Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Rogenaldo de Brito
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Chagas, Ana Carolina Soares Dias, Souza, Suelen Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8697
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem é potencializado pela autonomia e interação do estudante, uso de métodos e estratégias de ensino. Universidades são ambientes favoráveis às praticas inovadoras, a exemplo do Programa de Monitoria de Ensino, criado pela Lei nº 5.540/68 que para serem eficientes precisa conhecer como os estudantes enxergam a monitoria, professor e o monitor(a). A abordagem exploratória qualiquantitativa foi adotada para entender as concepções dos alunos sobre a monitoria de ensino, o papel do monitor, do professor e aprendizagem refletidas nas disciplinas de Parasitologia Humana e Clínica, ministrada aos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, ofertadas em 2015.2 – 2018.1. Os alunos participaram voluntariamente da pesquisa. Na coleta de dados utilizou-se a ferramenta Google Forms para a criação e envio do questionário online. Procedeu-se análise do conteúdo dos depoimentos, elaboração de nuvens de palavras e análise estatística descritiva. Os estudantes delinearam o conceito de monitoria, características e função no monitor. A relação aluno-monitor-professor foi proveitosa,  o programa de monitoria de ensino foi bem avaliado e contribuiu com o aprendizado e formação dos estudantes. As motivações para buscar ajuda do monitor foram diversas, porém os estudantes-cursistas optatam pelo auxílio do professor para sanar duvidas, mas reconhecem que o(a) monitor(a) contribuiu com seu aprendizado. As relações entre estudantes e professor foi assertiva e com o monitor foi profícua. Ademais, diversos aspectos caracterizaram a atuação do monitor e do professor que foram associados a informações, mediação, colaboração, aprendizagem, docência, qualidade, ambiente confortável e compromisso.
id GVAA-2_7230ecaf718fff15b2c70d1c4dcac6d7
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/8697
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humanaO processo de ensino-aprendizagem é potencializado pela autonomia e interação do estudante, uso de métodos e estratégias de ensino. Universidades são ambientes favoráveis às praticas inovadoras, a exemplo do Programa de Monitoria de Ensino, criado pela Lei nº 5.540/68 que para serem eficientes precisa conhecer como os estudantes enxergam a monitoria, professor e o monitor(a). A abordagem exploratória qualiquantitativa foi adotada para entender as concepções dos alunos sobre a monitoria de ensino, o papel do monitor, do professor e aprendizagem refletidas nas disciplinas de Parasitologia Humana e Clínica, ministrada aos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, ofertadas em 2015.2 – 2018.1. Os alunos participaram voluntariamente da pesquisa. Na coleta de dados utilizou-se a ferramenta Google Forms para a criação e envio do questionário online. Procedeu-se análise do conteúdo dos depoimentos, elaboração de nuvens de palavras e análise estatística descritiva. Os estudantes delinearam o conceito de monitoria, características e função no monitor. A relação aluno-monitor-professor foi proveitosa,  o programa de monitoria de ensino foi bem avaliado e contribuiu com o aprendizado e formação dos estudantes. As motivações para buscar ajuda do monitor foram diversas, porém os estudantes-cursistas optatam pelo auxílio do professor para sanar duvidas, mas reconhecem que o(a) monitor(a) contribuiu com seu aprendizado. As relações entre estudantes e professor foi assertiva e com o monitor foi profícua. Ademais, diversos aspectos caracterizaram a atuação do monitor e do professor que foram associados a informações, mediação, colaboração, aprendizagem, docência, qualidade, ambiente confortável e compromisso.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/869710.18378/rebes.v12i1.8697Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 12 No. 1 (2022); 46-57Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 12 Núm. 1 (2022); 46-57Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 12 n. 1 (2022); 46-572358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8697/11068Copyright (c) 2022 rogenaldo de brito chagas, SUELEN GUEDES SOUZA, ANA CAROLINA SOARES DIAS CHAGASinfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Rogenaldo de BritoChagas, Ana Carolina Soares DiasSouza, Suelen Guedes2023-04-16T20:05:38Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8697Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2023-04-16T20:05:38Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana
title Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana
spellingShingle Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana
Chagas, Rogenaldo de Brito
title_short Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana
title_full Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana
title_fullStr Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana
title_full_unstemmed Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana
title_sort Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana
author Chagas, Rogenaldo de Brito
author_facet Chagas, Rogenaldo de Brito
Chagas, Ana Carolina Soares Dias
Souza, Suelen Guedes
author_role author
author2 Chagas, Ana Carolina Soares Dias
Souza, Suelen Guedes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Rogenaldo de Brito
Chagas, Ana Carolina Soares Dias
Souza, Suelen Guedes
description O processo de ensino-aprendizagem é potencializado pela autonomia e interação do estudante, uso de métodos e estratégias de ensino. Universidades são ambientes favoráveis às praticas inovadoras, a exemplo do Programa de Monitoria de Ensino, criado pela Lei nº 5.540/68 que para serem eficientes precisa conhecer como os estudantes enxergam a monitoria, professor e o monitor(a). A abordagem exploratória qualiquantitativa foi adotada para entender as concepções dos alunos sobre a monitoria de ensino, o papel do monitor, do professor e aprendizagem refletidas nas disciplinas de Parasitologia Humana e Clínica, ministrada aos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, ofertadas em 2015.2 – 2018.1. Os alunos participaram voluntariamente da pesquisa. Na coleta de dados utilizou-se a ferramenta Google Forms para a criação e envio do questionário online. Procedeu-se análise do conteúdo dos depoimentos, elaboração de nuvens de palavras e análise estatística descritiva. Os estudantes delinearam o conceito de monitoria, características e função no monitor. A relação aluno-monitor-professor foi proveitosa,  o programa de monitoria de ensino foi bem avaliado e contribuiu com o aprendizado e formação dos estudantes. As motivações para buscar ajuda do monitor foram diversas, porém os estudantes-cursistas optatam pelo auxílio do professor para sanar duvidas, mas reconhecem que o(a) monitor(a) contribuiu com seu aprendizado. As relações entre estudantes e professor foi assertiva e com o monitor foi profícua. Ademais, diversos aspectos caracterizaram a atuação do monitor e do professor que foram associados a informações, mediação, colaboração, aprendizagem, docência, qualidade, ambiente confortável e compromisso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8697
10.18378/rebes.v12i1.8697
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8697
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v12i1.8697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8697/11068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 rogenaldo de brito chagas, SUELEN GUEDES SOUZA, ANA CAROLINA SOARES DIAS CHAGAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 rogenaldo de brito chagas, SUELEN GUEDES SOUZA, ANA CAROLINA SOARES DIAS CHAGAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 12 No. 1 (2022); 46-57
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 12 Núm. 1 (2022); 46-57
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 12 n. 1 (2022); 46-57
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949667767058432