A formação de profissionais de ajuda: importância de climas de formação expansivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mouraz, Ana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leite, Carlinda, Fernandes, Preciosa, Pereira, Aurora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2976
Resumo: Cumprir o espírito de Bolonha relativamente à promoção de uma organização institucional que privilegie climas capazes de sustentarem melhores aprendizagens tem vindo a ser um importante desafio que se coloca às instituições de ensino superior. Se é consensual que o clima de formação é um importante fator do sucesso das aprendizagens, interessa aprofundar modelos teóricos de clima de formação que possam servir a melhoria da acção das instituições de formação. Tal é o caso do modelo de clima de aprendizagem expansivo. Neste texto apresentam-se e discutem-se resultados de uma pesquisa sobre climas de formação em formação inicial de professores e de enfermeiros, de acordo com o referencial do clima de aprendizagem expansivo. Pretendeu-se caraterizar o clima de formação de duas instituições por referência ao clima de aprendizagem expansivo e averiguar a importância diferenciada de cada uma das categorias do construto na caracterização do clima de formação de duas instituições. Os dados recolhidos mediante a aplicação de um questionário de climas traduzem a perspectiva dos professores e estudantes de duas Instituições de formação desses profissionais de ajuda. Globalmente os resultados não evidenciam diferenças na importância atribuída aos itens pelos professores das duas instituições mas mostram diferenças entre os estudantes das mesmas, nas categorias: interacção quotidiana; suporte académico e à investigação e oportunidades para participar em redes de trabalho externas.
id GVAA-2_b89c9bd6f59f05a079a2f92e25015626
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2976
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling A formação de profissionais de ajuda: importância de climas de formação expansivoCumprir o espírito de Bolonha relativamente à promoção de uma organização institucional que privilegie climas capazes de sustentarem melhores aprendizagens tem vindo a ser um importante desafio que se coloca às instituições de ensino superior. Se é consensual que o clima de formação é um importante fator do sucesso das aprendizagens, interessa aprofundar modelos teóricos de clima de formação que possam servir a melhoria da acção das instituições de formação. Tal é o caso do modelo de clima de aprendizagem expansivo. Neste texto apresentam-se e discutem-se resultados de uma pesquisa sobre climas de formação em formação inicial de professores e de enfermeiros, de acordo com o referencial do clima de aprendizagem expansivo. Pretendeu-se caraterizar o clima de formação de duas instituições por referência ao clima de aprendizagem expansivo e averiguar a importância diferenciada de cada uma das categorias do construto na caracterização do clima de formação de duas instituições. Os dados recolhidos mediante a aplicação de um questionário de climas traduzem a perspectiva dos professores e estudantes de duas Instituições de formação desses profissionais de ajuda. Globalmente os resultados não evidenciam diferenças na importância atribuída aos itens pelos professores das duas instituições mas mostram diferenças entre os estudantes das mesmas, nas categorias: interacção quotidiana; suporte académico e à investigação e oportunidades para participar em redes de trabalho externas.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2976Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 25-36Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 25-36Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 25-362358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2976/2634Mouraz, AnaLeite, CarlindaFernandes, PreciosaPereira, Aurorainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-09T18:31:44Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2976Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-09T18:31:44Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de profissionais de ajuda: importância de climas de formação expansivo
title A formação de profissionais de ajuda: importância de climas de formação expansivo
spellingShingle A formação de profissionais de ajuda: importância de climas de formação expansivo
Mouraz, Ana
title_short A formação de profissionais de ajuda: importância de climas de formação expansivo
title_full A formação de profissionais de ajuda: importância de climas de formação expansivo
title_fullStr A formação de profissionais de ajuda: importância de climas de formação expansivo
title_full_unstemmed A formação de profissionais de ajuda: importância de climas de formação expansivo
title_sort A formação de profissionais de ajuda: importância de climas de formação expansivo
author Mouraz, Ana
author_facet Mouraz, Ana
Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
Pereira, Aurora
author_role author
author2 Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
Pereira, Aurora
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mouraz, Ana
Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
Pereira, Aurora
description Cumprir o espírito de Bolonha relativamente à promoção de uma organização institucional que privilegie climas capazes de sustentarem melhores aprendizagens tem vindo a ser um importante desafio que se coloca às instituições de ensino superior. Se é consensual que o clima de formação é um importante fator do sucesso das aprendizagens, interessa aprofundar modelos teóricos de clima de formação que possam servir a melhoria da acção das instituições de formação. Tal é o caso do modelo de clima de aprendizagem expansivo. Neste texto apresentam-se e discutem-se resultados de uma pesquisa sobre climas de formação em formação inicial de professores e de enfermeiros, de acordo com o referencial do clima de aprendizagem expansivo. Pretendeu-se caraterizar o clima de formação de duas instituições por referência ao clima de aprendizagem expansivo e averiguar a importância diferenciada de cada uma das categorias do construto na caracterização do clima de formação de duas instituições. Os dados recolhidos mediante a aplicação de um questionário de climas traduzem a perspectiva dos professores e estudantes de duas Instituições de formação desses profissionais de ajuda. Globalmente os resultados não evidenciam diferenças na importância atribuída aos itens pelos professores das duas instituições mas mostram diferenças entre os estudantes das mesmas, nas categorias: interacção quotidiana; suporte académico e à investigação e oportunidades para participar em redes de trabalho externas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2976
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2976/2634
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 25-36
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 25-36
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 25-36
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665405665280