Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastiany, Giana Diesel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Camilo Darsie de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9712
Resumo: This paper uses the results of a qualitative research about ​​health education, did with a group of eight community health agents, who working in primary care, as well with thirteen families assisted by them in a city localized in the middle of the state of Rio Grande do Sul. The investigation aimed to listen narratives about labor and healing practices that are articulated as educational processes. Thus, five meetings were held with the community health agents group, with semi-structured scripts, allowing them to assume the role of narrators and there were visits to families, in which new narratives and photographic records of the healing practices valued by them were stimulated. Finally, there was an exhibition with fifty photographs and a new reflection with the group of agents involved. The reflections led to resignifications about the educational processes that involve them, about the care practices they manage and, mainly, about their ways of understanding about the healing practices carried out by the families they assist and, mainly, about the health education processes that they promote and in which they are inserted.
id GVAA-2_70b27d2498118091173079ad7c8ddfdf
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/9712
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares Educação em saúdeagentes comunitários de saúdenarrativaspráticas de curaHealth education community health agentsnarrative healing practicesThis paper uses the results of a qualitative research about ​​health education, did with a group of eight community health agents, who working in primary care, as well with thirteen families assisted by them in a city localized in the middle of the state of Rio Grande do Sul. The investigation aimed to listen narratives about labor and healing practices that are articulated as educational processes. Thus, five meetings were held with the community health agents group, with semi-structured scripts, allowing them to assume the role of narrators and there were visits to families, in which new narratives and photographic records of the healing practices valued by them were stimulated. Finally, there was an exhibition with fifty photographs and a new reflection with the group of agents involved. The reflections led to resignifications about the educational processes that involve them, about the care practices they manage and, mainly, about their ways of understanding about the healing practices carried out by the families they assist and, mainly, about the health education processes that they promote and in which they are inserted.O artigo trata dos resultados de uma pesquisa qualitativa na área da educação em saúde, realizada com um grupo de oito agentes comunitários de saúde (ACS), atuantes na atenção básica, bem como, treze famílias atendidas por eles em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. A investigação objetivou ouvir narrativas e captar imagens de práticas laborais e de cura que se articulam, enquanto processos educativos. Foram realizados cinco encontros mensais com o grupo de ACS, com roteiros semiestruturados, permitindo que assumissem o papel de narradores e ocorreram visitas a famílias, nas quais foram estimuladas novas narrativas e registros fotográficos das “práticas de cura” valorizadas por elas. Por fim, realizou-se uma exposição com cinquenta fotografias e nova reflexão com o grupo de agentes envolvidos. As reflexões ocasionaram ressignificações sobre as práticas de cuidado que manejam, sobre os seus modos de compreensão acerca das práticas de cura desempenhadas pelas famílias que atendem e, principalmente, sobre os processos de educação em saúde que promovem e nos quais se inserem.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2023-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/971210.18378/rebes.v13i4.9712Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 13 No. 4 (2023); 838-847Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 13 Núm. 4 (2023); 838-847Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 13 n. 4 (2023); 838-8472358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9712/12177Copyright (c) 2023 Giana Diesel Sebastiany, Camilo Darsie de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Sebastiany, Giana Diesel Souza, Camilo Darsie de2023-12-04T02:09:50Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/9712Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2023-12-04T02:09:50Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares
title Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares
spellingShingle Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares
Sebastiany, Giana Diesel
Educação em saúde
agentes comunitários de saúde
narrativas
práticas de cura
Health education
community health agents
narrative
healing practices
title_short Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares
title_full Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares
title_fullStr Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares
title_full_unstemmed Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares
title_sort Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares
author Sebastiany, Giana Diesel
author_facet Sebastiany, Giana Diesel
Souza, Camilo Darsie de
author_role author
author2 Souza, Camilo Darsie de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastiany, Giana Diesel
Souza, Camilo Darsie de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
agentes comunitários de saúde
narrativas
práticas de cura
Health education
community health agents
narrative
healing practices
topic Educação em saúde
agentes comunitários de saúde
narrativas
práticas de cura
Health education
community health agents
narrative
healing practices
description This paper uses the results of a qualitative research about ​​health education, did with a group of eight community health agents, who working in primary care, as well with thirteen families assisted by them in a city localized in the middle of the state of Rio Grande do Sul. The investigation aimed to listen narratives about labor and healing practices that are articulated as educational processes. Thus, five meetings were held with the community health agents group, with semi-structured scripts, allowing them to assume the role of narrators and there were visits to families, in which new narratives and photographic records of the healing practices valued by them were stimulated. Finally, there was an exhibition with fifty photographs and a new reflection with the group of agents involved. The reflections led to resignifications about the educational processes that involve them, about the care practices they manage and, mainly, about their ways of understanding about the healing practices carried out by the families they assist and, mainly, about the health education processes that they promote and in which they are inserted.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9712
10.18378/rebes.v13i4.9712
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9712
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v13i4.9712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9712/12177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giana Diesel Sebastiany, Camilo Darsie de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giana Diesel Sebastiany, Camilo Darsie de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 13 No. 4 (2023); 838-847
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 13 Núm. 4 (2023); 838-847
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 13 n. 4 (2023); 838-847
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949668344823808