Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3928 |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação da saúde orientam para uma formação que promova o desenvolvimento intelectual e a capacitação permanente na busca da autonomia profissional. Este estudo objetivou discutir sobre as competências e habilidades orientadas pelas diretrizes para a formação de profissionais da saúde no contexto do SUS. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo bibliográfico. Os resultados apontam que as diretrizes orientam para uma formação que qualifique o profissional para o SUS, através de seis competências gerais que devem ser comuns a todos os profissionais da saúde. Atenção à saúde; tomada de decisões, com base em evidências científicas; comunicação; liderança, para o trabalho em equipe multiprofissional; administração e gerenciamento, e Educação Permanente. Considerou-se o despreparo de profissionais diante da complexidade do serviço e da subjetividade que toda prática de atenção à saúde exige, possibilitando discussões sobre a responsabilidade das escolas de saúde frente aos desafios do SUS. Considerou-se, que as DCNs e orientações emanadas por suas competências e habilidades gerais, incluídas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, uma vez problematizadas e assumidas pela escola e articulados com o poder público, podem ser o caminho para uma real mudança no perfil dos profissionais da saúde no SUS.National Curriculum Guidelines and a Professional Training for SUSAbstract – The National Curricular Directives for health degree courses orient toward a forming that promotes the intellectual development and the permanent training in the search for professional autonomy. This study aimed to discuss about the competencies and skills guided by the Directives for the training of health professionals in the UHS context. It is a qualitative study of the bibliographical type. The results show that the directives orient toward a forming that qualifies the professional to the UHS through six general competencies that must be common to all healthcare professionals. Health care; decision taking, based on scientific evidence; communication; leadership, to work in multidisciplinary team; administration and management, and Continuing Education. We have considered the unpreparedness of professionals on the complexity of the service and subjectivity that any practice of health care demands, enabling discussions about the responsibility of health schools face the challenges of the UHS. We have considered that the DCNs and guidelines issued by their skills and general abilities, including the Pedagogic Projects of the Course, once problematized and assumed by the school and coordinated with the public administration, may be the way to real change in professional health profile in the UHS. |
id |
GVAA-2_65f4cad26fd7d680f069baa121248607 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/3928 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUSFormação. Saúde. Diretrizes Nacionais Curriculares. Educação Permanente.As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação da saúde orientam para uma formação que promova o desenvolvimento intelectual e a capacitação permanente na busca da autonomia profissional. Este estudo objetivou discutir sobre as competências e habilidades orientadas pelas diretrizes para a formação de profissionais da saúde no contexto do SUS. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo bibliográfico. Os resultados apontam que as diretrizes orientam para uma formação que qualifique o profissional para o SUS, através de seis competências gerais que devem ser comuns a todos os profissionais da saúde. Atenção à saúde; tomada de decisões, com base em evidências científicas; comunicação; liderança, para o trabalho em equipe multiprofissional; administração e gerenciamento, e Educação Permanente. Considerou-se o despreparo de profissionais diante da complexidade do serviço e da subjetividade que toda prática de atenção à saúde exige, possibilitando discussões sobre a responsabilidade das escolas de saúde frente aos desafios do SUS. Considerou-se, que as DCNs e orientações emanadas por suas competências e habilidades gerais, incluídas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, uma vez problematizadas e assumidas pela escola e articulados com o poder público, podem ser o caminho para uma real mudança no perfil dos profissionais da saúde no SUS.National Curriculum Guidelines and a Professional Training for SUSAbstract – The National Curricular Directives for health degree courses orient toward a forming that promotes the intellectual development and the permanent training in the search for professional autonomy. This study aimed to discuss about the competencies and skills guided by the Directives for the training of health professionals in the UHS context. It is a qualitative study of the bibliographical type. The results show that the directives orient toward a forming that qualifies the professional to the UHS through six general competencies that must be common to all healthcare professionals. Health care; decision taking, based on scientific evidence; communication; leadership, to work in multidisciplinary team; administration and management, and Continuing Education. We have considered the unpreparedness of professionals on the complexity of the service and subjectivity that any practice of health care demands, enabling discussions about the responsibility of health schools face the challenges of the UHS. We have considered that the DCNs and guidelines issued by their skills and general abilities, including the Pedagogic Projects of the Course, once problematized and assumed by the school and coordinated with the public administration, may be the way to real change in professional health profile in the UHS.