As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salustino, Maria do Socorro Moraes Nascimento
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, José Ozildo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4113
Resumo: A Psicopedagogia surgiu no século XIX, mais precisamente na França, como sendo o fruto de um movimento de colaboração entre educadores, filósofos e médicos em busca de soluções para os problemas de aprendizagem. Atualmente a psicopedagogia tem sido uma das áreas de conhecimento que tem gerado grande interesse nos profissionais ligados à educação. A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação profissional voltada para a temática do sujeito que aprende. Para que a aprendizagem aconteça é necessário a compreensão de que no ambiente escolar ou fora dele diversos fatores influenciam o processo de aprendizagem, tais como: os fatores físico, emocional, psicológico, pedagógico, social, cultural, etc. De modo geral, o psicopedagogo atua no processo de aprendizagem, observando e detectando possíveis perturbações nesse processo.  Como a adolescência é uma fase complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano. E que nesse período ocorrem muitas transformações no corpo, que interferem diretamente na evolução da personalidade e na atuação pessoal em sociedade, o desenvolvimento das relações interpessoais nessa fase são mais complexas. Fundamentado em diversos teóricos, o presente artigo tem por objetivo geral mostrar a importância das relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica. Através da presente pesquisa foi possível perceber a necessidade de cada vez mais inserir o psicopedagogo no ambiente escolar, já que ele atua de forma preventiva, capaz estimular as relações interpessoais entre os indivíduos, de analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma aprendizagem significativa.   Palavras-chave: Psicopedagogia. Adolescência. Relações interpessoais.
id GVAA-2_d39cca479f68dff657d79df711c09fde
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/4113
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógicaA Psicopedagogia surgiu no século XIX, mais precisamente na França, como sendo o fruto de um movimento de colaboração entre educadores, filósofos e médicos em busca de soluções para os problemas de aprendizagem. Atualmente a psicopedagogia tem sido uma das áreas de conhecimento que tem gerado grande interesse nos profissionais ligados à educação. A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação profissional voltada para a temática do sujeito que aprende. Para que a aprendizagem aconteça é necessário a compreensão de que no ambiente escolar ou fora dele diversos fatores influenciam o processo de aprendizagem, tais como: os fatores físico, emocional, psicológico, pedagógico, social, cultural, etc. De modo geral, o psicopedagogo atua no processo de aprendizagem, observando e detectando possíveis perturbações nesse processo.  Como a adolescência é uma fase complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano. E que nesse período ocorrem muitas transformações no corpo, que interferem diretamente na evolução da personalidade e na atuação pessoal em sociedade, o desenvolvimento das relações interpessoais nessa fase são mais complexas. Fundamentado em diversos teóricos, o presente artigo tem por objetivo geral mostrar a importância das relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica. Através da presente pesquisa foi possível perceber a necessidade de cada vez mais inserir o psicopedagogo no ambiente escolar, já que ele atua de forma preventiva, capaz estimular as relações interpessoais entre os indivíduos, de analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma aprendizagem significativa.   Palavras-chave: Psicopedagogia. Adolescência. Relações interpessoais.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/411310.18378/rebes.v5i3.4113Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 3 (2015)Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 3 (2015)Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 3 (2015)2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4113/3645Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalustino, Maria do Socorro Moraes NascimentoSantos, José Ozildo dos2016-03-24T11:17:41Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4113Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-03-24T11:17:41Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica
title As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica
spellingShingle As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica
Salustino, Maria do Socorro Moraes Nascimento
title_short As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica
title_full As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica
title_fullStr As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica
title_full_unstemmed As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica
title_sort As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica
author Salustino, Maria do Socorro Moraes Nascimento
author_facet Salustino, Maria do Socorro Moraes Nascimento
Santos, José Ozildo dos
author_role author
author2 Santos, José Ozildo dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salustino, Maria do Socorro Moraes Nascimento
Santos, José Ozildo dos
description A Psicopedagogia surgiu no século XIX, mais precisamente na França, como sendo o fruto de um movimento de colaboração entre educadores, filósofos e médicos em busca de soluções para os problemas de aprendizagem. Atualmente a psicopedagogia tem sido uma das áreas de conhecimento que tem gerado grande interesse nos profissionais ligados à educação. A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação profissional voltada para a temática do sujeito que aprende. Para que a aprendizagem aconteça é necessário a compreensão de que no ambiente escolar ou fora dele diversos fatores influenciam o processo de aprendizagem, tais como: os fatores físico, emocional, psicológico, pedagógico, social, cultural, etc. De modo geral, o psicopedagogo atua no processo de aprendizagem, observando e detectando possíveis perturbações nesse processo.  Como a adolescência é uma fase complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano. E que nesse período ocorrem muitas transformações no corpo, que interferem diretamente na evolução da personalidade e na atuação pessoal em sociedade, o desenvolvimento das relações interpessoais nessa fase são mais complexas. Fundamentado em diversos teóricos, o presente artigo tem por objetivo geral mostrar a importância das relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica. Através da presente pesquisa foi possível perceber a necessidade de cada vez mais inserir o psicopedagogo no ambiente escolar, já que ele atua de forma preventiva, capaz estimular as relações interpessoais entre os indivíduos, de analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma aprendizagem significativa.   Palavras-chave: Psicopedagogia. Adolescência. Relações interpessoais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4113
10.18378/rebes.v5i3.4113
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4113
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v5i3.4113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4113/3645
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 3 (2015)
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 3 (2015)
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 3 (2015)
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666227748864