O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8496 |
Resumo: | A Iniciação Científica, que hoje em dia faz parte da vida de muitos estudantes, teve iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com o intuito de trazer a pesquisa científica para a vida do aluno, com remuneração. Dessa forma, o aluno adquire mais experiência em todos os sentidos, seja para mercado de trabalho, pesquisa, até mesmo na leitura de dados. Diante disso, essa pesquisa traz relatos feitos por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica, com informações e comentários sobre o papel que o vínculo de bolsista tem ou teve em suas vidas acadêmicas, em que as respostas foram realizadas através de e-mail e aplicativos de redes sociais. Os resultados obtidos mostram que a iniciação científica cumpre um papel de incentivar a pesquisa, gerando maior preparação e experiência para o aluno por meio do contato científico com pesquisadores, assim como o ajudar na carreira acadêmica e profissional. |
id |
GVAA-2_ec0c6b9d6ed00572bfdc5deb15e78241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/8496 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciênciaBolsistaRemuneraçãoIncentivo.A Iniciação Científica, que hoje em dia faz parte da vida de muitos estudantes, teve iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com o intuito de trazer a pesquisa científica para a vida do aluno, com remuneração. Dessa forma, o aluno adquire mais experiência em todos os sentidos, seja para mercado de trabalho, pesquisa, até mesmo na leitura de dados. Diante disso, essa pesquisa traz relatos feitos por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica, com informações e comentários sobre o papel que o vínculo de bolsista tem ou teve em suas vidas acadêmicas, em que as respostas foram realizadas através de e-mail e aplicativos de redes sociais. Os resultados obtidos mostram que a iniciação científica cumpre um papel de incentivar a pesquisa, gerando maior preparação e experiência para o aluno por meio do contato científico com pesquisadores, assim como o ajudar na carreira acadêmica e profissional.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/849610.18378/rebes.v11i1.8496Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 1 (2021); 44-48Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 44-48Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 1 (2021); 44-482358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8496/8167Copyright (c) 2021 Murilo Carvalho Feitosa, Antônio Nunes de Oliveira, Otávio Paulino Lavorinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Murilo Carvalhode Oliveira, Antônio NunesLavor, Otávio Paulino2022-01-28T10:16:06Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8496Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:06Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência |
title |
O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência |
spellingShingle |
O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência Feitosa, Murilo Carvalho Bolsista Remuneração Incentivo. |
title_short |
O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência |
title_full |
O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência |
title_fullStr |
O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência |
title_full_unstemmed |
O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência |
title_sort |
O papel da Iniciação Científica na graduação e o despertar para a ciência |
author |
Feitosa, Murilo Carvalho |
author_facet |
Feitosa, Murilo Carvalho de Oliveira, Antônio Nunes Lavor, Otávio Paulino |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Antônio Nunes Lavor, Otávio Paulino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Murilo Carvalho de Oliveira, Antônio Nunes Lavor, Otávio Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bolsista Remuneração Incentivo. |
topic |
Bolsista Remuneração Incentivo. |
description |
A Iniciação Científica, que hoje em dia faz parte da vida de muitos estudantes, teve iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com o intuito de trazer a pesquisa científica para a vida do aluno, com remuneração. Dessa forma, o aluno adquire mais experiência em todos os sentidos, seja para mercado de trabalho, pesquisa, até mesmo na leitura de dados. Diante disso, essa pesquisa traz relatos feitos por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica, com informações e comentários sobre o papel que o vínculo de bolsista tem ou teve em suas vidas acadêmicas, em que as respostas foram realizadas através de e-mail e aplicativos de redes sociais. Os resultados obtidos mostram que a iniciação científica cumpre um papel de incentivar a pesquisa, gerando maior preparação e experiência para o aluno por meio do contato científico com pesquisadores, assim como o ajudar na carreira acadêmica e profissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8496 10.18378/rebes.v11i1.8496 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8496 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v11i1.8496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8496/8167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Murilo Carvalho Feitosa, Antônio Nunes de Oliveira, Otávio Paulino Lavor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Murilo Carvalho Feitosa, Antônio Nunes de Oliveira, Otávio Paulino Lavor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 1 (2021); 44-48 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 44-48 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 1 (2021); 44-48 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1828215646633066496 |