Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karina Rodrigues dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Lemos, Maria Patrícia Freitas, Araújo, Hemilly Oliveira, de Oliveira, Jonathan, de Sousa Júnior, Severino Cavalcante, Melo Fonseca, Belisa Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a aplicação de um jogo de tabuleiro na forma de tapete, como ferramenta de ensino e aprendizagem de conteúdos da área de Parasitologia. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa com a observação das jogadas e quantitativa através da utilização de um questionário antes e após a execução do jogo, aos graduandos dos cursos de Biomedicina e Medicina de uma Universidade Pública e Enfermagem e Farmácia de uma Universidade Particular. O questionário continha seis questões objetivas e cinco questões sobre a satisfação do tapete como uma ferramenta de ensino. Quando os estudantes de todos os cursos foram indagados: “o jogo aplicado é de fácil entendimento” e se eles “possuíam afinidade por alguma metodologia lúdica”, 46 alunos (92%) responderam que sim; 47 (94%) se identificaram com essa metodologia lúdica; 45 estudantes (90%) acham que mais atividades lúdicas como esta deveriam ser propostas em sala de aula e 48 alunos (98%) afirmaram que o jogo auxiliou na fixação do assunto, devido a estes resultados, observamos que a utilização desta atividade lúdica em sala de aula foi uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem e que houve aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas de Parasitologia.
id GVAA-2_c8aa21285a1da8b04801a98aabfc19c8
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/7651
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologiaJogosLúdicoParasitologia.O objetivo deste estudo foi investigar a aplicação de um jogo de tabuleiro na forma de tapete, como ferramenta de ensino e aprendizagem de conteúdos da área de Parasitologia. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa com a observação das jogadas e quantitativa através da utilização de um questionário antes e após a execução do jogo, aos graduandos dos cursos de Biomedicina e Medicina de uma Universidade Pública e Enfermagem e Farmácia de uma Universidade Particular. O questionário continha seis questões objetivas e cinco questões sobre a satisfação do tapete como uma ferramenta de ensino. Quando os estudantes de todos os cursos foram indagados: “o jogo aplicado é de fácil entendimento” e se eles “possuíam afinidade por alguma metodologia lúdica”, 46 alunos (92%) responderam que sim; 47 (94%) se identificaram com essa metodologia lúdica; 45 estudantes (90%) acham que mais atividades lúdicas como esta deveriam ser propostas em sala de aula e 48 alunos (98%) afirmaram que o jogo auxiliou na fixação do assunto, devido a estes resultados, observamos que a utilização desta atividade lúdica em sala de aula foi uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem e que houve aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas de Parasitologia.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/765110.18378/rebes.v10i1.7651Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 1 (2020); 70-79Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 70-79Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 1 (2020); 70-792358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/7164https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/10277https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/10278Copyright (c) 2020 Karina Rodrigues dos Santos, Maria Patrícia Freitas de Lemos, HEMILLY OLIVEIRA ARAUJO, JONATHAN OLIVEIRA DE, SEVERINO CAVALCANTE DE Sousa JR, BELISA MARIA DA SILVA MELO FONSECAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Karina Rodrigues dosde Lemos, Maria Patrícia FreitasAraújo, Hemilly Oliveirade Oliveira, Jonathande Sousa Júnior, Severino CavalcanteMelo Fonseca, Belisa Maria da Silva2022-01-28T10:17:13Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7651Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:17:13Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia
title Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia
spellingShingle Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia
Santos, Karina Rodrigues dos
Jogos
Lúdico
Parasitologia.
title_short Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia
title_full Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia
title_fullStr Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia
title_full_unstemmed Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia
title_sort Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia
author Santos, Karina Rodrigues dos
author_facet Santos, Karina Rodrigues dos
de Lemos, Maria Patrícia Freitas
Araújo, Hemilly Oliveira
de Oliveira, Jonathan
de Sousa Júnior, Severino Cavalcante
Melo Fonseca, Belisa Maria da Silva
author_role author
author2 de Lemos, Maria Patrícia Freitas
Araújo, Hemilly Oliveira
de Oliveira, Jonathan
de Sousa Júnior, Severino Cavalcante
Melo Fonseca, Belisa Maria da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Karina Rodrigues dos
de Lemos, Maria Patrícia Freitas
Araújo, Hemilly Oliveira
de Oliveira, Jonathan
de Sousa Júnior, Severino Cavalcante
Melo Fonseca, Belisa Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Lúdico
Parasitologia.
topic Jogos
Lúdico
Parasitologia.
description O objetivo deste estudo foi investigar a aplicação de um jogo de tabuleiro na forma de tapete, como ferramenta de ensino e aprendizagem de conteúdos da área de Parasitologia. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa com a observação das jogadas e quantitativa através da utilização de um questionário antes e após a execução do jogo, aos graduandos dos cursos de Biomedicina e Medicina de uma Universidade Pública e Enfermagem e Farmácia de uma Universidade Particular. O questionário continha seis questões objetivas e cinco questões sobre a satisfação do tapete como uma ferramenta de ensino. Quando os estudantes de todos os cursos foram indagados: “o jogo aplicado é de fácil entendimento” e se eles “possuíam afinidade por alguma metodologia lúdica”, 46 alunos (92%) responderam que sim; 47 (94%) se identificaram com essa metodologia lúdica; 45 estudantes (90%) acham que mais atividades lúdicas como esta deveriam ser propostas em sala de aula e 48 alunos (98%) afirmaram que o jogo auxiliou na fixação do assunto, devido a estes resultados, observamos que a utilização desta atividade lúdica em sala de aula foi uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem e que houve aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas de Parasitologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651
10.18378/rebes.v10i1.7651
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v10i1.7651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/7164
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/10277
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/10278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 1 (2020); 70-79
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 70-79
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 1 (2020); 70-79
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666921906176