As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4113 |
Resumo: | A Psicopedagogia surgiu no século XIX, mais precisamente na França, como sendo o fruto de um movimento de colaboração entre educadores, filósofos e médicos em busca de soluções para os problemas de aprendizagem. Atualmente a psicopedagogia tem sido uma das áreas de conhecimento que tem gerado grande interesse nos profissionais ligados à educação. A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação profissional voltada para a temática do sujeito que aprende. Para que a aprendizagem aconteça é necessário a compreensão de que no ambiente escolar ou fora dele diversos fatores influenciam o processo de aprendizagem, tais como: os fatores físico, emocional, psicológico, pedagógico, social, cultural, etc. De modo geral, o psicopedagogo atua no processo de aprendizagem, observando e detectando possíveis perturbações nesse processo. Como a adolescência é uma fase complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano. E que nesse período ocorrem muitas transformações no corpo, que interferem diretamente na evolução da personalidade e na atuação pessoal em sociedade, o desenvolvimento das relações interpessoais nessa fase são mais complexas. Fundamentado em diversos teóricos, o presente artigo tem por objetivo geral mostrar a importância das relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica. Através da presente pesquisa foi possível perceber a necessidade de cada vez mais inserir o psicopedagogo no ambiente escolar, já que ele atua de forma preventiva, capaz estimular as relações interpessoais entre os indivíduos, de analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Psicopedagogia. Adolescência. Relações interpessoais. |
id |
GVAA-2_d39cca479f68dff657d79df711c09fde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/4113 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógicaA Psicopedagogia surgiu no século XIX, mais precisamente na França, como sendo o fruto de um movimento de colaboração entre educadores, filósofos e médicos em busca de soluções para os problemas de aprendizagem. Atualmente a psicopedagogia tem sido uma das áreas de conhecimento que tem gerado grande interesse nos profissionais ligados à educação. A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação profissional voltada para a temática do sujeito que aprende. Para que a aprendizagem aconteça é necessário a compreensão de que no ambiente escolar ou fora dele diversos fatores influenciam o processo de aprendizagem, tais como: os fatores físico, emocional, psicológico, pedagógico, social, cultural, etc. De modo geral, o psicopedagogo atua no processo de aprendizagem, observando e detectando possíveis perturbações nesse processo. Como a adolescência é uma fase complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano. E que nesse período ocorrem muitas transformações no corpo, que interferem diretamente na evolução da personalidade e na atuação pessoal em sociedade, o desenvolvimento das relações interpessoais nessa fase são mais complexas. Fundamentado em diversos teóricos, o presente artigo tem por objetivo geral mostrar a importância das relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica. Através da presente pesquisa foi possível perceber a necessidade de cada vez mais inserir o psicopedagogo no ambiente escolar, já que ele atua de forma preventiva, capaz estimular as relações interpessoais entre os indivíduos, de analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Psicopedagogia. Adolescência. Relações interpessoais.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/411310.18378/rebes.v5i3.4113Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 3 (2015)Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 3 (2015)Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 3 (2015)2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4113/3645Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalustino, Maria do Socorro Moraes NascimentoSantos, José Ozildo dos2016-03-24T11:17:41Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4113Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-03-24T11:17:41Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica |
title |
As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica |
spellingShingle |
As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica Salustino, Maria do Socorro Moraes Nascimento |
title_short |
As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica |
title_full |
As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica |
title_fullStr |
As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica |
title_full_unstemmed |
As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica |
title_sort |
As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica |
author |
Salustino, Maria do Socorro Moraes Nascimento |
author_facet |
Salustino, Maria do Socorro Moraes Nascimento Santos, José Ozildo dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, José Ozildo dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salustino, Maria do Socorro Moraes Nascimento Santos, José Ozildo dos |
description |
A Psicopedagogia surgiu no século XIX, mais precisamente na França, como sendo o fruto de um movimento de colaboração entre educadores, filósofos e médicos em busca de soluções para os problemas de aprendizagem. Atualmente a psicopedagogia tem sido uma das áreas de conhecimento que tem gerado grande interesse nos profissionais ligados à educação. A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação profissional voltada para a temática do sujeito que aprende. Para que a aprendizagem aconteça é necessário a compreensão de que no ambiente escolar ou fora dele diversos fatores influenciam o processo de aprendizagem, tais como: os fatores físico, emocional, psicológico, pedagógico, social, cultural, etc. De modo geral, o psicopedagogo atua no processo de aprendizagem, observando e detectando possíveis perturbações nesse processo. Como a adolescência é uma fase complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano. E que nesse período ocorrem muitas transformações no corpo, que interferem diretamente na evolução da personalidade e na atuação pessoal em sociedade, o desenvolvimento das relações interpessoais nessa fase são mais complexas. Fundamentado em diversos teóricos, o presente artigo tem por objetivo geral mostrar a importância das relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica. Através da presente pesquisa foi possível perceber a necessidade de cada vez mais inserir o psicopedagogo no ambiente escolar, já que ele atua de forma preventiva, capaz estimular as relações interpessoais entre os indivíduos, de analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Psicopedagogia. Adolescência. Relações interpessoais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4113 10.18378/rebes.v5i3.4113 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4113 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v5i3.4113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4113/3645 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 3 (2015) Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 3 (2015) Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 3 (2015) 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666227748864 |