Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Jonatas Bezerra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, José Leandro Diniz, da Costa, Josias Botelho, Furtado, Letícia Gemyna Serrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192
Resumo: Estudo que objetiva descrever uma ação educativa com ACS acerca da hanseníase para fortalecimento das estratégias de busca ativa e educação em saúde desenvolvida através de uma prática educativa com a aplicação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, para equipes de ACS´s de 5 Estratégias de Saúde da Família, no período de setembro a outubro de 2016. A partir de reflexões, elencamos como pontos-chave: a busca ativa; a educação em saúde relacionada à Hanseníase e trabalho do ACS. A Metodologia da Problematização é uma alternativa metodológica com imenso potencial didático e pedagógico para aprofundar o pensamento crítico e de mudanças da realidade. As experiências problematizadoras no trabalho com os ACS vieram florescer mudanças importantes nas concepções e relações pedagógicas, como a valorização do conhecimento trazido pelos participantes; a realidade sendo ponto de partida para a construção do conhecimento, habilidades, valores e atitudes; o estímulo à busca de soluções dos problemas, visando à transformação da realidade pelo sujeito, exercendo assim, a efetividade do Sistema Único de Saúde e a construção da cidadania.
id GVAA-2_70e79527fd9a3bef9917a206b6b79ad8
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6192
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiênciaEducação ContinuadaEducação em SaúdeAgente Comunitário de SaúdeHanseníaseEstudo que objetiva descrever uma ação educativa com ACS acerca da hanseníase para fortalecimento das estratégias de busca ativa e educação em saúde desenvolvida através de uma prática educativa com a aplicação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, para equipes de ACS´s de 5 Estratégias de Saúde da Família, no período de setembro a outubro de 2016. A partir de reflexões, elencamos como pontos-chave: a busca ativa; a educação em saúde relacionada à Hanseníase e trabalho do ACS. A Metodologia da Problematização é uma alternativa metodológica com imenso potencial didático e pedagógico para aprofundar o pensamento crítico e de mudanças da realidade. As experiências problematizadoras no trabalho com os ACS vieram florescer mudanças importantes nas concepções e relações pedagógicas, como a valorização do conhecimento trazido pelos participantes; a realidade sendo ponto de partida para a construção do conhecimento, habilidades, valores e atitudes; o estímulo à busca de soluções dos problemas, visando à transformação da realidade pelo sujeito, exercendo assim, a efetividade do Sistema Único de Saúde e a construção da cidadania.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/619210.18378/rebes.v9i2.6192Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 2 (2019); 01-06Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 01-06Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 2 (2019); 01-062358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192/5586https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192/9812Copyright (c) 2019 Jonatas Bezerra Tavares, José Leandro Diniz Costa, Josias Botelho da Costa, Letícia Gemyna Serrão Furtado, Eliana de Fátima Trindade Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Jonatas BezerraCosta, José Leandro Dinizda Costa, Josias BotelhoFurtado, Letícia Gemyna Serrão2020-04-14T22:38:42Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6192Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-04-14T22:38:42Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência
title Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência
spellingShingle Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência
Tavares, Jonatas Bezerra
Educação Continuada
Educação em Saúde
Agente Comunitário de Saúde
Hanseníase
title_short Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência
title_full Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência
title_fullStr Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência
title_full_unstemmed Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência
title_sort Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência
author Tavares, Jonatas Bezerra
author_facet Tavares, Jonatas Bezerra
Costa, José Leandro Diniz
da Costa, Josias Botelho
Furtado, Letícia Gemyna Serrão
author_role author
author2 Costa, José Leandro Diniz
da Costa, Josias Botelho
Furtado, Letícia Gemyna Serrão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Jonatas Bezerra
Costa, José Leandro Diniz
da Costa, Josias Botelho
Furtado, Letícia Gemyna Serrão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada
Educação em Saúde
Agente Comunitário de Saúde
Hanseníase
topic Educação Continuada
Educação em Saúde
Agente Comunitário de Saúde
Hanseníase
description Estudo que objetiva descrever uma ação educativa com ACS acerca da hanseníase para fortalecimento das estratégias de busca ativa e educação em saúde desenvolvida através de uma prática educativa com a aplicação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, para equipes de ACS´s de 5 Estratégias de Saúde da Família, no período de setembro a outubro de 2016. A partir de reflexões, elencamos como pontos-chave: a busca ativa; a educação em saúde relacionada à Hanseníase e trabalho do ACS. A Metodologia da Problematização é uma alternativa metodológica com imenso potencial didático e pedagógico para aprofundar o pensamento crítico e de mudanças da realidade. As experiências problematizadoras no trabalho com os ACS vieram florescer mudanças importantes nas concepções e relações pedagógicas, como a valorização do conhecimento trazido pelos participantes; a realidade sendo ponto de partida para a construção do conhecimento, habilidades, valores e atitudes; o estímulo à busca de soluções dos problemas, visando à transformação da realidade pelo sujeito, exercendo assim, a efetividade do Sistema Único de Saúde e a construção da cidadania.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192
10.18378/rebes.v9i2.6192
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i2.6192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192/5586
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192/9812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 2 (2019); 01-06
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 01-06
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 2 (2019); 01-06
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666484649984