Relações interpessoais no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3495 |
Resumo: | No presente trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa que objetivou descobrir o grau de influência das relações interpessoais no ensino de Ciências. Ao longo da trajetória de quarenta anos nas lides do Magistério, tornou-se possível perceber o quanto é importante o componente relacionamento no processo ensinoaprendizagem. Os dados foram levantados pela constatação dos fatos marcantes da atividade docente e aqui assinalados sob a forma de autobiografia profissional em que se procurou relatar todas as importantes etapas cumpridas no decorrer desse procedimento pedagógico. No percurso foi possível verificar a importância das relações interpessoais praticadas pelo professor em sala de aula no desempenho das suas funções, como forma eficiente e eficaz de facilitar a comunicação entre ele e os alunos. Isto serviu de motivo à investigação ora apresentada. Para tanto, procurou-se embasamento na leitura de autores, todos ligados à Educação e ao tema, dos quais extraíram-se ensinamentos, dando sustentação às conclusões estabelecidas na pesquisa com alunos da Universidade Católica de Pelotas. Um fato mostrou-se significativo no contexto geral do desempenho docente: a comunicação verbal do professor, como a maneira apropriada para promover a aprendizagem. Nessa investigação, os depoimentos colhidos demonstraram ter sido fundamental a exposição clara, vibrante, concisa e convincente dos assuntos de aula, bem como o estreitamento dos laços de amizade, entre o professor e os alunos, para o bom desenvolvimento dos trabalhos teóricos e práticos e por conseqüência, para resultados satisfatórios de aproveitamento final. Desta forma, neste trabalho procurou-se evidenciar o valor das relações interpessoais na formação do professor que, juntamente com a bagagem de conhecimentos específicos da disciplina, postura pessoal, sentimentos e atitudes éticas, constituem instrumentos colocados à mostra no desempenho da atividade professoral e referenciais seguros da firmeza com que é exercido o processo educativo |
id |
P_RS_fda3db3830443a03e52040bcde030c29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3495 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha Filho, João Bernardes daCPF:35061278020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3CPF:06572847004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716220Y8Andrade, Ambrósio Bento Goicochea2015-04-14T14:13:10Z2007-05-172007-01-15ANDRADE, Ambrósio Bento Goicochea. Relações interpessoais no ensino de ciências. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3495Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389890.pdf: 466350 bytes, checksum: ab1a721f5ebb8c6a9ad0068611aecd7b (MD5) Previous issue date: 2007-01-15No presente trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa que objetivou descobrir o grau de influência das relações interpessoais no ensino de Ciências. Ao longo da trajetória de quarenta anos nas lides do Magistério, tornou-se possível perceber o quanto é importante o componente relacionamento no processo ensinoaprendizagem. Os dados foram levantados pela constatação dos fatos marcantes da atividade docente e aqui assinalados sob a forma de autobiografia profissional em que se procurou relatar todas as importantes etapas cumpridas no decorrer desse procedimento pedagógico. No percurso foi possível verificar a importância das relações interpessoais praticadas pelo professor em sala de aula no desempenho das suas funções, como forma eficiente e eficaz de facilitar a comunicação entre ele e os alunos. Isto serviu de motivo à investigação ora apresentada. Para tanto, procurou-se embasamento na leitura de autores, todos ligados à Educação e ao tema, dos quais extraíram-se ensinamentos, dando sustentação às conclusões estabelecidas na pesquisa com alunos da Universidade Católica de Pelotas. Um fato mostrou-se significativo no contexto geral do desempenho docente: a comunicação verbal do professor, como a maneira apropriada para promover a aprendizagem. Nessa investigação, os depoimentos colhidos demonstraram ter sido fundamental a exposição clara, vibrante, concisa e convincente dos assuntos de aula, bem como o estreitamento dos laços de amizade, entre o professor e os alunos, para o bom desenvolvimento dos trabalhos teóricos e práticos e por conseqüência, para resultados satisfatórios de aproveitamento final. Desta forma, neste trabalho procurou-se evidenciar o valor das relações interpessoais na formação do professor que, juntamente com a bagagem de conhecimentos específicos da disciplina, postura pessoal, sentimentos e atitudes éticas, constituem instrumentos colocados à mostra no desempenho da atividade professoral e referenciais seguros da firmeza com que é exercido o processo educativoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12615/389890.