Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marinalva Queiroz da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Erci Gaspar da, Santos, Walquíria Lene dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280
Resumo: Resumo: Introdução: O objetivo deste estudo visa analisar as possibilidades para que haja uma ação pedagógica voltada para o combate do preconceito e das dificuldades, permitindo que a inclusão de crianças autistas seja de fato realidade nas escolas regulares. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, sendo que pesquisa bibliográfica porque tangencia analisar materiais já publicados e de diferentes formas de registros. A pesquisa tem o âmbito documental devido à investigação ser feita em documentos conservados no interior de órgãos públicos, privados de qualquer natureza. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas, o que facilita a compreensão. Conclui-se que a prevalência do autismo nas escolas de ensino regular ainda é pouca, cabendo ainda criar políticas públicas que viabilize essa inclusão escolar dessas crianças. Este pesquisa possibilitará que novos estudos sejam realizadas para promover essa inclusão nas unidades escolares. Palavras-chave: Inclusão; Intervenção Precoce; Autismo; Criança
id GVAA-2_a972a9773da7329c875d2cc3c99007eb
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/7280
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regularResumo: Introdução: O objetivo deste estudo visa analisar as possibilidades para que haja uma ação pedagógica voltada para o combate do preconceito e das dificuldades, permitindo que a inclusão de crianças autistas seja de fato realidade nas escolas regulares. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, sendo que pesquisa bibliográfica porque tangencia analisar materiais já publicados e de diferentes formas de registros. A pesquisa tem o âmbito documental devido à investigação ser feita em documentos conservados no interior de órgãos públicos, privados de qualquer natureza. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas, o que facilita a compreensão. Conclui-se que a prevalência do autismo nas escolas de ensino regular ainda é pouca, cabendo ainda criar políticas públicas que viabilize essa inclusão escolar dessas crianças. Este pesquisa possibilitará que novos estudos sejam realizadas para promover essa inclusão nas unidades escolares. Palavras-chave: Inclusão; Intervenção Precoce; Autismo; CriançaGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/728010.18378/rebes.v9i3.7280Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 109-114Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 109-114Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 109-1142358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280/6430https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280/10165Copyright (c) 2019 Marinalva Queiroz da Silva, Erci Gaspar da Silva, Walquíria Lene dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marinalva Queiroz daSilva, Erci Gaspar daSantos, Walquíria Lene dos2020-01-14T18:36:59Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7280Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:36:59Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular
title Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular
spellingShingle Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular
Silva, Marinalva Queiroz da
title_short Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular
title_full Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular
title_fullStr Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular
title_full_unstemmed Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular
title_sort Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular
author Silva, Marinalva Queiroz da
author_facet Silva, Marinalva Queiroz da
Silva, Erci Gaspar da
Santos, Walquíria Lene dos
author_role author
author2 Silva, Erci Gaspar da
Santos, Walquíria Lene dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marinalva Queiroz da
Silva, Erci Gaspar da
Santos, Walquíria Lene dos
description Resumo: Introdução: O objetivo deste estudo visa analisar as possibilidades para que haja uma ação pedagógica voltada para o combate do preconceito e das dificuldades, permitindo que a inclusão de crianças autistas seja de fato realidade nas escolas regulares. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, sendo que pesquisa bibliográfica porque tangencia analisar materiais já publicados e de diferentes formas de registros. A pesquisa tem o âmbito documental devido à investigação ser feita em documentos conservados no interior de órgãos públicos, privados de qualquer natureza. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas, o que facilita a compreensão. Conclui-se que a prevalência do autismo nas escolas de ensino regular ainda é pouca, cabendo ainda criar políticas públicas que viabilize essa inclusão escolar dessas crianças. Este pesquisa possibilitará que novos estudos sejam realizadas para promover essa inclusão nas unidades escolares. Palavras-chave: Inclusão; Intervenção Precoce; Autismo; Criança
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280
10.18378/rebes.v9i3.7280
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i3.7280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280/6430
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7280/10165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Marinalva Queiroz da Silva, Erci Gaspar da Silva, Walquíria Lene dos Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Marinalva Queiroz da Silva, Erci Gaspar da Silva, Walquíria Lene dos Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 109-114
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 109-114
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 109-114
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666872623104