O ato de ler e a formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2088
Resumo: A aquisição da leitura se dá quando o indivíduo é capaz de atribuir sentido ao que lê, pois ela está vinculada à capacidade de interpretar o que está escrito. A leitura pode provocar mudança no desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal do leitor. No entanto, deve-se registrar que ler é uma atividade extremamente complexa, que envolve problemas não só semânticos culturais, ideológicos, filosóficos, mais até fonéticos. Para acompanhar as constantes transformações do ato de ler é necessário que o leitor vai aperfeiçoando suas estratégias de leitura, de acordo com as necessidade externas. A leitura deve ser vista como um processo de compreensão abrangente, no qual o leitor tem grande importância, já que participa do mesmo com suas capacidades, no sentido de interiorizar as mais diversas formas de expressão textual. No entanto, para que haja uma revolução no aprendizado da leitura, faz-se necessário uma mudança de concepção dos professores a respeito desta atividade e do seu ensino a partir de uma aproximação e reflexão sobre o conhecimento produzido a respeito dos processos envolvidos neste aprendizado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a descoberta do prazer de ler.Palavras-chave: Leitura. Prática. Prazer
id GVAA-2_5a61eb81419a2d54f4019ec67394c83a
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2088
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling O ato de ler e a formação de leitoresA aquisição da leitura se dá quando o indivíduo é capaz de atribuir sentido ao que lê, pois ela está vinculada à capacidade de interpretar o que está escrito. A leitura pode provocar mudança no desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal do leitor. No entanto, deve-se registrar que ler é uma atividade extremamente complexa, que envolve problemas não só semânticos culturais, ideológicos, filosóficos, mais até fonéticos. Para acompanhar as constantes transformações do ato de ler é necessário que o leitor vai aperfeiçoando suas estratégias de leitura, de acordo com as necessidade externas. A leitura deve ser vista como um processo de compreensão abrangente, no qual o leitor tem grande importância, já que participa do mesmo com suas capacidades, no sentido de interiorizar as mais diversas formas de expressão textual. No entanto, para que haja uma revolução no aprendizado da leitura, faz-se necessário uma mudança de concepção dos professores a respeito desta atividade e do seu ensino a partir de uma aproximação e reflexão sobre o conhecimento produzido a respeito dos processos envolvidos neste aprendizado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a descoberta do prazer de ler.Palavras-chave: Leitura. Prática. PrazerGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2088Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2088/1627Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T17:42:49Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2088Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T17:42:49Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ato de ler e a formação de leitores
title O ato de ler e a formação de leitores
spellingShingle O ato de ler e a formação de leitores
Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
title_short O ato de ler e a formação de leitores
title_full O ato de ler e a formação de leitores
title_fullStr O ato de ler e a formação de leitores
title_full_unstemmed O ato de ler e a formação de leitores
title_sort O ato de ler e a formação de leitores
author Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
author_facet Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
description A aquisição da leitura se dá quando o indivíduo é capaz de atribuir sentido ao que lê, pois ela está vinculada à capacidade de interpretar o que está escrito. A leitura pode provocar mudança no desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal do leitor. No entanto, deve-se registrar que ler é uma atividade extremamente complexa, que envolve problemas não só semânticos culturais, ideológicos, filosóficos, mais até fonéticos. Para acompanhar as constantes transformações do ato de ler é necessário que o leitor vai aperfeiçoando suas estratégias de leitura, de acordo com as necessidade externas. A leitura deve ser vista como um processo de compreensão abrangente, no qual o leitor tem grande importância, já que participa do mesmo com suas capacidades, no sentido de interiorizar as mais diversas formas de expressão textual. No entanto, para que haja uma revolução no aprendizado da leitura, faz-se necessário uma mudança de concepção dos professores a respeito desta atividade e do seu ensino a partir de uma aproximação e reflexão sobre o conhecimento produzido a respeito dos processos envolvidos neste aprendizado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a descoberta do prazer de ler.Palavras-chave: Leitura. Prática. Prazer
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2088
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2088/1627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665286127616