Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598 |
Resumo: | A formação profissional em saúde não tem atendido os anseios da população brasileira em decorrência do seu modelo linear, tecnicista e fragmentado. As fragilidades na formação docente favorecem o modelo de ensino pautado na figura do professor. As metodologias ativas de ensino, por sua vez contrapõe essa lógica. Uma das ferramentas didáticas da metodologia ativa é o estudo de caso. Essa ferramenta tem sido utilizada em muitas áreas do conhecimento, como é o caso da saúde. Objetivou-se relatar sobre a construção de estudos de caso para o ensino em saúde coletiva no âmbito do curso de Fisioterapia de uma Universidade de Alagoas na perspectiva do discente monitor. O presente estudo trata-se de um artigo de relato de experiência de caráter descritivo, resultado da vivência enquanto discente monitor da disciplina de Saúde e Sociedade IV do quarto ano (oitavo semestre) do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas. Foram construídos três estudos de casos fictícios em que se abordou o território rural, a periferia urbana e o território indígena, todos pautados nas políticas afirmativas e necessidade de um olhar ampliado de saúde na formação do Fisioterapeuta. Percebeu-se, que o processo de construção dos estudos de caso pelo monitor, bem como a sua resolução pelos demais estudantes é capaz de impactar diretamente a formação profissional destes e corroborar com uma geração de Fisioterapeutas mais preparados para atender as demandas de saúde da população. Palavras-chave: Estudo de casos; Educação em Saúde Pública; Formação profissional; Monitoria. |
id |
GVAA-2_de025f2d112d8a677eb5b854195dab9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/6598 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de FisioterapiaEstudo de casosEducação em Saúde PúblicaFormação profissionalMonitoriaA formação profissional em saúde não tem atendido os anseios da população brasileira em decorrência do seu modelo linear, tecnicista e fragmentado. As fragilidades na formação docente favorecem o modelo de ensino pautado na figura do professor. As metodologias ativas de ensino, por sua vez contrapõe essa lógica. Uma das ferramentas didáticas da metodologia ativa é o estudo de caso. Essa ferramenta tem sido utilizada em muitas áreas do conhecimento, como é o caso da saúde. Objetivou-se relatar sobre a construção de estudos de caso para o ensino em saúde coletiva no âmbito do curso de Fisioterapia de uma Universidade de Alagoas na perspectiva do discente monitor. O presente estudo trata-se de um artigo de relato de experiência de caráter descritivo, resultado da vivência enquanto discente monitor da disciplina de Saúde e Sociedade IV do quarto ano (oitavo semestre) do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas. Foram construídos três estudos de casos fictícios em que se abordou o território rural, a periferia urbana e o território indígena, todos pautados nas políticas afirmativas e necessidade de um olhar ampliado de saúde na formação do Fisioterapeuta. Percebeu-se, que o processo de construção dos estudos de caso pelo monitor, bem como a sua resolução pelos demais estudantes é capaz de impactar diretamente a formação profissional destes e corroborar com uma geração de Fisioterapeutas mais preparados para atender as demandas de saúde da população. Palavras-chave: Estudo de casos; Educação em Saúde Pública; Formação profissional; Monitoria. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/659810.18378/rebes.v9i3.6598Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 37-43Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 37-43Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 37-432358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598/6341https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598/9973Copyright (c) 2019 Erivaldo Santos de Lima, Vanessa Lôbo de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Erivaldo Santos deCarvalho, Vanessa Lôbo de2020-01-14T18:36:58Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6598Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:36:58Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia |
title |
Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia |
spellingShingle |
Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia Lima, Erivaldo Santos de Estudo de casos Educação em Saúde Pública Formação profissional Monitoria |
title_short |
Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia |
title_full |
Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia |
title_fullStr |
Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia |
title_full_unstemmed |
Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia |
title_sort |
Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia |
author |
Lima, Erivaldo Santos de |
author_facet |
Lima, Erivaldo Santos de Carvalho, Vanessa Lôbo de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Vanessa Lôbo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Erivaldo Santos de Carvalho, Vanessa Lôbo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de casos Educação em Saúde Pública Formação profissional Monitoria |
topic |
Estudo de casos Educação em Saúde Pública Formação profissional Monitoria |
description |
A formação profissional em saúde não tem atendido os anseios da população brasileira em decorrência do seu modelo linear, tecnicista e fragmentado. As fragilidades na formação docente favorecem o modelo de ensino pautado na figura do professor. As metodologias ativas de ensino, por sua vez contrapõe essa lógica. Uma das ferramentas didáticas da metodologia ativa é o estudo de caso. Essa ferramenta tem sido utilizada em muitas áreas do conhecimento, como é o caso da saúde. Objetivou-se relatar sobre a construção de estudos de caso para o ensino em saúde coletiva no âmbito do curso de Fisioterapia de uma Universidade de Alagoas na perspectiva do discente monitor. O presente estudo trata-se de um artigo de relato de experiência de caráter descritivo, resultado da vivência enquanto discente monitor da disciplina de Saúde e Sociedade IV do quarto ano (oitavo semestre) do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas. Foram construídos três estudos de casos fictícios em que se abordou o território rural, a periferia urbana e o território indígena, todos pautados nas políticas afirmativas e necessidade de um olhar ampliado de saúde na formação do Fisioterapeuta. Percebeu-se, que o processo de construção dos estudos de caso pelo monitor, bem como a sua resolução pelos demais estudantes é capaz de impactar diretamente a formação profissional destes e corroborar com uma geração de Fisioterapeutas mais preparados para atender as demandas de saúde da população. Palavras-chave: Estudo de casos; Educação em Saúde Pública; Formação profissional; Monitoria. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598 10.18378/rebes.v9i3.6598 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i3.6598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598/6341 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6598/9973 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Erivaldo Santos de Lima, Vanessa Lôbo de Carvalho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Erivaldo Santos de Lima, Vanessa Lôbo de Carvalho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 37-43 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 37-43 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 37-43 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666825437184 |