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaCIÊNCIAS - ENSINORELAÇÕES INTERPESSOAISRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORelações interpessoais no ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL389890.pdf.jpg389890.pdf.jpgimage/jpeg2822http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/3/389890.pdf.jpgabcf87e86f8ec9d50a9be6f908b64265MD53TEXT389890.pdf.txt389890.pdf.txttext/plain238800http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/2/389890.pdf.txtf78d8deb71b90781f782fd3f2b0e2648MD52ORIGINAL389890.pdfapplication/pdf466350http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/1/389890.pdfab1a721f5ebb8c6a9ad0068611aecd7bMD51tede/34952015-04-17 15:59:58.333oai:tede2.pucrs.br:tede/3495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Relações interpessoais no ensino de ciências |
title |
Relações interpessoais no ensino de ciências |
spellingShingle |
Relações interpessoais no ensino de ciências Andrade, Ambrósio Bento Goicochea CIÊNCIAS - ENSINO RELAÇÕES INTERPESSOAIS RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Relações interpessoais no ensino de ciências |
title_full |
Relações interpessoais no ensino de ciências |
title_fullStr |
Relações interpessoais no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Relações interpessoais no ensino de ciências |
title_sort |
Relações interpessoais no ensino de ciências |
author |
Andrade, Ambrósio Bento Goicochea |
author_facet |
Andrade, Ambrósio Bento Goicochea |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha Filho, João Bernardes da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:35061278020 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:06572847004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716220Y8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Ambrósio Bento Goicochea |
contributor_str_mv |
Rocha Filho, João Bernardes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIÊNCIAS - ENSINO RELAÇÕES INTERPESSOAIS RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO |
topic |
CIÊNCIAS - ENSINO RELAÇÕES INTERPESSOAIS RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
No presente trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa que objetivou descobrir o grau de influência das relações interpessoais no ensino de Ciências. Ao longo da trajetória de quarenta anos nas lides do Magistério, tornou-se possível perceber o quanto é importante o componente relacionamento no processo ensinoaprendizagem. Os dados foram levantados pela constatação dos fatos marcantes da atividade docente e aqui assinalados sob a forma de autobiografia profissional em que se procurou relatar todas as importantes etapas cumpridas no decorrer desse procedimento pedagógico. No percurso foi possível verificar a importância das relações interpessoais praticadas pelo professor em sala de aula no desempenho das suas funções, como forma eficiente e eficaz de facilitar a comunicação entre ele e os alunos. Isto serviu de motivo à investigação ora apresentada. Para tanto, procurou-se embasamento na leitura de autores, todos ligados à Educação e ao tema, dos quais extraíram-se ensinamentos, dando sustentação às conclusões estabelecidas na pesquisa com alunos da Universidade Católica de Pelotas. Um fato mostrou-se significativo no contexto geral do desempenho docente: a comunicação verbal do professor, como a maneira apropriada para promover a aprendizagem. Nessa investigação, os depoimentos colhidos demonstraram ter sido fundamental a exposição clara, vibrante, concisa e convincente dos assuntos de aula, bem como o estreitamento dos laços de amizade, entre o professor e os alunos, para o bom desenvolvimento dos trabalhos teóricos e práticos e por conseqüência, para resultados satisfatórios de aproveitamento final. Desta forma, neste trabalho procurou-se evidenciar o valor das relações interpessoais na formação do professor que, juntamente com a bagagem de conhecimentos específicos da disciplina, postura pessoal, sentimentos e atitudes éticas, constituem instrumentos colocados à mostra no desempenho da atividade professoral e referenciais seguros da firmeza com que é exercido o processo educativo |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRADE, Ambrósio Bento Goicochea. Relações interpessoais no ensino de ciências. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3495 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Ambrósio Bento Goicochea. Relações interpessoais no ensino de ciências. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/3/389890.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/2/389890.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/1/389890.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abcf87e86f8ec9d50a9be6f908b64265 f78d8deb71b90781f782fd3f2b0e2648 ab1a721f5ebb8c6a9ad0068611aecd7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293733511168 |