Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8697 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem é potencializado pela autonomia e interação do estudante, uso de métodos e estratégias de ensino. Universidades são ambientes favoráveis às praticas inovadoras, a exemplo do Programa de Monitoria de Ensino, criado pela Lei nº 5.540/68 que para serem eficientes precisa conhecer como os estudantes enxergam a monitoria, professor e o monitor(a). A abordagem exploratória qualiquantitativa foi adotada para entender as concepções dos alunos sobre a monitoria de ensino, o papel do monitor, do professor e aprendizagem refletidas nas disciplinas de Parasitologia Humana e Clínica, ministrada aos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, ofertadas em 2015.2 – 2018.1. Os alunos participaram voluntariamente da pesquisa. Na coleta de dados utilizou-se a ferramenta Google Forms para a criação e envio do questionário online. Procedeu-se análise do conteúdo dos depoimentos, elaboração de nuvens de palavras e análise estatística descritiva. Os estudantes delinearam o conceito de monitoria, características e função no monitor. A relação aluno-monitor-professor foi proveitosa, o programa de monitoria de ensino foi bem avaliado e contribuiu com o aprendizado e formação dos estudantes. As motivações para buscar ajuda do monitor foram diversas, porém os estudantes-cursistas optatam pelo auxílio do professor para sanar duvidas, mas reconhecem que o(a) monitor(a) contribuiu com seu aprendizado. As relações entre estudantes e professor foi assertiva e com o monitor foi profícua. Ademais, diversos aspectos caracterizaram a atuação do monitor e do professor que foram associados a informações, mediação, colaboração, aprendizagem, docência, qualidade, ambiente confortável e compromisso. |
id |
GVAA-2_7230ecaf718fff15b2c70d1c4dcac6d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/8697 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humanaO processo de ensino-aprendizagem é potencializado pela autonomia e interação do estudante, uso de métodos e estratégias de ensino. Universidades são ambientes favoráveis às praticas inovadoras, a exemplo do Programa de Monitoria de Ensino, criado pela Lei nº 5.540/68 que para serem eficientes precisa conhecer como os estudantes enxergam a monitoria, professor e o monitor(a). A abordagem exploratória qualiquantitativa foi adotada para entender as concepções dos alunos sobre a monitoria de ensino, o papel do monitor, do professor e aprendizagem refletidas nas disciplinas de Parasitologia Humana e Clínica, ministrada aos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, ofertadas em 2015.2 – 2018.1. Os alunos participaram voluntariamente da pesquisa. Na coleta de dados utilizou-se a ferramenta Google Forms para a criação e envio do questionário online. Procedeu-se análise do conteúdo dos depoimentos, elaboração de nuvens de palavras e análise estatística descritiva. Os estudantes delinearam o conceito de monitoria, características e função no monitor. A relação aluno-monitor-professor foi proveitosa, o programa de monitoria de ensino foi bem avaliado e contribuiu com o aprendizado e formação dos estudantes. As motivações para buscar ajuda do monitor foram diversas, porém os estudantes-cursistas optatam pelo auxílio do professor para sanar duvidas, mas reconhecem que o(a) monitor(a) contribuiu com seu aprendizado. As relações entre estudantes e professor foi assertiva e com o monitor foi profícua. Ademais, diversos aspectos caracterizaram a atuação do monitor e do professor que foram associados a informações, mediação, colaboração, aprendizagem, docência, qualidade, ambiente confortável e compromisso.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/869710.18378/rebes.v12i1.8697Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 12 No. 1 (2022); 46-57Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 12 Núm. 1 (2022); 46-57Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 12 n. 1 (2022); 46-572358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8697/11068Copyright (c) 2022 rogenaldo de brito chagas, SUELEN GUEDES SOUZA, ANA CAROLINA SOARES DIAS CHAGASinfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Rogenaldo de BritoChagas, Ana Carolina Soares DiasSouza, Suelen Guedes2023-04-16T20:05:38Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8697Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2023-04-16T20:05:38Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana |
title |
Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana |
spellingShingle |
Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana Chagas, Rogenaldo de Brito |
title_short |
Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana |
title_full |
Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana |
title_fullStr |
Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana |
title_full_unstemmed |
Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana |
title_sort |
Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana |
author |
Chagas, Rogenaldo de Brito |
author_facet |
Chagas, Rogenaldo de Brito Chagas, Ana Carolina Soares Dias Souza, Suelen Guedes |
author_role |
author |
author2 |
Chagas, Ana Carolina Soares Dias Souza, Suelen Guedes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Rogenaldo de Brito Chagas, Ana Carolina Soares Dias Souza, Suelen Guedes |
description |
O processo de ensino-aprendizagem é potencializado pela autonomia e interação do estudante, uso de métodos e estratégias de ensino. Universidades são ambientes favoráveis às praticas inovadoras, a exemplo do Programa de Monitoria de Ensino, criado pela Lei nº 5.540/68 que para serem eficientes precisa conhecer como os estudantes enxergam a monitoria, professor e o monitor(a). A abordagem exploratória qualiquantitativa foi adotada para entender as concepções dos alunos sobre a monitoria de ensino, o papel do monitor, do professor e aprendizagem refletidas nas disciplinas de Parasitologia Humana e Clínica, ministrada aos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, ofertadas em 2015.2 – 2018.1. Os alunos participaram voluntariamente da pesquisa. Na coleta de dados utilizou-se a ferramenta Google Forms para a criação e envio do questionário online. Procedeu-se análise do conteúdo dos depoimentos, elaboração de nuvens de palavras e análise estatística descritiva. Os estudantes delinearam o conceito de monitoria, características e função no monitor. A relação aluno-monitor-professor foi proveitosa, o programa de monitoria de ensino foi bem avaliado e contribuiu com o aprendizado e formação dos estudantes. As motivações para buscar ajuda do monitor foram diversas, porém os estudantes-cursistas optatam pelo auxílio do professor para sanar duvidas, mas reconhecem que o(a) monitor(a) contribuiu com seu aprendizado. As relações entre estudantes e professor foi assertiva e com o monitor foi profícua. Ademais, diversos aspectos caracterizaram a atuação do monitor e do professor que foram associados a informações, mediação, colaboração, aprendizagem, docência, qualidade, ambiente confortável e compromisso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8697 10.18378/rebes.v12i1.8697 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8697 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v12i1.8697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8697/11068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 rogenaldo de brito chagas, SUELEN GUEDES SOUZA, ANA CAROLINA SOARES DIAS CHAGAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 rogenaldo de brito chagas, SUELEN GUEDES SOUZA, ANA CAROLINA SOARES DIAS CHAGAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 12 No. 1 (2022); 46-57 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 12 Núm. 1 (2022); 46-57 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 12 n. 1 (2022); 46-57 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949667767058432 |