do planeta, neste sentido, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e pura, que teve como conclusões o fato de que o modo pontual como a educação ambiental tem sido incorporada na escola pouco contribuirá para a construção de uma prática educativa transformadora, crítica e emancipatória, a que se propõem as diferentes correntes progressistas da educação ambiental. Isso se dá porque, na maioria das vezes, os trabalhos voltados à temática ambiental ficam apenas no campo das ideias, em vez de ser o fio condutor na mudança do currículo escolar e, posteriormente, no modo de ver o homem e suas relações com o meio, assim, o trabalho de incorporação da EA ao currículo escolar também perpassa pela construção de uma educação escolar de qualidade, já que a educação ambiental resgata as dimensões que pouco a pouco foram sendo sufocadas e esquecidas pela educação tradicional, alinhando, assim, a educação escolar a um cenário de crise socioambiental, onde os indivíduos repensem suas relações com a natureza.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 2 (2015); 12 - 16Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2015); 12 - 16Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 2 (2015); 12 - 162358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722/3350Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Abraao Vitoriano deSousa, Sara Vitoriano deCabral, Symara Abrantes Albuquerque de OliveiraAlencar, Maria Carmem Batista deFeitosa, Belijane MarquesMaracajá, Patrício Borges2016-02-09T16:16:15Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3722Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-02-09T16:16:15Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas |
title |
Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas |
spellingShingle |
Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas Sousa, Abraao Vitoriano de |
title_short |
Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas |
title_full |
Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas |
title_fullStr |
Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas |
title_sort |
Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas |
author |
Sousa, Abraao Vitoriano de |
author_facet |
Sousa, Abraao Vitoriano de Sousa, Sara Vitoriano de Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Alencar, Maria Carmem Batista de Feitosa, Belijane Marques Maracajá, Patrício Borges |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Sara Vitoriano de Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Alencar, Maria Carmem Batista de Feitosa, Belijane Marques Maracajá, Patrício Borges |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Abraao Vitoriano de Sousa, Sara Vitoriano de Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Alencar, Maria Carmem Batista de Feitosa, Belijane Marques Maracajá, Patrício Borges |
description |
a questão ambiental deixou de ser uma preocupação de poucos, já que está determinando cada vez mais a vida das pessoas e o destino do planeta, neste sentido, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e pura, que teve como conclusões o fato de que o modo pontual como a educação ambiental tem sido incorporada na escola pouco contribuirá para a construção de uma prática educativa transformadora, crítica e emancipatória, a que se propõem as diferentes correntes progressistas da educação ambiental. Isso se dá porque, na maioria das vezes, os trabalhos voltados à temática ambiental ficam apenas no campo das ideias, em vez de ser o fio condutor na mudança do currículo escolar e, posteriormente, no modo de ver o homem e suas relações com o meio, assim, o trabalho de incorporação da EA ao currículo escolar também perpassa pela construção de uma educação escolar de qualidade, já que a educação ambiental resgata as dimensões que pouco a pouco foram sendo sufocadas e esquecidas pela educação tradicional, alinhando, assim, a educação escolar a um cenário de crise socioambiental, onde os indivíduos repensem suas relações com a natureza. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722/3350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 2 (2015); 12 - 16 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2015); 12 - 16 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 2 (2015); 12 - 16 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665845018624 |