Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paula Cristina de Sousa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Sousa, Juliane Carla Medeiros, Nogueira, Emanuely Rolim, Sousa, Milena Nunes Alves de, Assis, Elisangela Vilar, Dias, Michel Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6943
Resumo: O objetivo desse estudo foi verificar a qualidade de vida e as condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia da Faculdade Santa Maria. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem quantitativa de cunho analítico-descritivo. O estudo foi composto por 100 estudantes do curso de fisioterapia, a amostra se deu por conveniência e de forma aleatória. Foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores, contendo dados sobre o perfil sociodemográfico e condições de saúde. Foi utilizado o questionário Short Form-36 (SF-36) e o Self Report Questionnaire (SQR-20) para avaliação da saúde mental. Observou o predomino de sexo feminino (85%), faixa etária de 18 a 25 anos (81%) e solteiros (89%), não fumantes (95%), que consomem bebidas alcoólicas (50%), realizam atividade física (64%) e apresentando alterações na coluna vertebral (27%). Sobre a qualidade de vida, os domínios que apresentaram maiores percentuais foram os aspectos funcionais com a média de 97,8 e os aspectos emocionais com 97,3. De acordo com os índices encontrados da SRQ-20, o valor total do escore encontra-se com média 5, e os intervalos de confiança se situando entre 4,3 e 5,7, indicando assim, os estudantes de fisioterapia não apresentam transtornos mentais comuns. O estudo verificou que os discentes apresentam problemas relacionados à sua condição de saúde, indicando que esses estudantes apresentam qualidade de vida comprometida. Sobre os transtornos mentais, os resultados indicam que os participantes não apresentam nenhum tipo de transtorno ou distúrbio psiquiátrico que possa trazer prejuízos na aprendizagem dos mesmos.
id GVAA-2_d656ac796eb4e28d3d2dff615404b572
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6943
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapiaQualidade de vida. Condições de saúde. Ensino superior. Estudantes.O objetivo desse estudo foi verificar a qualidade de vida e as condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia da Faculdade Santa Maria. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem quantitativa de cunho analítico-descritivo. O estudo foi composto por 100 estudantes do curso de fisioterapia, a amostra se deu por conveniência e de forma aleatória. Foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores, contendo dados sobre o perfil sociodemográfico e condições de saúde. Foi utilizado o questionário Short Form-36 (SF-36) e o Self Report Questionnaire (SQR-20) para avaliação da saúde mental. Observou o predomino de sexo feminino (85%), faixa etária de 18 a 25 anos (81%) e solteiros (89%), não fumantes (95%), que consomem bebidas alcoólicas (50%), realizam atividade física (64%) e apresentando alterações na coluna vertebral (27%). Sobre a qualidade de vida, os domínios que apresentaram maiores percentuais foram os aspectos funcionais com a média de 97,8 e os aspectos emocionais com 97,3. De acordo com os índices encontrados da SRQ-20, o valor total do escore encontra-se com média 5, e os intervalos de confiança se situando entre 4,3 e 5,7, indicando assim, os estudantes de fisioterapia não apresentam transtornos mentais comuns. O estudo verificou que os discentes apresentam problemas relacionados à sua condição de saúde, indicando que esses estudantes apresentam qualidade de vida comprometida. Sobre os transtornos mentais, os resultados indicam que os participantes não apresentam nenhum tipo de transtorno ou distúrbio psiquiátrico que possa trazer prejuízos na aprendizagem dos mesmos.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/694310.18378/rebes.v9i4.6943Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 10-17Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 10-17Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 10-172358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6943/6472Copyright (c) 2019 Paula Cristina de Sousa Silva, Juliane Carla Medeiros de Sousa, Emanuely Rolim Nogueira, Milena Nunes Alves de Sousa, Elisangela Vilar Assis, Michel Jorge Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Paula Cristina de Sousade Sousa, Juliane Carla MedeirosNogueira, Emanuely RolimSousa, Milena Nunes Alves deAssis, Elisangela VilarDias, Michel Jorge2020-03-02T19:54:03Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6943Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:03Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia
title Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia
spellingShingle Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia
Silva, Paula Cristina de Sousa
Qualidade de vida. Condições de saúde. Ensino superior. Estudantes.
title_short Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia
title_full Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia
title_fullStr Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia
title_full_unstemmed Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia
title_sort Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia
author Silva, Paula Cristina de Sousa
author_facet Silva, Paula Cristina de Sousa
de Sousa, Juliane Carla Medeiros
Nogueira, Emanuely Rolim
Sousa, Milena Nunes Alves de
Assis, Elisangela Vilar
Dias, Michel Jorge
author_role author
author2 de Sousa, Juliane Carla Medeiros
Nogueira, Emanuely Rolim
Sousa, Milena Nunes Alves de
Assis, Elisangela Vilar
Dias, Michel Jorge
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paula Cristina de Sousa
de Sousa, Juliane Carla Medeiros
Nogueira, Emanuely Rolim
Sousa, Milena Nunes Alves de
Assis, Elisangela Vilar
Dias, Michel Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida. Condições de saúde. Ensino superior. Estudantes.
topic Qualidade de vida. Condições de saúde. Ensino superior. Estudantes.
description O objetivo desse estudo foi verificar a qualidade de vida e as condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia da Faculdade Santa Maria. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem quantitativa de cunho analítico-descritivo. O estudo foi composto por 100 estudantes do curso de fisioterapia, a amostra se deu por conveniência e de forma aleatória. Foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores, contendo dados sobre o perfil sociodemográfico e condições de saúde. Foi utilizado o questionário Short Form-36 (SF-36) e o Self Report Questionnaire (SQR-20) para avaliação da saúde mental. Observou o predomino de sexo feminino (85%), faixa etária de 18 a 25 anos (81%) e solteiros (89%), não fumantes (95%), que consomem bebidas alcoólicas (50%), realizam atividade física (64%) e apresentando alterações na coluna vertebral (27%). Sobre a qualidade de vida, os domínios que apresentaram maiores percentuais foram os aspectos funcionais com a média de 97,8 e os aspectos emocionais com 97,3. De acordo com os índices encontrados da SRQ-20, o valor total do escore encontra-se com média 5, e os intervalos de confiança se situando entre 4,3 e 5,7, indicando assim, os estudantes de fisioterapia não apresentam transtornos mentais comuns. O estudo verificou que os discentes apresentam problemas relacionados à sua condição de saúde, indicando que esses estudantes apresentam qualidade de vida comprometida. Sobre os transtornos mentais, os resultados indicam que os participantes não apresentam nenhum tipo de transtorno ou distúrbio psiquiátrico que possa trazer prejuízos na aprendizagem dos mesmos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6943
10.18378/rebes.v9i4.6943
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6943
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i4.6943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6943/6472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 10-17
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 10-17
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 10-17
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666847457280