Uma compreensão do papel dos pais, à luz da prática clínica, na análise de crianças: Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alana Cristina de Sousa Alencar
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo, Maria do Socorro Bezerra Queiroz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2091
Resumo: A experiência clínica com crianças e adolescentes de diversas faixas etárias, de ambos os sexos, demonstrou que o andamento e o resultado do tratamento dessas crianças têm uma correlação direta com a colaboração, a participação e o comprometimento de seu núcleo familiar. Neste caso, especificamente, os pais. A presente pesquisa, do tipo descritiva, teve como objetivo investigar o lugar dos pais na psicanálise da criança e determinar se os mesmos dificultam ou colaboram no processo de análise de seus filhos. Para tanto, fez-se uma análise paralela do lugar dos pais na psicanálise de crianças, comparando duas experiências de prática clínica com a visão de alguns teóricos. Na prática clínica, com crianças, percebeu-se o quanto é importante e necessário ao clínico estar apoiado num suporte teórico e, que a falta desse arcabouço pode resultar numa prática frágil e incompleta. Os resultados proporcionados a partir desta pesquisa permitiram compreender que é muito importante a presença dos pais na psicanálise da criança. E, que quando necessário clinicamente, pode-se sugerir uma inclusão programada desses pais, fazendo com eles um tratamento paralelo, deixando claro que o foco da análise é a criança e a relação que os mesmos mantêm, de forma que todos possam-se beneficiar da ajuda do psicanalista.Palavras-chave: Análise. Psicanálise. Criança.
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