Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280 |
Resumo: | Resumo: Introdução: O objetivo deste estudo visa analisar as possibilidades para que haja uma ação pedagógica voltada para o combate do preconceito e das dificuldades, permitindo que a inclusão de crianças autistas seja de fato realidade nas escolas regulares. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, sendo que pesquisa bibliográfica porque tangencia analisar materiais já publicados e de diferentes formas de registros. A pesquisa tem o âmbito documental devido à investigação ser feita em documentos conservados no interior de órgãos públicos, privados de qualquer natureza. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas, o que facilita a compreensão. Conclui-se que a prevalência do autismo nas escolas de ensino regular ainda é pouca, cabendo ainda criar políticas públicas que viabilize essa inclusão escolar dessas crianças. Este pesquisa possibilitará que novos estudos sejam realizadas para promover essa inclusão nas unidades escolares. Palavras-chave: Inclusão; Intervenção Precoce; Autismo; Criança |
id |
GVAA-2_a972a9773da7329c875d2cc3c99007eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/7280 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regularResumo: Introdução: O objetivo deste estudo visa analisar as possibilidades para que haja uma ação pedagógica voltada para o combate do preconceito e das dificuldades, permitindo que a inclusão de crianças autistas seja de fato realidade nas escolas regulares. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, sendo que pesquisa bibliográfica porque tangencia analisar materiais já publicados e de diferentes formas de registros. A pesquisa tem o âmbito documental devido à investigação ser feita em documentos conservados no interior de órgãos públicos, privados de qualquer natureza. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas, o que facilita a compreensão. Conclui-se que a prevalência do autismo nas escolas de ensino regular ainda é pouca, cabendo ainda criar políticas públicas que viabilize essa inclusão escolar dessas crianças. Este pesquisa possibilitará que novos estudos sejam realizadas para promover essa inclusão nas unidades escolares. Palavras-chave: Inclusão; Intervenção Precoce; Autismo; CriançaGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/728010.18378/rebes.v9i3.7280Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 109-114Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 109-114Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 109-1142358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280/6430https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280/10165Copyright (c) 2019 Marinalva Queiroz da Silva, Erci Gaspar da Silva, Walquíria Lene dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marinalva Queiroz daSilva, Erci Gaspar daSantos, Walquíria Lene dos2020-01-14T18:36:59Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7280Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:36:59Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular |
title |
Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular |
spellingShingle |
Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular Silva, Marinalva Queiroz da |
title_short |
Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular |
title_full |
Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular |
title_fullStr |
Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular |
title_full_unstemmed |
Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular |
title_sort |
Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular |
author |
Silva, Marinalva Queiroz da |
author_facet |
Silva, Marinalva Queiroz da Silva, Erci Gaspar da Santos, Walquíria Lene dos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Erci Gaspar da Santos, Walquíria Lene dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marinalva Queiroz da Silva, Erci Gaspar da Santos, Walquíria Lene dos |
description |
Resumo: Introdução: O objetivo deste estudo visa analisar as possibilidades para que haja uma ação pedagógica voltada para o combate do preconceito e das dificuldades, permitindo que a inclusão de crianças autistas seja de fato realidade nas escolas regulares. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, sendo que pesquisa bibliográfica porque tangencia analisar materiais já publicados e de diferentes formas de registros. A pesquisa tem o âmbito documental devido à investigação ser feita em documentos conservados no interior de órgãos públicos, privados de qualquer natureza. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas, o que facilita a compreensão. Conclui-se que a prevalência do autismo nas escolas de ensino regular ainda é pouca, cabendo ainda criar políticas públicas que viabilize essa inclusão escolar dessas crianças. Este pesquisa possibilitará que novos estudos sejam realizadas para promover essa inclusão nas unidades escolares. Palavras-chave: Inclusão; Intervenção Precoce; Autismo; Criança |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280 10.18378/rebes.v9i3.7280 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i3.7280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280/6430 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280/10165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marinalva Queiroz da Silva, Erci Gaspar da Silva, Walquíria Lene dos Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marinalva Queiroz da Silva, Erci Gaspar da Silva, Walquíria Lene dos Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 109-114 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 109-114 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 109-114 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666872623104 |