Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Roberta Andrea de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024
Resumo: Introdução: A Psicopedagogia nasce e deve se fazer por meio de práticas interventivas que consideram a saúde e a educação inseparáveis. Trata-se de um olhar integral sobre os sujeitos. Objetivo: O que apresentamos aqui é um relato de experiência, no qual compartilhamos quais temáticas foram tratadas em sala de aula, as implicações destas temáticas para a atuação em Psicopedagogia no Sistema Único de Saúde, e de que modo os alunos reagiram à disciplina. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência enquanto docente, frente a uma turma de estudantes de pós-graduação em Psicopedagogia, por meio do registro teórico e empírico da disciplina Intervenções da Psicopedagogia na Saúde, em uma faculdade do município de São Paulo, no ano de 2013. Resultados e Conclusões: Concluímos que apenas um curso muito bem estruturado, com carga horária adequada e profissionais prontos para o suporte aos alunos, poderá realmente proporcionar ferramentas para a atuação dos futuros profissionais. Os docentes deste curso de especialização possuem uma tarefa dupla, o ensino teórico, conceitual e filosófico, bem como a intervenção analítica/devolutivas a todo o momento do processo ensino/aprendizagem. Palavras-chave: Saúde Pública; Sistema Único de Saúde; Psicopedagogia; Prática Docente.
id GVAA-2_a5e496ec43e2855239d80c84620e1bf1
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3024
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontroIntrodução: A Psicopedagogia nasce e deve se fazer por meio de práticas interventivas que consideram a saúde e a educação inseparáveis. Trata-se de um olhar integral sobre os sujeitos. Objetivo: O que apresentamos aqui é um relato de experiência, no qual compartilhamos quais temáticas foram tratadas em sala de aula, as implicações destas temáticas para a atuação em Psicopedagogia no Sistema Único de Saúde, e de que modo os alunos reagiram à disciplina. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência enquanto docente, frente a uma turma de estudantes de pós-graduação em Psicopedagogia, por meio do registro teórico e empírico da disciplina Intervenções da Psicopedagogia na Saúde, em uma faculdade do município de São Paulo, no ano de 2013. Resultados e Conclusões: Concluímos que apenas um curso muito bem estruturado, com carga horária adequada e profissionais prontos para o suporte aos alunos, poderá realmente proporcionar ferramentas para a atuação dos futuros profissionais. Os docentes deste curso de especialização possuem uma tarefa dupla, o ensino teórico, conceitual e filosófico, bem como a intervenção analítica/devolutivas a todo o momento do processo ensino/aprendizagem. Palavras-chave: Saúde Pública; Sistema Único de Saúde; Psicopedagogia; Prática Docente.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-7Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-7Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-72358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024/2512Oliveira, Roberta Andrea deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T13:57:18Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3024Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T13:57:18Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro
title Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro
spellingShingle Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro
Oliveira, Roberta Andrea de
title_short Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro
title_full Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro
title_fullStr Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro
title_full_unstemmed Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro
title_sort Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro
author Oliveira, Roberta Andrea de
author_facet Oliveira, Roberta Andrea de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Roberta Andrea de
description Introdução: A Psicopedagogia nasce e deve se fazer por meio de práticas interventivas que consideram a saúde e a educação inseparáveis. Trata-se de um olhar integral sobre os sujeitos. Objetivo: O que apresentamos aqui é um relato de experiência, no qual compartilhamos quais temáticas foram tratadas em sala de aula, as implicações destas temáticas para a atuação em Psicopedagogia no Sistema Único de Saúde, e de que modo os alunos reagiram à disciplina. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência enquanto docente, frente a uma turma de estudantes de pós-graduação em Psicopedagogia, por meio do registro teórico e empírico da disciplina Intervenções da Psicopedagogia na Saúde, em uma faculdade do município de São Paulo, no ano de 2013. Resultados e Conclusões: Concluímos que apenas um curso muito bem estruturado, com carga horária adequada e profissionais prontos para o suporte aos alunos, poderá realmente proporcionar ferramentas para a atuação dos futuros profissionais. Os docentes deste curso de especialização possuem uma tarefa dupla, o ensino teórico, conceitual e filosófico, bem como a intervenção analítica/devolutivas a todo o momento do processo ensino/aprendizagem. Palavras-chave: Saúde Pública; Sistema Único de Saúde; Psicopedagogia; Prática Docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024/2512
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-7
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-7
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-7
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665696120832