A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hofmann, Maria Angélica
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35821
Resumo: O presente trabalho visa pesquisar a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças em sala de aula, onde convivem diariamente, em busca de novos saberes. Para isto, em primeiro momento procuro explicitar de forma contextualizada como ocorre esse desenvolvimento, em diferentes áreas do conhecimento, e em seguida, faço relação com um fazer pedagógico que inclui minha prática em sala de aula, a partir do estágio realizado numa escola municipal, dando ênfase ao projeto desenvolvido durante o mesmo, destacando as reflexões semanais advindas desta prática, com a finalidade de reafirmar a importância do lúdico como instrumento pedagógico no auxilio no processo de alfabetização da criança, independente de sua clientela, seja ela PNEE ou não. Até porque, cada vez mais nossas escolas estão inseridas no processo de inclusão, onde novas práticas tornam-se essenciais para atingir todos os alunos, contribuindo para o desenvolvimento global da criança, incluindo sua socialização e inclusão. Assim, também convivemos com escolas especiais, que atendem alunos com necessidades especiais, e igualmente voltadas ao desenvolvimento deste aluno como um todo, procurando valorizar suas habilidades, de forma mais prazerosa possível, incluindo em sua ação pedagógica o fazer lúdico. Com a finalidade de analisar como vem sendo esta prática para o educador da escola de estágio e para o educador de escola especial (facilitadora ou não da aprendizagem), resolvi realizar duas entrevistas: primeiro com os educadores da escola onde fiz meu estágio (onde trabalho atualmente) e para uma educadora de escola especial (ex-colega), finalizando meu TCC , analisando nos dois últimos capítulos as referidas entrevistas.
id UFRGS-2_0c2d9e0a89a7df1c1cc894a45c7eba4c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35821
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hofmann, Maria AngélicaSilva, Rosimeri Aquino da2011-12-22T01:19:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/35821000815798O presente trabalho visa pesquisar a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças em sala de aula, onde convivem diariamente, em busca de novos saberes. Para isto, em primeiro momento procuro explicitar de forma contextualizada como ocorre esse desenvolvimento, em diferentes áreas do conhecimento, e em seguida, faço relação com um fazer pedagógico que inclui minha prática em sala de aula, a partir do estágio realizado numa escola municipal, dando ênfase ao projeto desenvolvido durante o mesmo, destacando as reflexões semanais advindas desta prática, com a finalidade de reafirmar a importância do lúdico como instrumento pedagógico no auxilio no processo de alfabetização da criança, independente de sua clientela, seja ela PNEE ou não. Até porque, cada vez mais nossas escolas estão inseridas no processo de inclusão, onde novas práticas tornam-se essenciais para atingir todos os alunos, contribuindo para o desenvolvimento global da criança, incluindo sua socialização e inclusão. Assim, também convivemos com escolas especiais, que atendem alunos com necessidades especiais, e igualmente voltadas ao desenvolvimento deste aluno como um todo, procurando valorizar suas habilidades, de forma mais prazerosa possível, incluindo em sua ação pedagógica o fazer lúdico. Com a finalidade de analisar como vem sendo esta prática para o educador da escola de estágio e para o educador de escola especial (facilitadora ou não da aprendizagem), resolvi realizar duas entrevistas: primeiro com os educadores da escola onde fiz meu estágio (onde trabalho atualmente) e para uma educadora de escola especial (ex-colega), finalizando meu TCC , analisando nos dois últimos capítulos as referidas entrevistas.application/pdfporLudicidadeJogoA ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815798.pdf.txt000815798.pdf.txtExtracted Texttext/plain82812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/2/000815798.pdf.txtac9773e0073f9ee8a96c89892e483ef7MD52ORIGINAL000815798.pdf000815798.pdfTexto completoapplication/pdf487082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/1/000815798.pdf559117908aff87031d7a651b181e347bMD51THUMBNAIL000815798.pdf.jpg000815798.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/3/000815798.pdf.jpg467423969e4520cd0daefa67905bf802MD5310183/358212018-10-05 08:29:05.214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35821Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:29:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem
title A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem
spellingShingle A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem
Hofmann, Maria Angélica
Ludicidade
Jogo
title_short A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem
title_full A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem
title_fullStr A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem
title_sort A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem
author Hofmann, Maria Angélica
author_facet Hofmann, Maria Angélica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofmann, Maria Angélica
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Jogo
topic Ludicidade
Jogo
description O presente trabalho visa pesquisar a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças em sala de aula, onde convivem diariamente, em busca de novos saberes. Para isto, em primeiro momento procuro explicitar de forma contextualizada como ocorre esse desenvolvimento, em diferentes áreas do conhecimento, e em seguida, faço relação com um fazer pedagógico que inclui minha prática em sala de aula, a partir do estágio realizado numa escola municipal, dando ênfase ao projeto desenvolvido durante o mesmo, destacando as reflexões semanais advindas desta prática, com a finalidade de reafirmar a importância do lúdico como instrumento pedagógico no auxilio no processo de alfabetização da criança, independente de sua clientela, seja ela PNEE ou não. Até porque, cada vez mais nossas escolas estão inseridas no processo de inclusão, onde novas práticas tornam-se essenciais para atingir todos os alunos, contribuindo para o desenvolvimento global da criança, incluindo sua socialização e inclusão. Assim, também convivemos com escolas especiais, que atendem alunos com necessidades especiais, e igualmente voltadas ao desenvolvimento deste aluno como um todo, procurando valorizar suas habilidades, de forma mais prazerosa possível, incluindo em sua ação pedagógica o fazer lúdico. Com a finalidade de analisar como vem sendo esta prática para o educador da escola de estágio e para o educador de escola especial (facilitadora ou não da aprendizagem), resolvi realizar duas entrevistas: primeiro com os educadores da escola onde fiz meu estágio (onde trabalho atualmente) e para uma educadora de escola especial (ex-colega), finalizando meu TCC , analisando nos dois últimos capítulos as referidas entrevistas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-22T01:19:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35821
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000815798
url http://hdl.handle.net/10183/35821
identifier_str_mv 000815798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/2/000815798.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/1/000815798.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/3/000815798.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ac9773e0073f9ee8a96c89892e483ef7
559117908aff87031d7a651b181e347b
467423969e4520cd0daefa67905bf802
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419659481088