Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Erivaldo Santos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Vanessa Lôbo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598
Resumo: A formação profissional em saúde não tem atendido os anseios da população brasileira em decorrência do seu  modelo linear, tecnicista e fragmentado. As fragilidades na formação docente favorecem o modelo de ensino pautado na figura do professor. As metodologias ativas de ensino, por sua vez contrapõe essa lógica. Uma das ferramentas didáticas da metodologia ativa é o estudo de caso. Essa ferramenta tem sido utilizada em muitas áreas do conhecimento, como é o caso da saúde. Objetivou-se relatar sobre a construção de estudos de caso para o ensino em saúde coletiva no âmbito do curso de Fisioterapia de uma Universidade de Alagoas na  perspectiva do discente monitor. O presente estudo trata-se de um artigo de relato de experiência de caráter descritivo, resultado da vivência enquanto discente monitor da disciplina de Saúde e Sociedade IV do quarto ano (oitavo semestre) do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas. Foram construídos três estudos de casos fictícios em que se abordou o território rural, a periferia urbana e o território indígena, todos pautados nas políticas afirmativas e necessidade de um olhar ampliado de saúde na formação do Fisioterapeuta. Percebeu-se, que o processo de construção dos estudos de caso pelo monitor, bem como a sua resolução pelos demais estudantes é capaz de impactar diretamente a formação profissional destes e corroborar com uma geração de Fisioterapeutas mais preparados para atender as demandas de saúde da população. Palavras-chave: Estudo de casos; Educação em Saúde Pública; Formação profissional; Monitoria.
id GVAA-2_de025f2d112d8a677eb5b854195dab9c
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6598
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de FisioterapiaEstudo de casosEducação em Saúde PúblicaFormação profissionalMonitoriaA formação profissional em saúde não tem atendido os anseios da população brasileira em decorrência do seu  modelo linear, tecnicista e fragmentado. As fragilidades na formação docente favorecem o modelo de ensino pautado na figura do professor. As metodologias ativas de ensino, por sua vez contrapõe essa lógica. Uma das ferramentas didáticas da metodologia ativa é o estudo de caso. Essa ferramenta tem sido utilizada em muitas áreas do conhecimento, como é o caso da saúde. Objetivou-se relatar sobre a construção de estudos de caso para o ensino em saúde coletiva no âmbito do curso de Fisioterapia de uma Universidade de Alagoas na  perspectiva do discente monitor. O presente estudo trata-se de um artigo de relato de experiência de caráter descritivo, resultado da vivência enquanto discente monitor da disciplina de Saúde e Sociedade IV do quarto ano (oitavo semestre) do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas. Foram construídos três estudos de casos fictícios em que se abordou o território rural, a periferia urbana e o território indígena, todos pautados nas políticas afirmativas e necessidade de um olhar ampliado de saúde na formação do Fisioterapeuta. Percebeu-se, que o processo de construção dos estudos de caso pelo monitor, bem como a sua resolução pelos demais estudantes é capaz de impactar diretamente a formação profissional destes e corroborar com uma geração de Fisioterapeutas mais preparados para atender as demandas de saúde da população. Palavras-chave: Estudo de casos; Educação em Saúde Pública; Formação profissional; Monitoria. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/659810.18378/rebes.v9i3.6598Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 37-43Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 37-43Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 37-432358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598/6341https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598/9973Copyright (c) 2019 Erivaldo Santos de Lima, Vanessa Lôbo de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Erivaldo Santos deCarvalho, Vanessa Lôbo de2020-01-14T18:36:58Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6598Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:36:58Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia
title Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia
spellingShingle Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia
Lima, Erivaldo Santos de
Estudo de casos
Educação em Saúde Pública
Formação profissional
Monitoria
title_short Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia
title_full Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia
title_fullStr Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia
title_full_unstemmed Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia
title_sort Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia
author Lima, Erivaldo Santos de
author_facet Lima, Erivaldo Santos de
Carvalho, Vanessa Lôbo de
author_role author
author2 Carvalho, Vanessa Lôbo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Erivaldo Santos de
Carvalho, Vanessa Lôbo de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de casos
Educação em Saúde Pública
Formação profissional
Monitoria
topic Estudo de casos
Educação em Saúde Pública
Formação profissional
Monitoria
description A formação profissional em saúde não tem atendido os anseios da população brasileira em decorrência do seu  modelo linear, tecnicista e fragmentado. As fragilidades na formação docente favorecem o modelo de ensino pautado na figura do professor. As metodologias ativas de ensino, por sua vez contrapõe essa lógica. Uma das ferramentas didáticas da metodologia ativa é o estudo de caso. Essa ferramenta tem sido utilizada em muitas áreas do conhecimento, como é o caso da saúde. Objetivou-se relatar sobre a construção de estudos de caso para o ensino em saúde coletiva no âmbito do curso de Fisioterapia de uma Universidade de Alagoas na  perspectiva do discente monitor. O presente estudo trata-se de um artigo de relato de experiência de caráter descritivo, resultado da vivência enquanto discente monitor da disciplina de Saúde e Sociedade IV do quarto ano (oitavo semestre) do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas. Foram construídos três estudos de casos fictícios em que se abordou o território rural, a periferia urbana e o território indígena, todos pautados nas políticas afirmativas e necessidade de um olhar ampliado de saúde na formação do Fisioterapeuta. Percebeu-se, que o processo de construção dos estudos de caso pelo monitor, bem como a sua resolução pelos demais estudantes é capaz de impactar diretamente a formação profissional destes e corroborar com uma geração de Fisioterapeutas mais preparados para atender as demandas de saúde da população. Palavras-chave: Estudo de casos; Educação em Saúde Pública; Formação profissional; Monitoria.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598
10.18378/rebes.v9i3.6598
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i3.6598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598/6341
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598/9973
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Erivaldo Santos de Lima, Vanessa Lôbo de Carvalho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Erivaldo Santos de Lima, Vanessa Lôbo de Carvalho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 37-43
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 37-43
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 37-43
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666825437184