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/392810.18378/rebes.v6i3.3928Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 3 (2016); 39 - 43Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 3 (2016); 39 - 43Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 3 (2016); 39 - 432358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3928/3865Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessVarela, Danielle Santiago da SilvaCarvalho, Mariza Maria BarbosaBarbosa, Maria Udete FacundoSilva, Ivna Zaira Figueredo daGadelha, Raimunda Rosilene MagalhãesMachado, Maria de Fátima Antero Sousa2017-12-28T17:05:13Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3928Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2017-12-28T17:05:13Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS |
title |
Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS |
spellingShingle |
Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS Varela, Danielle Santiago da Silva Formação. Saúde. Diretrizes Nacionais Curriculares. Educação Permanente. |
title_short |
Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS |
title_full |
Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS |
title_fullStr |
Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS |
title_full_unstemmed |
Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS |
title_sort |
Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS |
author |
Varela, Danielle Santiago da Silva |
author_facet |
Varela, Danielle Santiago da Silva Carvalho, Mariza Maria Barbosa Barbosa, Maria Udete Facundo Silva, Ivna Zaira Figueredo da Gadelha, Raimunda Rosilene Magalhães Machado, Maria de Fátima Antero Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Mariza Maria Barbosa Barbosa, Maria Udete Facundo Silva, Ivna Zaira Figueredo da Gadelha, Raimunda Rosilene Magalhães Machado, Maria de Fátima Antero Sousa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Danielle Santiago da Silva Carvalho, Mariza Maria Barbosa Barbosa, Maria Udete Facundo Silva, Ivna Zaira Figueredo da Gadelha, Raimunda Rosilene Magalhães Machado, Maria de Fátima Antero Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação. Saúde. Diretrizes Nacionais Curriculares. Educação Permanente. |
topic |
Formação. Saúde. Diretrizes Nacionais Curriculares. Educação Permanente. |
description |
As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação da saúde orientam para uma formação que promova o desenvolvimento intelectual e a capacitação permanente na busca da autonomia profissional. Este estudo objetivou discutir sobre as competências e habilidades orientadas pelas diretrizes para a formação de profissionais da saúde no contexto do SUS. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo bibliográfico. Os resultados apontam que as diretrizes orientam para uma formação que qualifique o profissional para o SUS, através de seis competências gerais que devem ser comuns a todos os profissionais da saúde. Atenção à saúde; tomada de decisões, com base em evidências científicas; comunicação; liderança, para o trabalho em equipe multiprofissional; administração e gerenciamento, e Educação Permanente. Considerou-se o despreparo de profissionais diante da complexidade do serviço e da subjetividade que toda prática de atenção à saúde exige, possibilitando discussões sobre a responsabilidade das escolas de saúde frente aos desafios do SUS. Considerou-se, que as DCNs e orientações emanadas por suas competências e habilidades gerais, incluídas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, uma vez problematizadas e assumidas pela escola e articulados com o poder público, podem ser o caminho para uma real mudança no perfil dos profissionais da saúde no SUS.National Curriculum Guidelines and a Professional Training for SUSAbstract – The National Curricular Directives for health degree courses orient toward a forming that promotes the intellectual development and the permanent training in the search for professional autonomy. This study aimed to discuss about the competencies and skills guided by the Directives for the training of health professionals in the UHS context. It is a qualitative study of the bibliographical type. The results show that the directives orient toward a forming that qualifies the professional to the UHS through six general competencies that must be common to all healthcare professionals. Health care; decision taking, based on scientific evidence; communication; leadership, to work in multidisciplinary team; administration and management, and Continuing Education. We have considered the unpreparedness of professionals on the complexity of the service and subjectivity that any practice of health care demands, enabling discussions about the responsibility of health schools face the challenges of the UHS. We have considered that the DCNs and guidelines issued by their skills and general abilities, including the Pedagogic Projects of the Course, once problematized and assumed by the school and coordinated with the public administration, may be the way to real change in professional health profile in the UHS. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3928 10.18378/rebes.v6i3.3928 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3928 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v6i3.3928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3928/3865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 3 (2016); 39 - 43 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 3 (2016); 39 - 43 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 3 (2016); 39 - 43 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666186854400 |