IMPACTO DO CURSO DE HABILIDADES CLÍNICAS NO CONHECIMENTO DE SEMIOLOGIA MÉDICA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7889 |
Resumo: | Tradicionalmente, é na disciplina de Semiologia Médica que o contato médico-paciente se materializa. Nela, há o aprendizado de técnicas de anamnese e exame físico e sinais e sintomas de algumas doenças. Uma grande dificuldade enfrentada pelo estudante durante o aprendizado da Semiologia Médica reside em construir uma boa comunicação com o paciente. Nesse contexto, é necessário acolher esses sentimentos e fortalecer as habilidades que já foram construídas para que estas facilitem a construção de outras. O objetivo desse projeto foi avaliar o grau de conhecimento de semiologia médica dos estudantes de medicina após a participação do curso de habilidades clínicas. Realizou-se um questionário para 56 acadêmicos que participaram do curso de Habilidades Clínicas entre 2014 e 2018. De acordo com a natureza das variáveis, foi aplicada análise estatística descritiva sendo informados os valores percentuais dos dados analisados. Em relação a motivação dos alunos entrevistados para a realização do curso, a maioria (79%) informaram que devido a obtenção de conhecimento/aprendizado em semiologia médica; muitos (73%) informaram que não se encontravam preparados e por fim, a grande maioria (98%) dos entrevistados, relataram que após a realização do curso melhoraram sua abordagem clínica. Tiramos como conclusão que a maioria dos estudantes sabem da devida importância da semiologia na sua formação médica, porém durante a formação encontram alguns obstáculos nessa disciplina. Nesse intuito, de melhorar a formação do aluno de medicina o Comitê de Habilidades Clínicas (CHC) foi criado, tendo em vista, a importância da disciplina na carreira médica. |
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IMPACTO DO CURSO DE HABILIDADES CLÍNICAS NO CONHECIMENTO DE SEMIOLOGIA MÉDICA DOS ESTUDANTES DE MEDICINAEducação médica. Estudante de medicina. Competência clínicaTradicionalmente, é na disciplina de Semiologia Médica que o contato médico-paciente se materializa. Nela, há o aprendizado de técnicas de anamnese e exame físico e sinais e sintomas de algumas doenças. Uma grande dificuldade enfrentada pelo estudante durante o aprendizado da Semiologia Médica reside em construir uma boa comunicação com o paciente. Nesse contexto, é necessário acolher esses sentimentos e fortalecer as habilidades que já foram construídas para que estas facilitem a construção de outras. O objetivo desse projeto foi avaliar o grau de conhecimento de semiologia médica dos estudantes de medicina após a participação do curso de habilidades clínicas. Realizou-se um questionário para 56 acadêmicos que participaram do curso de Habilidades Clínicas entre 2014 e 2018. De acordo com a natureza das variáveis, foi aplicada análise estatística descritiva sendo informados os valores percentuais dos dados analisados. Em relação a motivação dos alunos entrevistados para a realização do curso, a maioria (79%) informaram que devido a obtenção de conhecimento/aprendizado em semiologia médica; muitos (73%) informaram que não se encontravam preparados e por fim, a grande maioria (98%) dos entrevistados, relataram que após a realização do curso melhoraram sua abordagem clínica. Tiramos como conclusão que a maioria dos estudantes sabem da devida importância da semiologia na sua formação médica, porém durante a formação encontram alguns obstáculos nessa disciplina. Nesse intuito, de melhorar a formação do aluno de medicina o Comitê de Habilidades Clínicas (CHC) foi criado, tendo em vista, a importância da disciplina na carreira médica. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/788910.18378/rebes.v10i3.7889Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 3 (2020); 73-78Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 3 (2020); 73-78Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 3 (2020); 73-782358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7889/7750https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7889/10375https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7889/10376Copyright (c) 2020 Gabriele Barros de Aviz, Glenda Figueira Guimarães, Leonardo Mendes Acatauassú Nunes, Gustavo Maradei Tuma Martins, Bruna Sayuri Eguchi, Antônio Augusto Moreira Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAviz, Gabriele Barros deGuimarães, Glenda FigueiraAcatauassú Nunes, Leonardo MendesTuma Martins, Gustavo MaradeiEguchi, Bruna SayuriCardoso, Antônio Augusto Moreira2022-01-28T10:16:44Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7889Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:44Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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