Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
DOI: | 10.18378/rebes.v10i4.8084 |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8084 |
Resumo: | Objetivou-se descrever a experiência relacionada à aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre políticas públicas de saúde em uma instituição pública estadual de ensino superior. A disciplina foi ofertada no período de dezembro de 2019 a abril de 2020 no 4º semestre do Curso de Medicina para uma turma constituída por 36 discentes. As principais metodologias ativas utilizadas na condução da disciplina foram: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), jogo educativo e aprendizagem baseada em projetos. O ensino híbrido consistiu no uso do Google Classroom, um sistema de gerenciamento de conteúdos com a finalidade de compartilhar materiais para leitura, explicar e receber atividades, bem como avaliar a aprendizagem. Ao final da disciplina foi realizada uma avaliação institucional por meio do Google Forms para apreender a percepção dos discentes sobre os métodos de ensino e aprendizagem, os professores e a contribuição para a formação médica, além de captar os pontos positivos, negativos e sugestões. As metodologias ativas de aprendizagem e o ensino híbrido proporcionaram integração teórico-prática dos conteúdos; maior engajamento e participação ativa do discente; fortalecimento do trabalho colaborativo; ambiente sensibilizador e motivador para a aprendizagem; feedback contínuo e qualidade na gestão da aprendizagem. Contudo, foram apontadas como desvantagens a alta carga de atividades didáticas e a sobrecarga dos discentes mais dedicados nas atividades em grupo, o que demonstra a importância do papel docente como mediador da aprendizagem. |
id |
GVAA-2_ab002888455887f65ae776e0ba4081bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/8084 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
spelling |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de SaúdeEducação superiorEducação médicaAprendizagem Baseada em ProblemasObjetivou-se descrever a experiência relacionada à aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre políticas públicas de saúde em uma instituição pública estadual de ensino superior. A disciplina foi ofertada no período de dezembro de 2019 a abril de 2020 no 4º semestre do Curso de Medicina para uma turma constituída por 36 discentes. As principais metodologias ativas utilizadas na condução da disciplina foram: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), jogo educativo e aprendizagem baseada em projetos. O ensino híbrido consistiu no uso do Google Classroom, um sistema de gerenciamento de conteúdos com a finalidade de compartilhar materiais para leitura, explicar e receber atividades, bem como avaliar a aprendizagem. Ao final da disciplina foi realizada uma avaliação institucional por meio do Google Forms para apreender a percepção dos discentes sobre os métodos de ensino e aprendizagem, os professores e a contribuição para a formação médica, além de captar os pontos positivos, negativos e sugestões. As metodologias ativas de aprendizagem e o ensino híbrido proporcionaram integração teórico-prática dos conteúdos; maior engajamento e participação ativa do discente; fortalecimento do trabalho colaborativo; ambiente sensibilizador e motivador para a aprendizagem; feedback contínuo e qualidade na gestão da aprendizagem. Contudo, foram apontadas como desvantagens a alta carga de atividades didáticas e a sobrecarga dos discentes mais dedicados nas atividades em grupo, o que demonstra a importância do papel docente como mediador da aprendizagem.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/808410.18378/rebes.v10i4.8084Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 15-21Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 15-21Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 15-212358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8084/8013Copyright (c) 2020 Ivana Cristina Vieira de Lima Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Ivana Cristina Vieira de LimaPeixoto, Maria das Graças BarbosaMedeiros, Diego da SilvaArruda, Gisele Maria Melo SoaresNeto, Franklin de Castro AlvesSantos, Elton Rodrigues2022-01-28T10:16:26Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8084Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:26Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
title |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
spellingShingle |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima Educação superior Educação médica Aprendizagem Baseada em Problemas Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima Educação superior Educação médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_short |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
title_full |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
title_fullStr |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
title_sort |
Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
author |
Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima |
author_facet |
Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima Peixoto, Maria das Graças Barbosa Medeiros, Diego da Silva Arruda, Gisele Maria Melo Soares Neto, Franklin de Castro Alves Santos, Elton Rodrigues Peixoto, Maria das Graças Barbosa Medeiros, Diego da Silva Arruda, Gisele Maria Melo Soares Neto, Franklin de Castro Alves Santos, Elton Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Maria das Graças Barbosa Medeiros, Diego da Silva Arruda, Gisele Maria Melo Soares Neto, Franklin de Castro Alves Santos, Elton Rodrigues |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima Peixoto, Maria das Graças Barbosa Medeiros, Diego da Silva Arruda, Gisele Maria Melo Soares Neto, Franklin de Castro Alves Santos, Elton Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Educação médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
topic |
Educação superior Educação médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
description |
Objetivou-se descrever a experiência relacionada à aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre políticas públicas de saúde em uma instituição pública estadual de ensino superior. A disciplina foi ofertada no período de dezembro de 2019 a abril de 2020 no 4º semestre do Curso de Medicina para uma turma constituída por 36 discentes. As principais metodologias ativas utilizadas na condução da disciplina foram: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), jogo educativo e aprendizagem baseada em projetos. O ensino híbrido consistiu no uso do Google Classroom, um sistema de gerenciamento de conteúdos com a finalidade de compartilhar materiais para leitura, explicar e receber atividades, bem como avaliar a aprendizagem. Ao final da disciplina foi realizada uma avaliação institucional por meio do Google Forms para apreender a percepção dos discentes sobre os métodos de ensino e aprendizagem, os professores e a contribuição para a formação médica, além de captar os pontos positivos, negativos e sugestões. As metodologias ativas de aprendizagem e o ensino híbrido proporcionaram integração teórico-prática dos conteúdos; maior engajamento e participação ativa do discente; fortalecimento do trabalho colaborativo; ambiente sensibilizador e motivador para a aprendizagem; feedback contínuo e qualidade na gestão da aprendizagem. Contudo, foram apontadas como desvantagens a alta carga de atividades didáticas e a sobrecarga dos discentes mais dedicados nas atividades em grupo, o que demonstra a importância do papel docente como mediador da aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8084 10.18378/rebes.v10i4.8084 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8084 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v10i4.8084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8084/8013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ivana Cristina Vieira de Lima Maia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ivana Cristina Vieira de Lima Maia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 15-21 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 15-21 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 15-21 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1822181277855383552 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18378/rebes.v10i4.8084 |