Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203 |
Resumo: | Tendo em vista a necessidade de avaliação de métodos alternativos de ensino e a escassez de estudos demonstrando a aplicabilidade dessas ferramentas em componentes curriculares específicos do curso de medicina veterinária, objetiva-se avaliar o impacto de uma ferramenta didática alternativa (bulário informativo), utilizada como adjuvante ao ensino tradicional, no desempenho dos discentes na disciplina de farmacologia veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Foi realizado um estudo retrospectivo com os dados referentes à retenção dos alunos que cursaram a disciplina em questão no primeiro e segundo semestre de 2017. Para tanto, foram analisados os planos de ensino e diários de classe de cada semestre. Antes da implementação do bulário informativo, primeiro semestre de 2017, os níveis de reprovação foram muito elevados, atingindo um percentual de 50,72%, desses, 18,84% reprovaram por infrequência. Esses valores refletem em um grande problema de retenção na disciplina de farmacologia veterinária, corroborando os dados gerais da instituição. Os resultados após a implementação dessa didática foram promissores, pois a porcentagem de reprovações regrediu para 21,66%. Dessa forma, os resultados mostram que a ferramenta alternativa, bulário informativo, é eficaz e auxilia os discentes no processo de construção do saber durante a realização da disciplina de farmacologia veterinária. |
id |
GVAA-2_8a972aef3c7f7236822c9953a4030fe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/8203 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterináriaMetodologia alternativaensino superiordidáticaTendo em vista a necessidade de avaliação de métodos alternativos de ensino e a escassez de estudos demonstrando a aplicabilidade dessas ferramentas em componentes curriculares específicos do curso de medicina veterinária, objetiva-se avaliar o impacto de uma ferramenta didática alternativa (bulário informativo), utilizada como adjuvante ao ensino tradicional, no desempenho dos discentes na disciplina de farmacologia veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Foi realizado um estudo retrospectivo com os dados referentes à retenção dos alunos que cursaram a disciplina em questão no primeiro e segundo semestre de 2017. Para tanto, foram analisados os planos de ensino e diários de classe de cada semestre. Antes da implementação do bulário informativo, primeiro semestre de 2017, os níveis de reprovação foram muito elevados, atingindo um percentual de 50,72%, desses, 18,84% reprovaram por infrequência. Esses valores refletem em um grande problema de retenção na disciplina de farmacologia veterinária, corroborando os dados gerais da instituição. Os resultados após a implementação dessa didática foram promissores, pois a porcentagem de reprovações regrediu para 21,66%. Dessa forma, os resultados mostram que a ferramenta alternativa, bulário informativo, é eficaz e auxilia os discentes no processo de construção do saber durante a realização da disciplina de farmacologia veterinária.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/820310.18378/rebes.v10i4.8203Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 22-26Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 22-26Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 22-262358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203/8014https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203/10493Copyright (c) 2020 Dimas Dal Magro Ribeiro, Etiele Maldonado Gomes, Diego Vilibaldo Beckmann, Marília Teresa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Dimas Dal MagroGomes, Etiele MaldonadoBeckmann, Diego Vilibaldode Oliveira, Marília Teresa2022-01-28T10:16:26Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8203Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:26Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária |
title |
Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária |
spellingShingle |
Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária Ribeiro, Dimas Dal Magro Metodologia alternativa ensino superior didática |
title_short |
Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária |
title_full |
Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária |
title_fullStr |
Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária |
title_full_unstemmed |
Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária |
title_sort |
Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária |
author |
Ribeiro, Dimas Dal Magro |
author_facet |
Ribeiro, Dimas Dal Magro Gomes, Etiele Maldonado Beckmann, Diego Vilibaldo de Oliveira, Marília Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Etiele Maldonado Beckmann, Diego Vilibaldo de Oliveira, Marília Teresa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Dimas Dal Magro Gomes, Etiele Maldonado Beckmann, Diego Vilibaldo de Oliveira, Marília Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia alternativa ensino superior didática |
topic |
Metodologia alternativa ensino superior didática |
description |
Tendo em vista a necessidade de avaliação de métodos alternativos de ensino e a escassez de estudos demonstrando a aplicabilidade dessas ferramentas em componentes curriculares específicos do curso de medicina veterinária, objetiva-se avaliar o impacto de uma ferramenta didática alternativa (bulário informativo), utilizada como adjuvante ao ensino tradicional, no desempenho dos discentes na disciplina de farmacologia veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Foi realizado um estudo retrospectivo com os dados referentes à retenção dos alunos que cursaram a disciplina em questão no primeiro e segundo semestre de 2017. Para tanto, foram analisados os planos de ensino e diários de classe de cada semestre. Antes da implementação do bulário informativo, primeiro semestre de 2017, os níveis de reprovação foram muito elevados, atingindo um percentual de 50,72%, desses, 18,84% reprovaram por infrequência. Esses valores refletem em um grande problema de retenção na disciplina de farmacologia veterinária, corroborando os dados gerais da instituição. Os resultados após a implementação dessa didática foram promissores, pois a porcentagem de reprovações regrediu para 21,66%. Dessa forma, os resultados mostram que a ferramenta alternativa, bulário informativo, é eficaz e auxilia os discentes no processo de construção do saber durante a realização da disciplina de farmacologia veterinária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203 10.18378/rebes.v10i4.8203 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v10i4.8203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203/8014 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203/10493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 22-26 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 22-26 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 22-26 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949667369648128 |