Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986 |
Resumo: | Este artigo relata experiência do PET-Saúde/GraduaSUS do curso de Medicina do Campus UFRJ-Macaé que tem proposta pedagógica nos moldes das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). As principais atuações do projeto foram mudanças curriculares alinhadas às DCNs, desenvolvimento docente e integração ensino-serviço-comunidade. Como resultados, já alcançamos maior compreensão das DCNs, montamos um curso de atualização em ensino, que iniciou mobilizações em torno de métodos ativos de ensino-aprendizagem; curso de extensão para docentes, para maior integração ensino-serviço- comunidade; interações entre disciplinas essencialmente biológicas com outras mais aplicadas à clínica médica e à saúde pública; uso de metodologia ativa em liga acadêmica do curso de Medicina. Ademais, houve aproximação dos docentes que atuam no ciclo básico com o SUS, através de cursos e visitas a serviços de saúde. As ações deste grupo PET-Saúde/GraduaSUS tem gerado mobilizações e acreditamos ser o início de mudanças significativas na formação dos profissionais de saúde do Campus UFRJ-Macaé com consequente impacto na qualidade de serviços assistenciais no SUS. |
id |
GVAA-2_c6e429292de15d0f74aaa812fd54b6a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/7986 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUSPET-Saúdeeducação médicaeducação em saúdemetodologias ativas de ensino-aprendizagemsistema único de saúdeEste artigo relata experiência do PET-Saúde/GraduaSUS do curso de Medicina do Campus UFRJ-Macaé que tem proposta pedagógica nos moldes das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). As principais atuações do projeto foram mudanças curriculares alinhadas às DCNs, desenvolvimento docente e integração ensino-serviço-comunidade. Como resultados, já alcançamos maior compreensão das DCNs, montamos um curso de atualização em ensino, que iniciou mobilizações em torno de métodos ativos de ensino-aprendizagem; curso de extensão para docentes, para maior integração ensino-serviço- comunidade; interações entre disciplinas essencialmente biológicas com outras mais aplicadas à clínica médica e à saúde pública; uso de metodologia ativa em liga acadêmica do curso de Medicina. Ademais, houve aproximação dos docentes que atuam no ciclo básico com o SUS, através de cursos e visitas a serviços de saúde. As ações deste grupo PET-Saúde/GraduaSUS tem gerado mobilizações e acreditamos ser o início de mudanças significativas na formação dos profissionais de saúde do Campus UFRJ-Macaé com consequente impacto na qualidade de serviços assistenciais no SUS.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/798610.18378/rebes.v10i4.7986Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 105-112Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 105-112Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 105-1122358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/8026https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/10428https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/10429Copyright (c) 2020 Cyntia Fiuza Morais, Patrícia Camila dos Anjos Batista, Maria Fernanda Alpoim de Jesus Dutra, Barbara Soares de Oliveira Souza, Kathleen Tereza da Cruz, Vivian de Oliveira Sousa Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Cyntia Fiuzados Anjos Batista, Patrícia CamilaAlpoim de Jesus Dutra, Maria Fernandade Oliveira Souza, Barbara Soaresda Cruz, Kathleen TerezaSousa Corrêa, Vivian de Oliveira2022-01-28T10:16:26Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7986Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:26Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS |
title |
Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS |
spellingShingle |
Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS Morais, Cyntia Fiuza PET-Saúde educação médica educação em saúde metodologias ativas de ensino-aprendizagem sistema único de saúde |
title_short |
Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS |
title_full |
Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS |
title_fullStr |
Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS |
title_full_unstemmed |
Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS |
title_sort |
Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS |
author |
Morais, Cyntia Fiuza |
author_facet |
Morais, Cyntia Fiuza dos Anjos Batista, Patrícia Camila Alpoim de Jesus Dutra, Maria Fernanda de Oliveira Souza, Barbara Soares da Cruz, Kathleen Tereza Sousa Corrêa, Vivian de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
dos Anjos Batista, Patrícia Camila Alpoim de Jesus Dutra, Maria Fernanda de Oliveira Souza, Barbara Soares da Cruz, Kathleen Tereza Sousa Corrêa, Vivian de Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Cyntia Fiuza dos Anjos Batista, Patrícia Camila Alpoim de Jesus Dutra, Maria Fernanda de Oliveira Souza, Barbara Soares da Cruz, Kathleen Tereza Sousa Corrêa, Vivian de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PET-Saúde educação médica educação em saúde metodologias ativas de ensino-aprendizagem sistema único de saúde |
topic |
PET-Saúde educação médica educação em saúde metodologias ativas de ensino-aprendizagem sistema único de saúde |
description |
Este artigo relata experiência do PET-Saúde/GraduaSUS do curso de Medicina do Campus UFRJ-Macaé que tem proposta pedagógica nos moldes das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). As principais atuações do projeto foram mudanças curriculares alinhadas às DCNs, desenvolvimento docente e integração ensino-serviço-comunidade. Como resultados, já alcançamos maior compreensão das DCNs, montamos um curso de atualização em ensino, que iniciou mobilizações em torno de métodos ativos de ensino-aprendizagem; curso de extensão para docentes, para maior integração ensino-serviço- comunidade; interações entre disciplinas essencialmente biológicas com outras mais aplicadas à clínica médica e à saúde pública; uso de metodologia ativa em liga acadêmica do curso de Medicina. Ademais, houve aproximação dos docentes que atuam no ciclo básico com o SUS, através de cursos e visitas a serviços de saúde. As ações deste grupo PET-Saúde/GraduaSUS tem gerado mobilizações e acreditamos ser o início de mudanças significativas na formação dos profissionais de saúde do Campus UFRJ-Macaé com consequente impacto na qualidade de serviços assistenciais no SUS. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986 10.18378/rebes.v10i4.7986 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v10i4.7986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/8026 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/10428 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7986/10429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 105-112 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 105-112 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 105-112 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949667326656512 |