Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar a aplicação de um jogo de tabuleiro na forma de tapete, como ferramenta de ensino e aprendizagem de conteúdos da área de Parasitologia. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa com a observação das jogadas e quantitativa através da utilização de um questionário antes e após a execução do jogo, aos graduandos dos cursos de Biomedicina e Medicina de uma Universidade Pública e Enfermagem e Farmácia de uma Universidade Particular. O questionário continha seis questões objetivas e cinco questões sobre a satisfação do tapete como uma ferramenta de ensino. Quando os estudantes de todos os cursos foram indagados: “o jogo aplicado é de fácil entendimento” e se eles “possuíam afinidade por alguma metodologia lúdica”, 46 alunos (92%) responderam que sim; 47 (94%) se identificaram com essa metodologia lúdica; 45 estudantes (90%) acham que mais atividades lúdicas como esta deveriam ser propostas em sala de aula e 48 alunos (98%) afirmaram que o jogo auxiliou na fixação do assunto, devido a estes resultados, observamos que a utilização desta atividade lúdica em sala de aula foi uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem e que houve aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas de Parasitologia. |
id |
GVAA-2_c8aa21285a1da8b04801a98aabfc19c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/7651 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologiaJogosLúdicoParasitologia.O objetivo deste estudo foi investigar a aplicação de um jogo de tabuleiro na forma de tapete, como ferramenta de ensino e aprendizagem de conteúdos da área de Parasitologia. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa com a observação das jogadas e quantitativa através da utilização de um questionário antes e após a execução do jogo, aos graduandos dos cursos de Biomedicina e Medicina de uma Universidade Pública e Enfermagem e Farmácia de uma Universidade Particular. O questionário continha seis questões objetivas e cinco questões sobre a satisfação do tapete como uma ferramenta de ensino. Quando os estudantes de todos os cursos foram indagados: “o jogo aplicado é de fácil entendimento” e se eles “possuíam afinidade por alguma metodologia lúdica”, 46 alunos (92%) responderam que sim; 47 (94%) se identificaram com essa metodologia lúdica; 45 estudantes (90%) acham que mais atividades lúdicas como esta deveriam ser propostas em sala de aula e 48 alunos (98%) afirmaram que o jogo auxiliou na fixação do assunto, devido a estes resultados, observamos que a utilização desta atividade lúdica em sala de aula foi uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem e que houve aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas de Parasitologia.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/765110.18378/rebes.v10i1.7651Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 1 (2020); 70-79Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 70-79Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 1 (2020); 70-792358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/7164https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/10277https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/10278Copyright (c) 2020 Karina Rodrigues dos Santos, Maria Patrícia Freitas de Lemos, HEMILLY OLIVEIRA ARAUJO, JONATHAN OLIVEIRA DE, SEVERINO CAVALCANTE DE Sousa JR, BELISA MARIA DA SILVA MELO FONSECAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Karina Rodrigues dosde Lemos, Maria Patrícia FreitasAraújo, Hemilly Oliveirade Oliveira, Jonathande Sousa Júnior, Severino CavalcanteMelo Fonseca, Belisa Maria da Silva2022-01-28T10:17:13Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7651Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:17:13Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia |
title |
Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia |
spellingShingle |
Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia Santos, Karina Rodrigues dos Jogos Lúdico Parasitologia. |
title_short |
Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia |
title_full |
Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia |
title_fullStr |
Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia |
title_full_unstemmed |
Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia |
title_sort |
Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia |
author |
Santos, Karina Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Karina Rodrigues dos de Lemos, Maria Patrícia Freitas Araújo, Hemilly Oliveira de Oliveira, Jonathan de Sousa Júnior, Severino Cavalcante Melo Fonseca, Belisa Maria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
de Lemos, Maria Patrícia Freitas Araújo, Hemilly Oliveira de Oliveira, Jonathan de Sousa Júnior, Severino Cavalcante Melo Fonseca, Belisa Maria da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Karina Rodrigues dos de Lemos, Maria Patrícia Freitas Araújo, Hemilly Oliveira de Oliveira, Jonathan de Sousa Júnior, Severino Cavalcante Melo Fonseca, Belisa Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Lúdico Parasitologia. |
topic |
Jogos Lúdico Parasitologia. |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar a aplicação de um jogo de tabuleiro na forma de tapete, como ferramenta de ensino e aprendizagem de conteúdos da área de Parasitologia. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa com a observação das jogadas e quantitativa através da utilização de um questionário antes e após a execução do jogo, aos graduandos dos cursos de Biomedicina e Medicina de uma Universidade Pública e Enfermagem e Farmácia de uma Universidade Particular. O questionário continha seis questões objetivas e cinco questões sobre a satisfação do tapete como uma ferramenta de ensino. Quando os estudantes de todos os cursos foram indagados: “o jogo aplicado é de fácil entendimento” e se eles “possuíam afinidade por alguma metodologia lúdica”, 46 alunos (92%) responderam que sim; 47 (94%) se identificaram com essa metodologia lúdica; 45 estudantes (90%) acham que mais atividades lúdicas como esta deveriam ser propostas em sala de aula e 48 alunos (98%) afirmaram que o jogo auxiliou na fixação do assunto, devido a estes resultados, observamos que a utilização desta atividade lúdica em sala de aula foi uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem e que houve aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas de Parasitologia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651 10.18378/rebes.v10i1.7651 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v10i1.7651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/7164 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/10277 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/10278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 1 (2020); 70-79 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 70-79 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 1 (2020); 70-79 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666921906176 |