Avaliação do nível de estresse entre funcionários que atuam em um serviço de atendimento móvel de urgência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sherezaid Jeruza Fernandes Dantas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Andrade, Ankilma do Nascimento, Bezerra, Anne Milane Formiga, Estrela, Daniela Alexandre, Bezerra, Kevia Katiúcia Santos, Bezerra, Wilma Kátia Trigueiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3482
Resumo: No mundo moderno mais do que nunca, o trabalho forma a identidade do ser humano, a profissão do indivíduo caracteriza o seu ser. Os diferentes trabalhos oferecidos constituem-se em oportunidades diferenciadas para aquisição de atributos qualitativos da identidade do trabalhador. Do ponto de vista psicológico, o trabalho provoca diferentes graus de motivação e satisfação, principalmente quanto a forma e ao meio no qual se desempenha a tarefa. Avaliar o nível de estresse dos funcionários que atuam em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.  Os dados foram coletados durante o mês de outubro de 2011 mediante a aplicação da Escala no Estresse Trabalho e foram analisados de forma descritiva em tabelas. A pesquisa segue as diretrizes da Resolução n° 196/96 do CNS/MS. Contatou-se no estudo que o fator estresse foi o menos presente na amostra, no qual 61 (67%) pontuaram nível baixo de estresse, 25 (27%) nível moderado, 2 (2%) nível severo e 4 (4%) nível normal. Os resultados permitiram constar que apesar de uma carga horária exaustiva de trabalho, os funcionários que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgências, não apresentaram elevado nível de estresse, diante disso o estudo possibilita reflexões e ações que podem ser melhor averiguados por gestores que atuam em APH e pelo restante da equipe.
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