Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192 |
Resumo: | Estudo que objetiva descrever uma ação educativa com ACS acerca da hanseníase para fortalecimento das estratégias de busca ativa e educação em saúde desenvolvida através de uma prática educativa com a aplicação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, para equipes de ACS´s de 5 Estratégias de Saúde da Família, no período de setembro a outubro de 2016. A partir de reflexões, elencamos como pontos-chave: a busca ativa; a educação em saúde relacionada à Hanseníase e trabalho do ACS. A Metodologia da Problematização é uma alternativa metodológica com imenso potencial didático e pedagógico para aprofundar o pensamento crítico e de mudanças da realidade. As experiências problematizadoras no trabalho com os ACS vieram florescer mudanças importantes nas concepções e relações pedagógicas, como a valorização do conhecimento trazido pelos participantes; a realidade sendo ponto de partida para a construção do conhecimento, habilidades, valores e atitudes; o estímulo à busca de soluções dos problemas, visando à transformação da realidade pelo sujeito, exercendo assim, a efetividade do Sistema Único de Saúde e a construção da cidadania. |
id |
GVAA-2_70e79527fd9a3bef9917a206b6b79ad8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/6192 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiênciaEducação ContinuadaEducação em SaúdeAgente Comunitário de SaúdeHanseníaseEstudo que objetiva descrever uma ação educativa com ACS acerca da hanseníase para fortalecimento das estratégias de busca ativa e educação em saúde desenvolvida através de uma prática educativa com a aplicação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, para equipes de ACS´s de 5 Estratégias de Saúde da Família, no período de setembro a outubro de 2016. A partir de reflexões, elencamos como pontos-chave: a busca ativa; a educação em saúde relacionada à Hanseníase e trabalho do ACS. A Metodologia da Problematização é uma alternativa metodológica com imenso potencial didático e pedagógico para aprofundar o pensamento crítico e de mudanças da realidade. As experiências problematizadoras no trabalho com os ACS vieram florescer mudanças importantes nas concepções e relações pedagógicas, como a valorização do conhecimento trazido pelos participantes; a realidade sendo ponto de partida para a construção do conhecimento, habilidades, valores e atitudes; o estímulo à busca de soluções dos problemas, visando à transformação da realidade pelo sujeito, exercendo assim, a efetividade do Sistema Único de Saúde e a construção da cidadania.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/619210.18378/rebes.v9i2.6192Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 2 (2019); 01-06Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 01-06Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 2 (2019); 01-062358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192/5586https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192/9812Copyright (c) 2019 Jonatas Bezerra Tavares, José Leandro Diniz Costa, Josias Botelho da Costa, Letícia Gemyna Serrão Furtado, Eliana de Fátima Trindade Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Jonatas BezerraCosta, José Leandro Dinizda Costa, Josias BotelhoFurtado, Letícia Gemyna Serrão2020-04-14T22:38:42Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6192Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-04-14T22:38:42Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência |
title |
Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência |
spellingShingle |
Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência Tavares, Jonatas Bezerra Educação Continuada Educação em Saúde Agente Comunitário de Saúde Hanseníase |
title_short |
Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência |
title_full |
Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência |
title_fullStr |
Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência |
title_full_unstemmed |
Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência |
title_sort |
Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência |
author |
Tavares, Jonatas Bezerra |
author_facet |
Tavares, Jonatas Bezerra Costa, José Leandro Diniz da Costa, Josias Botelho Furtado, Letícia Gemyna Serrão |
author_role |
author |
author2 |
Costa, José Leandro Diniz da Costa, Josias Botelho Furtado, Letícia Gemyna Serrão |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Jonatas Bezerra Costa, José Leandro Diniz da Costa, Josias Botelho Furtado, Letícia Gemyna Serrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Continuada Educação em Saúde Agente Comunitário de Saúde Hanseníase |
topic |
Educação Continuada Educação em Saúde Agente Comunitário de Saúde Hanseníase |
description |
Estudo que objetiva descrever uma ação educativa com ACS acerca da hanseníase para fortalecimento das estratégias de busca ativa e educação em saúde desenvolvida através de uma prática educativa com a aplicação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, para equipes de ACS´s de 5 Estratégias de Saúde da Família, no período de setembro a outubro de 2016. A partir de reflexões, elencamos como pontos-chave: a busca ativa; a educação em saúde relacionada à Hanseníase e trabalho do ACS. A Metodologia da Problematização é uma alternativa metodológica com imenso potencial didático e pedagógico para aprofundar o pensamento crítico e de mudanças da realidade. As experiências problematizadoras no trabalho com os ACS vieram florescer mudanças importantes nas concepções e relações pedagógicas, como a valorização do conhecimento trazido pelos participantes; a realidade sendo ponto de partida para a construção do conhecimento, habilidades, valores e atitudes; o estímulo à busca de soluções dos problemas, visando à transformação da realidade pelo sujeito, exercendo assim, a efetividade do Sistema Único de Saúde e a construção da cidadania. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192 10.18378/rebes.v9i2.6192 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i2.6192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192/5586 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6192/9812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 2 (2019); 01-06 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 01-06 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 2 (2019); 01-06 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666484649984 |