Como conduzir o processo educativo voltado para a promoção da diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Ozildo dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Rosélia Maria de Sousa, Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros, Gomes, Marcos Antônio Durvirgens, Miranda, Rafael Chateaubriand de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2558
Resumo: A escola deve ser o espaço onde o aluno aprenda também noções de respeito e valorização da diversidade. Noutras palavra, a escola deve promover uma educação voltadas para os direitos humanos e como base nesses. Assim, para cumprir esse papel a escola deve, sempre que possível, trabalhar temas específicos, a exemplo de gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. No entanto, é necessário que o professor esteja preparado para atuar nesse contexto, sabendo como conduzir o processo educativo voltado para a promoção da diversidade. Entretanto, exige-se do professor uma formação especial para o desempenho desse seu novo papel, isto porque abordar temas como gênero e diversidade na escola, é algo complexo, principalmente, diante das novas formas de vivências culturais. Mais do nunca, existe na atualidade a necessidade de se educar para a diversidade. É preciso que a escola ensine seus alunos a valorizar a diversidade étnico-racial e a combater o racismo, bem como a promover a equidade de gênero e a combater qualquer forma de discriminação social. O presente artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo mostrar como a escola pode trabalhar simultaneamente a problemática de gênero e da diversidade sexual, bem com as relações étnico-raciais, no contexto da sala de aula. Palavras-chave: Gênero. Diversidade. Contexto Escolar.
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