A leitura em sala de aula: Construindo cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513 |
Resumo: | A leitura constrói o homem, modifica-o, capacita-o, torna-o cidadão na mais completa acepção da palavra. É através da leitura que o indivíduo forma seu senso crítico, compreendendo melhor o mundo, que existe ao seu redor. Desta forma, o ato de ler é criador, porque ele cria no homem a sua identidade, permitindo ao ser humano situar-se com os outros. Como atividade essencial a qualquer área do conhecimento, a leitura é essencial à própria vida do ser humano, por conter uma herança cultural registrada pela escrita. Por ser uma via de acesso à cultura, a leitura situa o ser humano dentro do mundo, informa-o ao mesmo tempo em que forma sua personalidade e auxilia na construção de sua cidadania, que pode ser entendida como a garantia de ter direitos e de vê-los respeitados dentro da sociedade. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, teve por objetivo mostrar a importância da leitura como instrumento auxiliar do processo de formação do cidadão. Palavras-chave: Leitura. Contexto escolar. Construção da cidadania |
id |
GVAA-2_5d1beca32b60d940a82e46601d596720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/2513 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura em sala de aula: Construindo cidadaniaA leitura constrói o homem, modifica-o, capacita-o, torna-o cidadão na mais completa acepção da palavra. É através da leitura que o indivíduo forma seu senso crítico, compreendendo melhor o mundo, que existe ao seu redor. Desta forma, o ato de ler é criador, porque ele cria no homem a sua identidade, permitindo ao ser humano situar-se com os outros. Como atividade essencial a qualquer área do conhecimento, a leitura é essencial à própria vida do ser humano, por conter uma herança cultural registrada pela escrita. Por ser uma via de acesso à cultura, a leitura situa o ser humano dentro do mundo, informa-o ao mesmo tempo em que forma sua personalidade e auxilia na construção de sua cidadania, que pode ser entendida como a garantia de ter direitos e de vê-los respeitados dentro da sociedade. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, teve por objetivo mostrar a importância da leitura como instrumento auxiliar do processo de formação do cidadão. Palavras-chave: Leitura. Contexto escolar. Construção da cidadaniaGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-31Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-31Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-312358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513/1950Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T15:23:35Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2513Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T15:23:35Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura em sala de aula: Construindo cidadania |
title |
A leitura em sala de aula: Construindo cidadania |
spellingShingle |
A leitura em sala de aula: Construindo cidadania Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante |
title_short |
A leitura em sala de aula: Construindo cidadania |
title_full |
A leitura em sala de aula: Construindo cidadania |
title_fullStr |
A leitura em sala de aula: Construindo cidadania |
title_full_unstemmed |
A leitura em sala de aula: Construindo cidadania |
title_sort |
A leitura em sala de aula: Construindo cidadania |
author |
Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante |
author_facet |
Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante |
description |
A leitura constrói o homem, modifica-o, capacita-o, torna-o cidadão na mais completa acepção da palavra. É através da leitura que o indivíduo forma seu senso crítico, compreendendo melhor o mundo, que existe ao seu redor. Desta forma, o ato de ler é criador, porque ele cria no homem a sua identidade, permitindo ao ser humano situar-se com os outros. Como atividade essencial a qualquer área do conhecimento, a leitura é essencial à própria vida do ser humano, por conter uma herança cultural registrada pela escrita. Por ser uma via de acesso à cultura, a leitura situa o ser humano dentro do mundo, informa-o ao mesmo tempo em que forma sua personalidade e auxilia na construção de sua cidadania, que pode ser entendida como a garantia de ter direitos e de vê-los respeitados dentro da sociedade. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, teve por objetivo mostrar a importância da leitura como instrumento auxiliar do processo de formação do cidadão. Palavras-chave: Leitura. Contexto escolar. Construção da cidadania |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2513/1950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-31 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-31 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 26-31 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665344847872 |