Planejamento e avaliação na realidade escolar
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3203 |
Resumo: | Planejamento de ensino é um instrumento para sistematizar a ação docente, a fim de alcançar os objetivos educacionais traçados. É a previsão dos conhecimentos que serão desenvolvidos na sala de aula, a definição dos objetivos, a seleção dos procedimentos de ensino, assim como os recursos humanos e materiais que foram usados para um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O planejamento tem, essencialmente, como objetivo, garantir o sucesso de qualquer atividade. Para tanto, é necessário que obedeça às seguintes etapas: sondagem, elaboração, execução, seleção dos procedimentos de ensino e, finalmente, a avaliação que analisa os momentos e os aspectos de todo o processo aprendizagem. Os componentes do planejamento são os seguintes: objetivos, resultados desejados e previstos para a ação educativa, caracterizado por clareza, simplicidade e validade; conteúdos, conjunto de conhecimentos. Sendo que para selecioná-los é preciso obedecer os critérios de validade, utilidade e possibilidade; procedimentos de ensino, resultados, sendo conhecido também como controle de qualidade. O objetivo primordial desta é resgatar o valor do planejamento para se obter êxito em educação, ressaltando a definição e planejamento, suas etapas de elaboração e seus componentes básicos. A metodologia adotada foi a bibliográfica, porém, as experiências docentes e discentes são valorizadas e destacadas, com o único propósito de enriquecimento desta. Conclui-se que o trabalho planejado é importante e necessário porque evita a improvisação, ajuda a prever e superar dificuldades, contribui para a concretização dos objetivos propostos com economia de tempo e eficiências da ação docente. Palavras-Chave: Planejamento de ensino. Avaliação. Educação. Ação docente. |
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Planejamento e avaliação na realidade escolarPlanejamento de ensino é um instrumento para sistematizar a ação docente, a fim de alcançar os objetivos educacionais traçados. É a previsão dos conhecimentos que serão desenvolvidos na sala de aula, a definição dos objetivos, a seleção dos procedimentos de ensino, assim como os recursos humanos e materiais que foram usados para um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O planejamento tem, essencialmente, como objetivo, garantir o sucesso de qualquer atividade. Para tanto, é necessário que obedeça às seguintes etapas: sondagem, elaboração, execução, seleção dos procedimentos de ensino e, finalmente, a avaliação que analisa os momentos e os aspectos de todo o processo aprendizagem. Os componentes do planejamento são os seguintes: objetivos, resultados desejados e previstos para a ação educativa, caracterizado por clareza, simplicidade e validade; conteúdos, conjunto de conhecimentos. Sendo que para selecioná-los é preciso obedecer os critérios de validade, utilidade e possibilidade; procedimentos de ensino, resultados, sendo conhecido também como controle de qualidade. O objetivo primordial desta é resgatar o valor do planejamento para se obter êxito em educação, ressaltando a definição e planejamento, suas etapas de elaboração e seus componentes básicos. A metodologia adotada foi a bibliográfica, porém, as experiências docentes e discentes são valorizadas e destacadas, com o único propósito de enriquecimento desta. Conclui-se que o trabalho planejado é importante e necessário porque evita a improvisação, ajuda a prever e superar dificuldades, contribui para a concretização dos objetivos propostos com economia de tempo e eficiências da ação docente. Palavras-Chave: Planejamento de ensino. Avaliação. Educação. Ação docente. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3203Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 20-27Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 20-27Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 20-272358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3203/2757Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Flávia Regina PinheiroAndrade, José Rivamar de2016-01-12T13:23:48Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3203Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T13:23:48Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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