Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024 |
Resumo: | Introdução: A Psicopedagogia nasce e deve se fazer por meio de práticas interventivas que consideram a saúde e a educação inseparáveis. Trata-se de um olhar integral sobre os sujeitos. Objetivo: O que apresentamos aqui é um relato de experiência, no qual compartilhamos quais temáticas foram tratadas em sala de aula, as implicações destas temáticas para a atuação em Psicopedagogia no Sistema Único de Saúde, e de que modo os alunos reagiram à disciplina. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência enquanto docente, frente a uma turma de estudantes de pós-graduação em Psicopedagogia, por meio do registro teórico e empírico da disciplina Intervenções da Psicopedagogia na Saúde, em uma faculdade do município de São Paulo, no ano de 2013. Resultados e Conclusões: Concluímos que apenas um curso muito bem estruturado, com carga horária adequada e profissionais prontos para o suporte aos alunos, poderá realmente proporcionar ferramentas para a atuação dos futuros profissionais. Os docentes deste curso de especialização possuem uma tarefa dupla, o ensino teórico, conceitual e filosófico, bem como a intervenção analítica/devolutivas a todo o momento do processo ensino/aprendizagem. Palavras-chave: Saúde Pública; Sistema Único de Saúde; Psicopedagogia; Prática Docente. |
id |
GVAA-2_a5e496ec43e2855239d80c84620e1bf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/3024 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontroIntrodução: A Psicopedagogia nasce e deve se fazer por meio de práticas interventivas que consideram a saúde e a educação inseparáveis. Trata-se de um olhar integral sobre os sujeitos. Objetivo: O que apresentamos aqui é um relato de experiência, no qual compartilhamos quais temáticas foram tratadas em sala de aula, as implicações destas temáticas para a atuação em Psicopedagogia no Sistema Único de Saúde, e de que modo os alunos reagiram à disciplina. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência enquanto docente, frente a uma turma de estudantes de pós-graduação em Psicopedagogia, por meio do registro teórico e empírico da disciplina Intervenções da Psicopedagogia na Saúde, em uma faculdade do município de São Paulo, no ano de 2013. Resultados e Conclusões: Concluímos que apenas um curso muito bem estruturado, com carga horária adequada e profissionais prontos para o suporte aos alunos, poderá realmente proporcionar ferramentas para a atuação dos futuros profissionais. Os docentes deste curso de especialização possuem uma tarefa dupla, o ensino teórico, conceitual e filosófico, bem como a intervenção analítica/devolutivas a todo o momento do processo ensino/aprendizagem. Palavras-chave: Saúde Pública; Sistema Único de Saúde; Psicopedagogia; Prática Docente.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-7Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-7Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-72358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024/2512Oliveira, Roberta Andrea deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T13:57:18Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3024Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T13:57:18Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro |
title |
Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro |
spellingShingle |
Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro Oliveira, Roberta Andrea de |
title_short |
Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro |
title_full |
Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro |
title_fullStr |
Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro |
title_full_unstemmed |
Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro |
title_sort |
Saúde pública e psicopedagogia: pontos de encontro |
author |
Oliveira, Roberta Andrea de |
author_facet |
Oliveira, Roberta Andrea de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Roberta Andrea de |
description |
Introdução: A Psicopedagogia nasce e deve se fazer por meio de práticas interventivas que consideram a saúde e a educação inseparáveis. Trata-se de um olhar integral sobre os sujeitos. Objetivo: O que apresentamos aqui é um relato de experiência, no qual compartilhamos quais temáticas foram tratadas em sala de aula, as implicações destas temáticas para a atuação em Psicopedagogia no Sistema Único de Saúde, e de que modo os alunos reagiram à disciplina. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência enquanto docente, frente a uma turma de estudantes de pós-graduação em Psicopedagogia, por meio do registro teórico e empírico da disciplina Intervenções da Psicopedagogia na Saúde, em uma faculdade do município de São Paulo, no ano de 2013. Resultados e Conclusões: Concluímos que apenas um curso muito bem estruturado, com carga horária adequada e profissionais prontos para o suporte aos alunos, poderá realmente proporcionar ferramentas para a atuação dos futuros profissionais. Os docentes deste curso de especialização possuem uma tarefa dupla, o ensino teórico, conceitual e filosófico, bem como a intervenção analítica/devolutivas a todo o momento do processo ensino/aprendizagem. Palavras-chave: Saúde Pública; Sistema Único de Saúde; Psicopedagogia; Prática Docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3024/2512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-7 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-7 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 1-7 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665696120832 |