O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ATUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, EDILMA FERREIRA DE
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: VASCONCELOS, TATIANA CRISTINA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2052
Resumo: Embora apresente desenvolvimento recente, a Psicopedagogia na realidade surgiu no século XIX, na Europa, mais precisamente na França, como sendo o fruto de um movimento de colaboração entre educadores, filósofos e médicos em busca de soluções para os problemas da aprendizagem. No princípio, a psicopedagogia esteve voltada para a busca e o desenvolvimento de metodologias, que melhor atendessem aos portadores de dificuldades, tendo como objetivo fazer a reeducação ou a remediação e desta forma promover o desaparecimento do sintoma. A psicopedagogia possui seu foco de atenção voltado para a compreensão do processo de aprendizagem, procurando entender a relação que o aprendiz estabelece com essa atividade. Como se preocupa com os problemas de aprendizagem, o psicopedagogo deve ocupar-se inicialmente com o processo de aprendizagem, ou seja, como se aprende, como essa aprendizagem varia, e como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las. Fundamentado em vários teóricos, o presente artigo teve por objetivo geral analisar o papel exercido pelo psicopedagogo no contexto atual. Através da presente pesquisa foi possível perceber que na instituição escolar, o psicopedagogo é extremamente importante porque ele é capaz de estimular o desenvolvimento de relações interpessoais, o estabelecimento de vínculos, a utilização de métodos de ensino compatíveis com as mais recentes concepções a respeito desse processo. E que o psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e orientar a escola, principalmente, no que diz respeito aos diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem, atuando, assim, de forma preventiva. Palavras-chave: Psicopedagogia. Desenvolvimento. Contexto atual.
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