Uma compreensão do papel dos pais, à luz da prática clínica, na análise de crianças: Estudo de caso
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2091 |
Resumo: | A experiência clínica com crianças e adolescentes de diversas faixas etárias, de ambos os sexos, demonstrou que o andamento e o resultado do tratamento dessas crianças têm uma correlação direta com a colaboração, a participação e o comprometimento de seu núcleo familiar. Neste caso, especificamente, os pais. A presente pesquisa, do tipo descritiva, teve como objetivo investigar o lugar dos pais na psicanálise da criança e determinar se os mesmos dificultam ou colaboram no processo de análise de seus filhos. Para tanto, fez-se uma análise paralela do lugar dos pais na psicanálise de crianças, comparando duas experiências de prática clínica com a visão de alguns teóricos. Na prática clínica, com crianças, percebeu-se o quanto é importante e necessário ao clínico estar apoiado num suporte teórico e, que a falta desse arcabouço pode resultar numa prática frágil e incompleta. Os resultados proporcionados a partir desta pesquisa permitiram compreender que é muito importante a presença dos pais na psicanálise da criança. E, que quando necessário clinicamente, pode-se sugerir uma inclusão programada desses pais, fazendo com eles um tratamento paralelo, deixando claro que o foco da análise é a criança e a relação que os mesmos mantêm, de forma que todos possam-se beneficiar da ajuda do psicanalista.Palavras-chave: Análise. Psicanálise. Criança. |
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Uma compreensão do papel dos pais, à luz da prática clínica, na análise de crianças: Estudo de casoA experiência clínica com crianças e adolescentes de diversas faixas etárias, de ambos os sexos, demonstrou que o andamento e o resultado do tratamento dessas crianças têm uma correlação direta com a colaboração, a participação e o comprometimento de seu núcleo familiar. Neste caso, especificamente, os pais. A presente pesquisa, do tipo descritiva, teve como objetivo investigar o lugar dos pais na psicanálise da criança e determinar se os mesmos dificultam ou colaboram no processo de análise de seus filhos. Para tanto, fez-se uma análise paralela do lugar dos pais na psicanálise de crianças, comparando duas experiências de prática clínica com a visão de alguns teóricos. Na prática clínica, com crianças, percebeu-se o quanto é importante e necessário ao clínico estar apoiado num suporte teórico e, que a falta desse arcabouço pode resultar numa prática frágil e incompleta. Os resultados proporcionados a partir desta pesquisa permitiram compreender que é muito importante a presença dos pais na psicanálise da criança. E, que quando necessário clinicamente, pode-se sugerir uma inclusão programada desses pais, fazendo com eles um tratamento paralelo, deixando claro que o foco da análise é a criança e a relação que os mesmos mantêm, de forma que todos possam-se beneficiar da ajuda do psicanalista.Palavras-chave: Análise. Psicanálise. Criança.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2091Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2091/1628Silva, Alana Cristina de Sousa AlencarAraújo, Maria do Socorro Bezerra Queiroz deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T18:14:05Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2091Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T18:14:05Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
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