O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Murilo Carvalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira, Antônio Nunes, Lavor, Otávio Paulino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8496
Resumo: A Iniciação Científica, que hoje em dia faz parte da vida de muitos estudantes, teve iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com o intuito de trazer a pesquisa científica para a vida do aluno, com remuneração. Dessa forma, o aluno adquire mais experiência em todos os sentidos, seja para mercado de trabalho, pesquisa, até mesmo na leitura de dados. Diante disso, essa pesquisa traz relatos feitos por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica, com informações e comentários sobre o papel que o vínculo de bolsista tem ou teve em suas vidas acadêmicas, em que as respostas foram realizadas através de e-mail e aplicativos de redes sociais. Os resultados obtidos mostram que a iniciação científica cumpre um papel de incentivar a pesquisa, gerando maior preparação e experiência para o aluno por meio do contato científico com pesquisadores, assim como o ajudar na carreira acadêmica e profissional.
id GVAA-2_ec0c6b9d6ed00572bfdc5deb15e78241
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/8496
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciênciaBolsistaRemuneraçãoIncentivo.A Iniciação Científica, que hoje em dia faz parte da vida de muitos estudantes, teve iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com o intuito de trazer a pesquisa científica para a vida do aluno, com remuneração. Dessa forma, o aluno adquire mais experiência em todos os sentidos, seja para mercado de trabalho, pesquisa, até mesmo na leitura de dados. Diante disso, essa pesquisa traz relatos feitos por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica, com informações e comentários sobre o papel que o vínculo de bolsista tem ou teve em suas vidas acadêmicas, em que as respostas foram realizadas através de e-mail e aplicativos de redes sociais. Os resultados obtidos mostram que a iniciação científica cumpre um papel de incentivar a pesquisa, gerando maior preparação e experiência para o aluno por meio do contato científico com pesquisadores, assim como o ajudar na carreira acadêmica e profissional.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/849610.18378/rebes.v11i1.8496Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 1 (2021); 44-48Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 44-48Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 1 (2021); 44-482358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8496/8167Copyright (c) 2021 Murilo Carvalho Feitosa, Antônio Nunes de Oliveira, Otávio Paulino Lavorinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Murilo Carvalhode Oliveira, Antônio NunesLavor, Otávio Paulino2022-01-28T10:16:06Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8496Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:06Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência
title O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência
spellingShingle O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência
Feitosa, Murilo Carvalho
Bolsista
Remuneração
Incentivo.
title_short O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência
title_full O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência
title_fullStr O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência
title_full_unstemmed O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência
title_sort O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência
author Feitosa, Murilo Carvalho
author_facet Feitosa, Murilo Carvalho
de Oliveira, Antônio Nunes
Lavor, Otávio Paulino
author_role author
author2 de Oliveira, Antônio Nunes
Lavor, Otávio Paulino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Murilo Carvalho
de Oliveira, Antônio Nunes
Lavor, Otávio Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Bolsista
Remuneração
Incentivo.
topic Bolsista
Remuneração
Incentivo.
description A Iniciação Científica, que hoje em dia faz parte da vida de muitos estudantes, teve iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com o intuito de trazer a pesquisa científica para a vida do aluno, com remuneração. Dessa forma, o aluno adquire mais experiência em todos os sentidos, seja para mercado de trabalho, pesquisa, até mesmo na leitura de dados. Diante disso, essa pesquisa traz relatos feitos por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica, com informações e comentários sobre o papel que o vínculo de bolsista tem ou teve em suas vidas acadêmicas, em que as respostas foram realizadas através de e-mail e aplicativos de redes sociais. Os resultados obtidos mostram que a iniciação científica cumpre um papel de incentivar a pesquisa, gerando maior preparação e experiência para o aluno por meio do contato científico com pesquisadores, assim como o ajudar na carreira acadêmica e profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8496
10.18378/rebes.v11i1.8496
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8496
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v11i1.8496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8496/8167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Murilo Carvalho Feitosa, Antônio Nunes de Oliveira, Otávio Paulino Lavor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Murilo Carvalho Feitosa, Antônio Nunes de Oliveira, Otávio Paulino Lavor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 1 (2021); 44-48
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 44-48
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 1 (2021); 44-48
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1828215646633066496