Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Cyntia Fiuza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Anjos Batista, Patrícia Camila, Alpoim de Jesus Dutra, Maria Fernanda, de Oliveira Souza, Barbara Soares, da Cruz, Kathleen Tereza, Sousa Corrêa, Vivian de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986
Resumo: Este artigo relata experiência do PET-Saúde/GraduaSUS do curso de Medicina do Campus UFRJ-Macaé que tem proposta pedagógica nos moldes das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). As principais atuações do projeto foram mudanças curriculares alinhadas às DCNs, desenvolvimento docente e integração ensino-serviço-comunidade. Como resultados, já alcançamos maior compreensão das DCNs, montamos um curso de atualização em ensino, que iniciou mobilizações em torno de métodos ativos de ensino-aprendizagem; curso de extensão para docentes, para maior integração ensino-serviço- comunidade; interações entre disciplinas essencialmente biológicas com outras mais aplicadas à clínica médica e à saúde pública; uso de metodologia ativa em liga acadêmica do curso de Medicina. Ademais, houve aproximação dos docentes que atuam no ciclo básico com o SUS, através de cursos e visitas a serviços de saúde. As ações deste grupo PET-Saúde/GraduaSUS tem gerado mobilizações e acreditamos ser o início de mudanças significativas na formação dos profissionais de saúde do Campus UFRJ-Macaé com consequente impacto na qualidade de serviços assistenciais no SUS.
id GVAA-2_c6e429292de15d0f74aaa812fd54b6a7
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/7986
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUSPET-Saúdeeducação médicaeducação em saúdemetodologias ativas de ensino-aprendizagemsistema único de saúdeEste artigo relata experiência do PET-Saúde/GraduaSUS do curso de Medicina do Campus UFRJ-Macaé que tem proposta pedagógica nos moldes das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). As principais atuações do projeto foram mudanças curriculares alinhadas às DCNs, desenvolvimento docente e integração ensino-serviço-comunidade. Como resultados, já alcançamos maior compreensão das DCNs, montamos um curso de atualização em ensino, que iniciou mobilizações em torno de métodos ativos de ensino-aprendizagem; curso de extensão para docentes, para maior integração ensino-serviço- comunidade; interações entre disciplinas essencialmente biológicas com outras mais aplicadas à clínica médica e à saúde pública; uso de metodologia ativa em liga acadêmica do curso de Medicina. Ademais, houve aproximação dos docentes que atuam no ciclo básico com o SUS, através de cursos e visitas a serviços de saúde. As ações deste grupo PET-Saúde/GraduaSUS tem gerado mobilizações e acreditamos ser o início de mudanças significativas na formação dos profissionais de saúde do Campus UFRJ-Macaé com consequente impacto na qualidade de serviços assistenciais no SUS.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/798610.18378/rebes.v10i4.7986Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 105-112Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 105-112Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 105-1122358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/8026https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/10428https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/10429Copyright (c) 2020 Cyntia Fiuza Morais, Patrícia Camila dos Anjos Batista, Maria Fernanda Alpoim de Jesus Dutra, Barbara Soares de Oliveira Souza, Kathleen Tereza da Cruz, Vivian de Oliveira Sousa Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Cyntia Fiuzados Anjos Batista, Patrícia CamilaAlpoim de Jesus Dutra, Maria Fernandade Oliveira Souza, Barbara Soaresda Cruz, Kathleen TerezaSousa Corrêa, Vivian de Oliveira2022-01-28T10:16:26Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7986Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:26Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS
title Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS
spellingShingle Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS
Morais, Cyntia Fiuza
PET-Saúde
educação médica
educação em saúde
metodologias ativas de ensino-aprendizagem
sistema único de saúde
title_short Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS
title_full Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS
title_fullStr Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS
title_full_unstemmed Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS
title_sort Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS
author Morais, Cyntia Fiuza
author_facet Morais, Cyntia Fiuza
dos Anjos Batista, Patrícia Camila
Alpoim de Jesus Dutra, Maria Fernanda
de Oliveira Souza, Barbara Soares
da Cruz, Kathleen Tereza
Sousa Corrêa, Vivian de Oliveira
author_role author
author2 dos Anjos Batista, Patrícia Camila
Alpoim de Jesus Dutra, Maria Fernanda
de Oliveira Souza, Barbara Soares
da Cruz, Kathleen Tereza
Sousa Corrêa, Vivian de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Cyntia Fiuza
dos Anjos Batista, Patrícia Camila
Alpoim de Jesus Dutra, Maria Fernanda
de Oliveira Souza, Barbara Soares
da Cruz, Kathleen Tereza
Sousa Corrêa, Vivian de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv PET-Saúde
educação médica
educação em saúde
metodologias ativas de ensino-aprendizagem
sistema único de saúde
topic PET-Saúde
educação médica
educação em saúde
metodologias ativas de ensino-aprendizagem
sistema único de saúde
description Este artigo relata experiência do PET-Saúde/GraduaSUS do curso de Medicina do Campus UFRJ-Macaé que tem proposta pedagógica nos moldes das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). As principais atuações do projeto foram mudanças curriculares alinhadas às DCNs, desenvolvimento docente e integração ensino-serviço-comunidade. Como resultados, já alcançamos maior compreensão das DCNs, montamos um curso de atualização em ensino, que iniciou mobilizações em torno de métodos ativos de ensino-aprendizagem; curso de extensão para docentes, para maior integração ensino-serviço- comunidade; interações entre disciplinas essencialmente biológicas com outras mais aplicadas à clínica médica e à saúde pública; uso de metodologia ativa em liga acadêmica do curso de Medicina. Ademais, houve aproximação dos docentes que atuam no ciclo básico com o SUS, através de cursos e visitas a serviços de saúde. As ações deste grupo PET-Saúde/GraduaSUS tem gerado mobilizações e acreditamos ser o início de mudanças significativas na formação dos profissionais de saúde do Campus UFRJ-Macaé com consequente impacto na qualidade de serviços assistenciais no SUS.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986
10.18378/rebes.v10i4.7986
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v10i4.7986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/8026
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/10428
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/10429
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 105-112
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 105-112
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 105-112
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949667326656512