“Me ajuda a olhar!”: o cinema na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/579 |
Resumo: | Entre luz e sombra, ângulos e enquadramentos, o cinema “ajuda a olhar” revelando sua potência (trans)formadora. Entre imagens e sons; na alteridade a que nos convoca, o cinema interpela a educação em sua força educativa. Se aprendemos a olhar, se o “olho” é um produto da história, é sempre possível olhar de outro modo, por outros ângulos e planos, e aí está o cinema. Aí está a genuína contribuição da arte cinematográfica à formação de professores. Colocando em suspeição até mesmo as imagens que direcionam nossas miradas, os ruídos, os nossos enquadramentos, o cinema interpela o olhar dos educadores e as imagens neles contidas, provocando deslocamentos. Mas qual cinema levar á escola? Por que o cinema e qual cinema pode expandir a formação ética e a experiência estética dos professores, dando formosura e grandeza à educação dos educadores? Estas inquietações e proposições estão contidos neste artigo, que pretende contribuir para o debate sobre o cinema na formação de professores. Uma discussão necessária e urgente, sobretudo neste ano de 2014 no qual, por determinação de lei, o cinema nacional adentra os currículos da Educação Básica no Brasil. |
id |
UEMG-2_d63bd902de4e03db4e8a068827618f09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/579 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
“Me ajuda a olhar!”: o cinema na formação de professoresEducação e CinemaFormação de ProfessoresDocência e CinemaProfessores e CinemaModos de olharEntre luz e sombra, ângulos e enquadramentos, o cinema “ajuda a olhar” revelando sua potência (trans)formadora. Entre imagens e sons; na alteridade a que nos convoca, o cinema interpela a educação em sua força educativa. Se aprendemos a olhar, se o “olho” é um produto da história, é sempre possível olhar de outro modo, por outros ângulos e planos, e aí está o cinema. Aí está a genuína contribuição da arte cinematográfica à formação de professores. Colocando em suspeição até mesmo as imagens que direcionam nossas miradas, os ruídos, os nossos enquadramentos, o cinema interpela o olhar dos educadores e as imagens neles contidas, provocando deslocamentos. Mas qual cinema levar á escola? Por que o cinema e qual cinema pode expandir a formação ética e a experiência estética dos professores, dando formosura e grandeza à educação dos educadores? Estas inquietações e proposições estão contidos neste artigo, que pretende contribuir para o debate sobre o cinema na formação de professores. Uma discussão necessária e urgente, sobretudo neste ano de 2014 no qual, por determinação de lei, o cinema nacional adentra os currículos da Educação Básica no Brasil.EDUEMG2014-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/57910.24934/eef.v17i24.579Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 123-143Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 123-143Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 123-1432317-00931519-332210.24934/eef.v17i24reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/579/412Azevedo, Ana Lucia FariaGrammont, Maria JaquelineTeixeira, Inês Assunsão de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/579Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Me ajuda a olhar!”: o cinema na formação de professores |
title |
“Me ajuda a olhar!”: o cinema na formação de professores |
spellingShingle |
“Me ajuda a olhar!”: o cinema na formação de professores Azevedo, Ana Lucia Faria Educação e Cinema Formação de Professores Docência e Cinema Professores e Cinema Modos de olhar |
title_short |
“Me ajuda a olhar!”: o cinema na formação de professores |
title_full |
“Me ajuda a olhar!”: o cinema na formação de professores |
title_fullStr |
“Me ajuda a olhar!”: o cinema na formação de professores |
title_full_unstemmed |
“Me ajuda a olhar!”: o cinema na formação de professores |
title_sort |
“Me ajuda a olhar!”: o cinema na formação de professores |
author |
Azevedo, Ana Lucia Faria |
author_facet |
Azevedo, Ana Lucia Faria Grammont, Maria Jaqueline Teixeira, Inês Assunsão de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Grammont, Maria Jaqueline Teixeira, Inês Assunsão de Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ana Lucia Faria Grammont, Maria Jaqueline Teixeira, Inês Assunsão de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Cinema Formação de Professores Docência e Cinema Professores e Cinema Modos de olhar |
topic |
Educação e Cinema Formação de Professores Docência e Cinema Professores e Cinema Modos de olhar |
description |
Entre luz e sombra, ângulos e enquadramentos, o cinema “ajuda a olhar” revelando sua potência (trans)formadora. Entre imagens e sons; na alteridade a que nos convoca, o cinema interpela a educação em sua força educativa. Se aprendemos a olhar, se o “olho” é um produto da história, é sempre possível olhar de outro modo, por outros ângulos e planos, e aí está o cinema. Aí está a genuína contribuição da arte cinematográfica à formação de professores. Colocando em suspeição até mesmo as imagens que direcionam nossas miradas, os ruídos, os nossos enquadramentos, o cinema interpela o olhar dos educadores e as imagens neles contidas, provocando deslocamentos. Mas qual cinema levar á escola? Por que o cinema e qual cinema pode expandir a formação ética e a experiência estética dos professores, dando formosura e grandeza à educação dos educadores? Estas inquietações e proposições estão contidos neste artigo, que pretende contribuir para o debate sobre o cinema na formação de professores. Uma discussão necessária e urgente, sobretudo neste ano de 2014 no qual, por determinação de lei, o cinema nacional adentra os currículos da Educação Básica no Brasil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/579 10.24934/eef.v17i24.579 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/579 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v17i24.579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/579/412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 123-143 Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 123-143 Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 123-143 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v17i24 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468917039104 |