A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35821 |
Resumo: | O presente trabalho visa pesquisar a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças em sala de aula, onde convivem diariamente, em busca de novos saberes. Para isto, em primeiro momento procuro explicitar de forma contextualizada como ocorre esse desenvolvimento, em diferentes áreas do conhecimento, e em seguida, faço relação com um fazer pedagógico que inclui minha prática em sala de aula, a partir do estágio realizado numa escola municipal, dando ênfase ao projeto desenvolvido durante o mesmo, destacando as reflexões semanais advindas desta prática, com a finalidade de reafirmar a importância do lúdico como instrumento pedagógico no auxilio no processo de alfabetização da criança, independente de sua clientela, seja ela PNEE ou não. Até porque, cada vez mais nossas escolas estão inseridas no processo de inclusão, onde novas práticas tornam-se essenciais para atingir todos os alunos, contribuindo para o desenvolvimento global da criança, incluindo sua socialização e inclusão. Assim, também convivemos com escolas especiais, que atendem alunos com necessidades especiais, e igualmente voltadas ao desenvolvimento deste aluno como um todo, procurando valorizar suas habilidades, de forma mais prazerosa possível, incluindo em sua ação pedagógica o fazer lúdico. Com a finalidade de analisar como vem sendo esta prática para o educador da escola de estágio e para o educador de escola especial (facilitadora ou não da aprendizagem), resolvi realizar duas entrevistas: primeiro com os educadores da escola onde fiz meu estágio (onde trabalho atualmente) e para uma educadora de escola especial (ex-colega), finalizando meu TCC , analisando nos dois últimos capítulos as referidas entrevistas. |
id |
UFRGS-2_0c2d9e0a89a7df1c1cc894a45c7eba4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35821 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hofmann, Maria AngélicaSilva, Rosimeri Aquino da2011-12-22T01:19:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/35821000815798O presente trabalho visa pesquisar a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças em sala de aula, onde convivem diariamente, em busca de novos saberes. Para isto, em primeiro momento procuro explicitar de forma contextualizada como ocorre esse desenvolvimento, em diferentes áreas do conhecimento, e em seguida, faço relação com um fazer pedagógico que inclui minha prática em sala de aula, a partir do estágio realizado numa escola municipal, dando ênfase ao projeto desenvolvido durante o mesmo, destacando as reflexões semanais advindas desta prática, com a finalidade de reafirmar a importância do lúdico como instrumento pedagógico no auxilio no processo de alfabetização da criança, independente de sua clientela, seja ela PNEE ou não. Até porque, cada vez mais nossas escolas estão inseridas no processo de inclusão, onde novas práticas tornam-se essenciais para atingir todos os alunos, contribuindo para o desenvolvimento global da criança, incluindo sua socialização e inclusão. Assim, também convivemos com escolas especiais, que atendem alunos com necessidades especiais, e igualmente voltadas ao desenvolvimento deste aluno como um todo, procurando valorizar suas habilidades, de forma mais prazerosa possível, incluindo em sua ação pedagógica o fazer lúdico. Com a finalidade de analisar como vem sendo esta prática para o educador da escola de estágio e para o educador de escola especial (facilitadora ou não da aprendizagem), resolvi realizar duas entrevistas: primeiro com os educadores da escola onde fiz meu estágio (onde trabalho atualmente) e para uma educadora de escola especial (ex-colega), finalizando meu TCC , analisando nos dois últimos capítulos as referidas entrevistas.application/pdfporLudicidadeJogoA ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815798.pdf.txt000815798.pdf.txtExtracted Texttext/plain82812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/2/000815798.pdf.txtac9773e0073f9ee8a96c89892e483ef7MD52ORIGINAL000815798.pdf000815798.pdfTexto completoapplication/pdf487082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/1/000815798.pdf559117908aff87031d7a651b181e347bMD51THUMBNAIL000815798.pdf.jpg000815798.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/3/000815798.pdf.jpg467423969e4520cd0daefa67905bf802MD5310183/358212018-10-05 08:29:05.214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35821Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:29:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem |
title |
A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem |
spellingShingle |
A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem Hofmann, Maria Angélica Ludicidade Jogo |
title_short |
A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem |
title_full |
A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem |
title_fullStr |
A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem |
title_sort |
A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem |
author |
Hofmann, Maria Angélica |
author_facet |
Hofmann, Maria Angélica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hofmann, Maria Angélica |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Jogo |
topic |
Ludicidade Jogo |
description |
O presente trabalho visa pesquisar a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças em sala de aula, onde convivem diariamente, em busca de novos saberes. Para isto, em primeiro momento procuro explicitar de forma contextualizada como ocorre esse desenvolvimento, em diferentes áreas do conhecimento, e em seguida, faço relação com um fazer pedagógico que inclui minha prática em sala de aula, a partir do estágio realizado numa escola municipal, dando ênfase ao projeto desenvolvido durante o mesmo, destacando as reflexões semanais advindas desta prática, com a finalidade de reafirmar a importância do lúdico como instrumento pedagógico no auxilio no processo de alfabetização da criança, independente de sua clientela, seja ela PNEE ou não. Até porque, cada vez mais nossas escolas estão inseridas no processo de inclusão, onde novas práticas tornam-se essenciais para atingir todos os alunos, contribuindo para o desenvolvimento global da criança, incluindo sua socialização e inclusão. Assim, também convivemos com escolas especiais, que atendem alunos com necessidades especiais, e igualmente voltadas ao desenvolvimento deste aluno como um todo, procurando valorizar suas habilidades, de forma mais prazerosa possível, incluindo em sua ação pedagógica o fazer lúdico. Com a finalidade de analisar como vem sendo esta prática para o educador da escola de estágio e para o educador de escola especial (facilitadora ou não da aprendizagem), resolvi realizar duas entrevistas: primeiro com os educadores da escola onde fiz meu estágio (onde trabalho atualmente) e para uma educadora de escola especial (ex-colega), finalizando meu TCC , analisando nos dois últimos capítulos as referidas entrevistas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-22T01:19:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35821 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000815798 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35821 |
identifier_str_mv |
000815798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/2/000815798.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/1/000815798.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35821/3/000815798.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac9773e0073f9ee8a96c89892e483ef7 559117908aff87031d7a651b181e347b 467423969e4520cd0daefa67905bf802 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419659481088 |