Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Abraao Vitoriano de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Sara Vitoriano de, Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira, Alencar, Maria Carmem Batista de, Feitosa, Belijane Marques, Maracajá, Patrício Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722
Resumo: a questão ambiental deixou de ser uma preocupação de poucos, já que está determinando cada vez mais a vida das pessoas e o destino do planeta, neste sentido, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e pura, que teve como conclusões o fato de que o modo pontual como a educação ambiental tem sido incorporada na escola pouco contribuirá para a construção de uma prática educativa transformadora, crítica e emancipatória, a que se propõem as diferentes correntes progressistas da educação ambiental. Isso se dá porque, na maioria das vezes, os trabalhos voltados à temática ambiental ficam apenas no campo das ideias, em vez de ser o fio condutor na mudança do currículo escolar e, posteriormente, no modo de ver o homem e suas relações com o meio, assim, o trabalho de incorporação da EA ao currículo escolar também perpassa pela construção de uma educação escolar de qualidade, já que a educação ambiental resgata as dimensões que pouco a pouco foram sendo sufocadas e esquecidas pela educação tradicional, alinhando, assim, a educação escolar a um cenário de crise socioambiental, onde os indivíduos repensem suas relações com a natureza.
id GVAA-2_569390e79c9e91f91f45fd63d5869dc8
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3722
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicasa questão ambiental deixou de ser uma preocupação de poucos, já que está determinando cada vez mais a vida das pessoas e o destino do planeta, neste sentido, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e pura, que teve como conclusões o fato de que o modo pontual como a educação ambiental tem sido incorporada na escola pouco contribuirá para a construção de uma prática educativa transformadora, crítica e emancipatória, a que se propõem as diferentes correntes progressistas da educação ambiental. Isso se dá porque, na maioria das vezes, os trabalhos voltados à temática ambiental ficam apenas no campo das ideias, em vez de ser o fio condutor na mudança do currículo escolar e, posteriormente, no modo de ver o homem e suas relações com o meio, assim, o trabalho de incorporação da EA ao currículo escolar também perpassa pela construção de uma educação escolar de qualidade, já que a educação ambiental resgata as dimensões que pouco a pouco foram sendo sufocadas e esquecidas pela educação tradicional, alinhando, assim, a educação escolar a um cenário de crise socioambiental, onde os indivíduos repensem suas relações com a natureza.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 2 (2015); 12 - 16Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2015); 12 - 16Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 2 (2015); 12 - 162358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722/3350Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Abraao Vitoriano deSousa, Sara Vitoriano deCabral, Symara Abrantes Albuquerque de OliveiraAlencar, Maria Carmem Batista deFeitosa, Belijane MarquesMaracajá, Patrício Borges2016-02-09T16:16:15Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3722Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-02-09T16:16:15Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas
title Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas
spellingShingle Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas
Sousa, Abraao Vitoriano de
title_short Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas
title_full Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas
title_fullStr Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas
title_full_unstemmed Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas
title_sort Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas
author Sousa, Abraao Vitoriano de
author_facet Sousa, Abraao Vitoriano de
Sousa, Sara Vitoriano de
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Alencar, Maria Carmem Batista de
Feitosa, Belijane Marques
Maracajá, Patrício Borges
author_role author
author2 Sousa, Sara Vitoriano de
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Alencar, Maria Carmem Batista de
Feitosa, Belijane Marques
Maracajá, Patrício Borges
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Abraao Vitoriano de
Sousa, Sara Vitoriano de
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Alencar, Maria Carmem Batista de
Feitosa, Belijane Marques
Maracajá, Patrício Borges
description a questão ambiental deixou de ser uma preocupação de poucos, já que está determinando cada vez mais a vida das pessoas e o destino do planeta, neste sentido, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e pura, que teve como conclusões o fato de que o modo pontual como a educação ambiental tem sido incorporada na escola pouco contribuirá para a construção de uma prática educativa transformadora, crítica e emancipatória, a que se propõem as diferentes correntes progressistas da educação ambiental. Isso se dá porque, na maioria das vezes, os trabalhos voltados à temática ambiental ficam apenas no campo das ideias, em vez de ser o fio condutor na mudança do currículo escolar e, posteriormente, no modo de ver o homem e suas relações com o meio, assim, o trabalho de incorporação da EA ao currículo escolar também perpassa pela construção de uma educação escolar de qualidade, já que a educação ambiental resgata as dimensões que pouco a pouco foram sendo sufocadas e esquecidas pela educação tradicional, alinhando, assim, a educação escolar a um cenário de crise socioambiental, onde os indivíduos repensem suas relações com a natureza.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722/3350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 2 (2015); 12 - 16
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2015); 12 - 16
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 2 (2015); 12 - 16
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665845018624