A leitura em sala de aula: Construindo cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513
Resumo: A leitura constrói o homem, modifica-o, capacita-o, torna-o cidadão na mais completa acepção da palavra. É através da leitura que o indivíduo forma seu senso crítico, compreendendo melhor o mundo, que existe ao seu redor. Desta forma, o ato de ler é criador, porque ele cria no homem a sua identidade, permitindo ao ser humano situar-se com os outros. Como atividade essencial a qualquer área do conhecimento, a leitura é essencial à própria vida do ser humano, por conter uma herança cultural registrada pela escrita. Por ser uma via de acesso à cultura, a leitura situa o ser humano dentro do mundo, informa-o ao mesmo tempo em que forma sua personalidade e auxilia na construção de sua cidadania, que pode ser entendida como a garantia de ter direitos e de vê-los respeitados dentro da sociedade. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, teve por objetivo mostrar a importância da leitura como instrumento auxiliar do processo de formação do cidadão. Palavras-chave: Leitura. Contexto escolar. Construção da cidadania
id GVAA-2_5d1beca32b60d940a82e46601d596720
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2513
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling A leitura em sala de aula: Construindo cidadaniaA leitura constrói o homem, modifica-o, capacita-o, torna-o cidadão na mais completa acepção da palavra. É através da leitura que o indivíduo forma seu senso crítico, compreendendo melhor o mundo, que existe ao seu redor. Desta forma, o ato de ler é criador, porque ele cria no homem a sua identidade, permitindo ao ser humano situar-se com os outros. Como atividade essencial a qualquer área do conhecimento, a leitura é essencial à própria vida do ser humano, por conter uma herança cultural registrada pela escrita. Por ser uma via de acesso à cultura, a leitura situa o ser humano dentro do mundo, informa-o ao mesmo tempo em que forma sua personalidade e auxilia na construção de sua cidadania, que pode ser entendida como a garantia de ter direitos e de vê-los respeitados dentro da sociedade. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, teve por objetivo mostrar a importância da leitura como instrumento auxiliar do processo de formação do cidadão. Palavras-chave: Leitura. Contexto escolar. Construção da cidadaniaGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-31Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-31Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-312358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513/1950Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T15:23:35Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2513Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T15:23:35Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura em sala de aula: Construindo cidadania
title A leitura em sala de aula: Construindo cidadania
spellingShingle A leitura em sala de aula: Construindo cidadania
Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
title_short A leitura em sala de aula: Construindo cidadania
title_full A leitura em sala de aula: Construindo cidadania
title_fullStr A leitura em sala de aula: Construindo cidadania
title_full_unstemmed A leitura em sala de aula: Construindo cidadania
title_sort A leitura em sala de aula: Construindo cidadania
author Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
author_facet Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
description A leitura constrói o homem, modifica-o, capacita-o, torna-o cidadão na mais completa acepção da palavra. É através da leitura que o indivíduo forma seu senso crítico, compreendendo melhor o mundo, que existe ao seu redor. Desta forma, o ato de ler é criador, porque ele cria no homem a sua identidade, permitindo ao ser humano situar-se com os outros. Como atividade essencial a qualquer área do conhecimento, a leitura é essencial à própria vida do ser humano, por conter uma herança cultural registrada pela escrita. Por ser uma via de acesso à cultura, a leitura situa o ser humano dentro do mundo, informa-o ao mesmo tempo em que forma sua personalidade e auxilia na construção de sua cidadania, que pode ser entendida como a garantia de ter direitos e de vê-los respeitados dentro da sociedade. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, teve por objetivo mostrar a importância da leitura como instrumento auxiliar do processo de formação do cidadão. Palavras-chave: Leitura. Contexto escolar. Construção da cidadania
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513/1950
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-31
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-31
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-31
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665344847872