Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Dimas Dal Magro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Etiele Maldonado, Beckmann, Diego Vilibaldo, de Oliveira, Marília Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203
Resumo: Tendo em vista a necessidade de avaliação de métodos alternativos de ensino e a escassez de estudos demonstrando a aplicabilidade dessas ferramentas em componentes curriculares específicos do curso de medicina veterinária, objetiva-se avaliar o impacto de uma ferramenta didática alternativa (bulário informativo), utilizada como adjuvante ao ensino tradicional, no desempenho dos discentes na disciplina de farmacologia veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Foi realizado um estudo retrospectivo com os dados referentes à retenção dos alunos que cursaram a disciplina em questão no primeiro e segundo semestre de 2017. Para tanto, foram analisados os planos de ensino e diários de classe de cada semestre. Antes da implementação do bulário informativo, primeiro semestre de 2017, os níveis de reprovação foram muito elevados, atingindo um percentual de 50,72%, desses, 18,84% reprovaram por infrequência. Esses valores refletem em um grande problema de retenção na disciplina de farmacologia veterinária, corroborando os dados gerais da instituição. Os resultados após a implementação dessa didática foram promissores, pois a porcentagem de reprovações regrediu para 21,66%. Dessa forma, os resultados mostram que a ferramenta alternativa, bulário informativo, é eficaz e auxilia os discentes no processo de construção do saber durante a realização da disciplina de farmacologia veterinária.
id GVAA-2_8a972aef3c7f7236822c9953a4030fe7
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/8203
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterináriaMetodologia alternativaensino superiordidáticaTendo em vista a necessidade de avaliação de métodos alternativos de ensino e a escassez de estudos demonstrando a aplicabilidade dessas ferramentas em componentes curriculares específicos do curso de medicina veterinária, objetiva-se avaliar o impacto de uma ferramenta didática alternativa (bulário informativo), utilizada como adjuvante ao ensino tradicional, no desempenho dos discentes na disciplina de farmacologia veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Foi realizado um estudo retrospectivo com os dados referentes à retenção dos alunos que cursaram a disciplina em questão no primeiro e segundo semestre de 2017. Para tanto, foram analisados os planos de ensino e diários de classe de cada semestre. Antes da implementação do bulário informativo, primeiro semestre de 2017, os níveis de reprovação foram muito elevados, atingindo um percentual de 50,72%, desses, 18,84% reprovaram por infrequência. Esses valores refletem em um grande problema de retenção na disciplina de farmacologia veterinária, corroborando os dados gerais da instituição. Os resultados após a implementação dessa didática foram promissores, pois a porcentagem de reprovações regrediu para 21,66%. Dessa forma, os resultados mostram que a ferramenta alternativa, bulário informativo, é eficaz e auxilia os discentes no processo de construção do saber durante a realização da disciplina de farmacologia veterinária.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/820310.18378/rebes.v10i4.8203Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 22-26Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 22-26Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 22-262358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203/8014https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203/10493Copyright (c) 2020 Dimas Dal Magro Ribeiro, Etiele Maldonado Gomes, Diego Vilibaldo Beckmann, Marília Teresa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Dimas Dal MagroGomes, Etiele MaldonadoBeckmann, Diego Vilibaldode Oliveira, Marília Teresa2022-01-28T10:16:26Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8203Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:26Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária
title Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária
spellingShingle Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária
Ribeiro, Dimas Dal Magro
Metodologia alternativa
ensino superior
didática
title_short Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária
title_full Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária
title_fullStr Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária
title_full_unstemmed Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária
title_sort Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária
author Ribeiro, Dimas Dal Magro
author_facet Ribeiro, Dimas Dal Magro
Gomes, Etiele Maldonado
Beckmann, Diego Vilibaldo
de Oliveira, Marília Teresa
author_role author
author2 Gomes, Etiele Maldonado
Beckmann, Diego Vilibaldo
de Oliveira, Marília Teresa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Dimas Dal Magro
Gomes, Etiele Maldonado
Beckmann, Diego Vilibaldo
de Oliveira, Marília Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia alternativa
ensino superior
didática
topic Metodologia alternativa
ensino superior
didática
description Tendo em vista a necessidade de avaliação de métodos alternativos de ensino e a escassez de estudos demonstrando a aplicabilidade dessas ferramentas em componentes curriculares específicos do curso de medicina veterinária, objetiva-se avaliar o impacto de uma ferramenta didática alternativa (bulário informativo), utilizada como adjuvante ao ensino tradicional, no desempenho dos discentes na disciplina de farmacologia veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Foi realizado um estudo retrospectivo com os dados referentes à retenção dos alunos que cursaram a disciplina em questão no primeiro e segundo semestre de 2017. Para tanto, foram analisados os planos de ensino e diários de classe de cada semestre. Antes da implementação do bulário informativo, primeiro semestre de 2017, os níveis de reprovação foram muito elevados, atingindo um percentual de 50,72%, desses, 18,84% reprovaram por infrequência. Esses valores refletem em um grande problema de retenção na disciplina de farmacologia veterinária, corroborando os dados gerais da instituição. Os resultados após a implementação dessa didática foram promissores, pois a porcentagem de reprovações regrediu para 21,66%. Dessa forma, os resultados mostram que a ferramenta alternativa, bulário informativo, é eficaz e auxilia os discentes no processo de construção do saber durante a realização da disciplina de farmacologia veterinária.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203
10.18378/rebes.v10i4.8203
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v10i4.8203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203/8014
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8203/10493
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 22-26
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 22-26
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 22-26
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949667369648128