Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28842 https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é abordar alguns importantes aspectos sobre o ensino do ato de ler na escola e suas implicações para a formação da criança leitora, compreendendo o ato de ler como um ato cultural e historicamente constituído. Este artigo faz parte de uma investigação maior que busca discutir a inserção da criança no mundo da cultura escrita. Neste recorte será enfatizado os dados especificamente sobre a situação de leitura do gênero discursivo histórias em quadrinhos na Educação Infantil com crianças de 5 e 6 anos. Os apontamentos argumentativos apresentados se fundamentam no arcabouço teórico científico da escola de Vygotsky, na perspectiva do Círculo de Bakhtin e de estudiosos da leitura e das histórias em quadrinhos. Aponta-se como resultados que o ensino e a aprendizagem da leitura são movidos pela necessidade e pelo interesse das crianças e estão intimamente relacionados com a produção de sentido num processo interativo. |
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