Campanha do Outubro Rosa na atenção primária à saúde: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Christian Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa, Milena Nunes Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9958
Resumo: A campanha “Outubro Rosa” tem por objetivo criar estratégias de conscientização, promoção e prevenção da saúde da mulher, com o enfoque no diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, aumentando a busca do autocuidado da mulher durante a campanha, o que repercute no aumento da realização da mamografia e do citopatológico preventivo. O relato de experiência em questão tem por objetivo descrever a aplicação do método do Arco de Charles Maguerez para promover estratégias de educação em saúde, através da atuação da equipe da Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Dr. Maurício de Lima Cajuaz de Malta-PB no Outubro Rosa. Nos meses de agosto e setembro foram realizados 13 e 18 exames citológicos respectivamente, entretanto, no mês de outubro foi realizado 121 exames citopatológicos. Com os resultados obtidos a partir da campanha do Outubro Rosa, é notória a aceitação da população frente a campanha, reforçada a relevância da prevenção e educação em saúde, através de estratégias que atraiam a população.
id GVAA-2_c4c30ea6b5dbfe383b9a14b198b0fd47
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/9958
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Campanha do Outubro Rosa na atenção primária à saúde: um relato de experiênciaOutubro Rosa; Atenção Primária à Saúde; Citopatológico.A campanha “Outubro Rosa” tem por objetivo criar estratégias de conscientização, promoção e prevenção da saúde da mulher, com o enfoque no diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, aumentando a busca do autocuidado da mulher durante a campanha, o que repercute no aumento da realização da mamografia e do citopatológico preventivo. O relato de experiência em questão tem por objetivo descrever a aplicação do método do Arco de Charles Maguerez para promover estratégias de educação em saúde, através da atuação da equipe da Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Dr. Maurício de Lima Cajuaz de Malta-PB no Outubro Rosa. Nos meses de agosto e setembro foram realizados 13 e 18 exames citológicos respectivamente, entretanto, no mês de outubro foi realizado 121 exames citopatológicos. Com os resultados obtidos a partir da campanha do Outubro Rosa, é notória a aceitação da população frente a campanha, reforçada a relevância da prevenção e educação em saúde, através de estratégias que atraiam a população.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2023-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/995810.18378/rebes.v13i3.9958Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 13 No. 3 (2023); 193-200Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 13 Núm. 3 (2023); 193-200Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 13 n. 3 (2023); 193-2002358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9958/11778Copyright (c) 2023 Christian Gonçalves Nogueira, Milena Nunes Alves de Sousahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Christian GonçalvesSousa, Milena Nunes Alves de2023-08-03T19:49:47Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/9958Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2023-08-03T19:49:47Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Campanha do Outubro Rosa na atenção primária à saúde: um relato de experiência
title Campanha do Outubro Rosa na atenção primária à saúde: um relato de experiência
spellingShingle Campanha do Outubro Rosa na atenção primária à saúde: um relato de experiência
Nogueira, Christian Gonçalves
Outubro Rosa; Atenção Primária à Saúde; Citopatológico.
title_short Campanha do Outubro Rosa na atenção primária à saúde: um relato de experiência
title_full Campanha do Outubro Rosa na atenção primária à saúde: um relato de experiência
title_fullStr Campanha do Outubro Rosa na atenção primária à saúde: um relato de experiência
title_full_unstemmed Campanha do Outubro Rosa na atenção primária à saúde: um relato de experiência
title_sort Campanha do Outubro Rosa na atenção primária à saúde: um relato de experiência
author Nogueira, Christian Gonçalves
author_facet Nogueira, Christian Gonçalves
Sousa, Milena Nunes Alves de
author_role author
author2 Sousa, Milena Nunes Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Christian Gonçalves
Sousa, Milena Nunes Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Outubro Rosa; Atenção Primária à Saúde; Citopatológico.
topic Outubro Rosa; Atenção Primária à Saúde; Citopatológico.
description A campanha “Outubro Rosa” tem por objetivo criar estratégias de conscientização, promoção e prevenção da saúde da mulher, com o enfoque no diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, aumentando a busca do autocuidado da mulher durante a campanha, o que repercute no aumento da realização da mamografia e do citopatológico preventivo. O relato de experiência em questão tem por objetivo descrever a aplicação do método do Arco de Charles Maguerez para promover estratégias de educação em saúde, através da atuação da equipe da Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Dr. Maurício de Lima Cajuaz de Malta-PB no Outubro Rosa. Nos meses de agosto e setembro foram realizados 13 e 18 exames citológicos respectivamente, entretanto, no mês de outubro foi realizado 121 exames citopatológicos. Com os resultados obtidos a partir da campanha do Outubro Rosa, é notória a aceitação da população frente a campanha, reforçada a relevância da prevenção e educação em saúde, através de estratégias que atraiam a população.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9958
10.18378/rebes.v13i3.9958
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9958
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v13i3.9958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9958/11778
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Christian Gonçalves Nogueira, Milena Nunes Alves de Sousa
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Christian Gonçalves Nogueira, Milena Nunes Alves de Sousa
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 13 No. 3 (2023); 193-200
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 13 Núm. 3 (2023); 193-200
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 13 n. 3 (2023); 193-200
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949668412981248