Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saviani, Dermeval, 1944-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061
Resumo: Resumo: Este artigo trata da forma como a Pedagogia Histórico-Crítica concebe a construção do ser social e quais implicações daí decorrem para a educação ambiental. Para tanto, começa com uma caracterização do significado da Pedagogia Histórico-Crítica como uma pedagogia concreta tratando, no segundo momento, da construção do ser social para, finalmente, situar o problema do meio ambiente e de sua educação
id CAMP_b896d652f1eea4eff88db6d271963f56
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368571
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambientalHistorical-Critical Pedagogy, construction of social being and environmental educationPedagogía Histórico-Crítica, construcción del ser social yeducación ambientalDossiêPedagogia histórico-críticaEducação ambientalHistorical-critical pedagogyConstrução do ser socialEnvironmental educationResumo: Este artigo trata da forma como a Pedagogia Histórico-Crítica concebe a construção do ser social e quais implicações daí decorrem para a educação ambiental. Para tanto, começa com uma caracterização do significado da Pedagogia Histórico-Crítica como uma pedagogia concreta tratando, no segundo momento, da construção do ser social para, finalmente, situar o problema do meio ambiente e de sua educaçãoAbstract: This article deals with the way in which Historical-Critical Pedagogy conceives the construction of the social being and what implications this entails for environmental education. In order to do so, it begins with a characterization of the meaning of Historical-Critical Pedagogy as a concrete pedagogy, dealing, in the second moment, with the construction of the social being to, finally, situate the problem of the environment and its educationResumen: Este artículo aborda la forma en que la Pedagogía Histórico-Crítica concibe la construcción del ser social y qué implicaciones tiene para la educación ambiental. Para ello, parte de una caracterización del sentido de la Pedagogía Histórico-Crítica como pedagogía concreta, ocupándose, en un segundo momento, de la construcción del ser social para, finalmente, situar el problema del entorno y su educaciónAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSaviani, Dermeval, 1944-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16061SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 26, nesp., e8, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368571porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-19T10:02:45Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-19T10:02:45Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental
Historical-Critical Pedagogy, construction of social being and environmental education
Pedagogía Histórico-Crítica, construcción del ser social yeducación ambiental
title Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental
spellingShingle Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental
Saviani, Dermeval, 1944-
Dossiê
Pedagogia histórico-crítica
Educação ambiental
Historical-critical pedagogy
Construção do ser social
Environmental education
title_short Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental
title_full Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental
title_fullStr Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental
title_full_unstemmed Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental
title_sort Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental
author Saviani, Dermeval, 1944-
author_facet Saviani, Dermeval, 1944-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Saviani, Dermeval, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Dossiê
Pedagogia histórico-crítica
Educação ambiental
Historical-critical pedagogy
Construção do ser social
Environmental education
topic Dossiê
Pedagogia histórico-crítica
Educação ambiental
Historical-critical pedagogy
Construção do ser social
Environmental education
description Resumo: Este artigo trata da forma como a Pedagogia Histórico-Crítica concebe a construção do ser social e quais implicações daí decorrem para a educação ambiental. Para tanto, começa com uma caracterização do significado da Pedagogia Histórico-Crítica como uma pedagogia concreta tratando, no segundo momento, da construção do ser social para, finalmente, situar o problema do meio ambiente e de sua educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 26, nesp., e8, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061
identifier_str_mv SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, construção do ser social e educação ambiental. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 26, nesp., e8, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16061. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834007638016