Neurological changes in patients with COVID-19: integrative review
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9452 |
Resumo: | A COVID-19, infecção ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, surgiu em dezembro de 2019 causando pandemia. Sabe-se que essa doença afeta não somente o sistema respiratório, mas também o sistema nervoso, foco dessa presente pesquisa. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento na literatura acerca das alterações neurológicas relacionadas à COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa, para a qual foram pesquisados artigos dentro da temática, publicados em inglês e português, no período de janeiro de 2020 a fevereiro de 2022, nas bases de dados Medline, Scopus e Embase. O vírus SARS-CoV-2 pode ser encontrado no líquido cefalorraquidiano, afetando diretamente o sistema nervoso central, importante centro de resposta funcional do corpo humano. Uma das principais vias de entrada neuronal do vírus é pela cavidade nasal utiliza-se do bulbo olfatório, causando infecção nas células endoteliais da barreira hematoencefálica, que invade os terminais dos nervos periféricos e adentra no sistema nervoso através das sinapses. Outrossim, os sintomas mais frequentes nesses indivíduos acometidos pela doença são: cefaleia, acidente vascular isquêmico, tontura, mialgia encefalopatia tóxica e entre outros sintomas. Destaque-se que os problemas psicológicos têm caráter importante, uma vez que existe relatos que os pacientes doentes manifestaram depressão e ansiedade. A COVID-19 pode acarretar problemas neurológicos e psicológicos entre os pacientes recuperados da infecção, o que se prolonga por dois meses pós recuperação da doença, cabendo aos pacientes informar sobre os sintomas aos profissionais de saúde. |
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Neurological changes in patients with COVID-19: integrative reviewAlterações neurológicas em pacientes com COVID-19: revisão integrativaA COVID-19, infecção ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, surgiu em dezembro de 2019 causando pandemia. Sabe-se que essa doença afeta não somente o sistema respiratório, mas também o sistema nervoso, foco dessa presente pesquisa. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento na literatura acerca das alterações neurológicas relacionadas à COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa, para a qual foram pesquisados artigos dentro da temática, publicados em inglês e português, no período de janeiro de 2020 a fevereiro de 2022, nas bases de dados Medline, Scopus e Embase. O vírus SARS-CoV-2 pode ser encontrado no líquido cefalorraquidiano, afetando diretamente o sistema nervoso central, importante centro de resposta funcional do corpo humano. Uma das principais vias de entrada neuronal do vírus é pela cavidade nasal utiliza-se do bulbo olfatório, causando infecção nas células endoteliais da barreira hematoencefálica, que invade os terminais dos nervos periféricos e adentra no sistema nervoso através das sinapses. Outrossim, os sintomas mais frequentes nesses indivíduos acometidos pela doença são: cefaleia, acidente vascular isquêmico, tontura, mialgia encefalopatia tóxica e entre outros sintomas. Destaque-se que os problemas psicológicos têm caráter importante, uma vez que existe relatos que os pacientes doentes manifestaram depressão e ansiedade. A COVID-19 pode acarretar problemas neurológicos e psicológicos entre os pacientes recuperados da infecção, o que se prolonga por dois meses pós recuperação da doença, cabendo aos pacientes informar sobre os sintomas aos profissionais de saúde. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/945210.18378/rebes.v12i4.9452Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 12 No. 4 (2022); 328-334Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 12 Núm. 4 (2022); 328-334Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 12 n. 4 (2022); 328-3342358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9452/11314Copyright (c) 2022 Lierlly Leitão de Oliveira, Ednara de Oliveira, Diana Renata da Costa, João Paulo Farias da Silveira, João Henrique Lima Freitas, TATIANA PASCHOALETTE RODRIGUES BACHURhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeitão de Oliveira, Lierlly de Oliveira, Ednarada Costa, Diana Renata Farias da Silveira, João Paulo Lima Freitas, João HenriqueBachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues2023-04-16T20:04:42Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/9452Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2023-04-16T20:04:42Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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