Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Rosimere Pereira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3106
Resumo: A evolução tecnológica tem proporcionado mudanças revolucionárias nos paradigmas da educação, sendo desde o surgimento de novas modalidades até mudanças nas salas de aulas. E quando se trata do processo de ensino aprendizagem da matemática, essas mudanças também têm sido de grandes dimensões, visto que com o passar do tempo surgiu a necessidade de se inovar nas aulas de matemática, saindo da rotina tradicional dos livros, quadros, professores e alunos, incrementando o uso de novos recursos que possam estimular e facilitar o aprendizado nos estudantes. Desse modo, abriu-se a oportunidade de se inserir no ambiente de sala de aula o uso de softwares matemáticos, um recurso que cada vez mais ganha proporção no meio educacional. Essa nova ferramenta faz rever também mudanças no papel do professor, que antes era visto como mero transmissor ou decodificador do conhecimento, passando a ser mediador do conhecimento junto aos seus alunos. Utilizar-se de softwares é usar um método bastante construtivo, eficaz e satisfatório, é demonstrar na pratica o que é ensinado e encontrado na teoria diante dos livros. Entretanto, requer conhecimento prévio e alguns cuidados por parte do professor, principalmente, no manuseio desses recursos. Esse trabalho é centrado em abordar, analisar e discutir o uso de softwares matemáticos como novos recursos em sala de aula, possibilitando para os estudantes um aprendizado dinâmico, atrativo e prazeroso, tendo o professor como mediador e os estudantes como construtores de seus aprendizados, trazendo os recursos tecnológicos como ferramentas que possibilitam a construção dos conhecimentos matemáticos. Palavras-chaves: Softwares. Matemática. Conhecimentos.
id GVAA-2_ad2fd7a06a79b98e3f2f732dc84ffb80
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3106
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemáticaA evolução tecnológica tem proporcionado mudanças revolucionárias nos paradigmas da educação, sendo desde o surgimento de novas modalidades até mudanças nas salas de aulas. E quando se trata do processo de ensino aprendizagem da matemática, essas mudanças também têm sido de grandes dimensões, visto que com o passar do tempo surgiu a necessidade de se inovar nas aulas de matemática, saindo da rotina tradicional dos livros, quadros, professores e alunos, incrementando o uso de novos recursos que possam estimular e facilitar o aprendizado nos estudantes. Desse modo, abriu-se a oportunidade de se inserir no ambiente de sala de aula o uso de softwares matemáticos, um recurso que cada vez mais ganha proporção no meio educacional. Essa nova ferramenta faz rever também mudanças no papel do professor, que antes era visto como mero transmissor ou decodificador do conhecimento, passando a ser mediador do conhecimento junto aos seus alunos. Utilizar-se de softwares é usar um método bastante construtivo, eficaz e satisfatório, é demonstrar na pratica o que é ensinado e encontrado na teoria diante dos livros. Entretanto, requer conhecimento prévio e alguns cuidados por parte do professor, principalmente, no manuseio desses recursos. Esse trabalho é centrado em abordar, analisar e discutir o uso de softwares matemáticos como novos recursos em sala de aula, possibilitando para os estudantes um aprendizado dinâmico, atrativo e prazeroso, tendo o professor como mediador e os estudantes como construtores de seus aprendizados, trazendo os recursos tecnológicos como ferramentas que possibilitam a construção dos conhecimentos matemáticos. Palavras-chaves: Softwares. Matemática. Conhecimentos.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3106Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 6-12Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 6-12Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 6-122358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3106/2589Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Rosimere Pereira de2016-01-12T13:14:44Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3106Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T13:14:44Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática
title Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática
spellingShingle Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática
Medeiros, Rosimere Pereira de
title_short Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática
title_full Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática
title_fullStr Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática
title_sort Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática
author Medeiros, Rosimere Pereira de
author_facet Medeiros, Rosimere Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Rosimere Pereira de
description A evolução tecnológica tem proporcionado mudanças revolucionárias nos paradigmas da educação, sendo desde o surgimento de novas modalidades até mudanças nas salas de aulas. E quando se trata do processo de ensino aprendizagem da matemática, essas mudanças também têm sido de grandes dimensões, visto que com o passar do tempo surgiu a necessidade de se inovar nas aulas de matemática, saindo da rotina tradicional dos livros, quadros, professores e alunos, incrementando o uso de novos recursos que possam estimular e facilitar o aprendizado nos estudantes. Desse modo, abriu-se a oportunidade de se inserir no ambiente de sala de aula o uso de softwares matemáticos, um recurso que cada vez mais ganha proporção no meio educacional. Essa nova ferramenta faz rever também mudanças no papel do professor, que antes era visto como mero transmissor ou decodificador do conhecimento, passando a ser mediador do conhecimento junto aos seus alunos. Utilizar-se de softwares é usar um método bastante construtivo, eficaz e satisfatório, é demonstrar na pratica o que é ensinado e encontrado na teoria diante dos livros. Entretanto, requer conhecimento prévio e alguns cuidados por parte do professor, principalmente, no manuseio desses recursos. Esse trabalho é centrado em abordar, analisar e discutir o uso de softwares matemáticos como novos recursos em sala de aula, possibilitando para os estudantes um aprendizado dinâmico, atrativo e prazeroso, tendo o professor como mediador e os estudantes como construtores de seus aprendizados, trazendo os recursos tecnológicos como ferramentas que possibilitam a construção dos conhecimentos matemáticos. Palavras-chaves: Softwares. Matemática. Conhecimentos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3106
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3106/2589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 6-12
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 6-12
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 6-12
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665706606592