As ações pedagógicas e a erradicação do trabalho infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Ozildo dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Rosélia Maria de Sousa, Fernandes, Almair de Albuquerque, Gomes, Marcos Antônio Duvirgens
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2126
Resumo: Trata-se de um artigo de revisão no qual se mostra a importância das ações educativas no processo de erradicação do trabalho infantil. Atualmente, diversas iniciativas veem sendo desenvolvidas no Brasil, visando à erradicação do trabalho infantil, considerado pela Organização das Nações Unidas como sendo uma prática desumana. Entre estas iniciativas, destaca-se o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, instituído pelo governo federal e desenvolvido em parceria com estados e municípios. O referido programa está centrado na educação da criança e adolescente. Por meio de ações complementares à educação, esse programa atua no reingresso, na permanência e no sucesso escolar, possibilitando a ampliação da jornada de estudos. Como iniciativa governamental, muito já foi feito no sentido de dar as crianças carentes uma melhor condição de vida, evitando que as mesmas sejam levadas ao trabalho precoce, produz sequelas irreparáveis na vida da criança e do adolescente, a ele submetidos. No âmbito do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, as ações pedagógicas possuem uma significativa importância. Através delas pode-se capacitar a clientela assistida para o exercício de sua cidadania, formando sujeitos responsáveis, éticos e conscientes de seus papéis na sociedade.
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