O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ATUAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2052 |
Resumo: | Embora apresente desenvolvimento recente, a Psicopedagogia na realidade surgiu no século XIX, na Europa, mais precisamente na França, como sendo o fruto de um movimento de colaboração entre educadores, filósofos e médicos em busca de soluções para os problemas da aprendizagem. No princípio, a psicopedagogia esteve voltada para a busca e o desenvolvimento de metodologias, que melhor atendessem aos portadores de dificuldades, tendo como objetivo fazer a reeducação ou a remediação e desta forma promover o desaparecimento do sintoma. A psicopedagogia possui seu foco de atenção voltado para a compreensão do processo de aprendizagem, procurando entender a relação que o aprendiz estabelece com essa atividade. Como se preocupa com os problemas de aprendizagem, o psicopedagogo deve ocupar-se inicialmente com o processo de aprendizagem, ou seja, como se aprende, como essa aprendizagem varia, e como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las. Fundamentado em vários teóricos, o presente artigo teve por objetivo geral analisar o papel exercido pelo psicopedagogo no contexto atual. Através da presente pesquisa foi possível perceber que na instituição escolar, o psicopedagogo é extremamente importante porque ele é capaz de estimular o desenvolvimento de relações interpessoais, o estabelecimento de vínculos, a utilização de métodos de ensino compatíveis com as mais recentes concepções a respeito desse processo. E que o psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e orientar a escola, principalmente, no que diz respeito aos diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem, atuando, assim, de forma preventiva. Palavras-chave: Psicopedagogia. Desenvolvimento. Contexto atual. |
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O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ATUALEmbora apresente desenvolvimento recente, a Psicopedagogia na realidade surgiu no século XIX, na Europa, mais precisamente na França, como sendo o fruto de um movimento de colaboração entre educadores, filósofos e médicos em busca de soluções para os problemas da aprendizagem. No princípio, a psicopedagogia esteve voltada para a busca e o desenvolvimento de metodologias, que melhor atendessem aos portadores de dificuldades, tendo como objetivo fazer a reeducação ou a remediação e desta forma promover o desaparecimento do sintoma. A psicopedagogia possui seu foco de atenção voltado para a compreensão do processo de aprendizagem, procurando entender a relação que o aprendiz estabelece com essa atividade. Como se preocupa com os problemas de aprendizagem, o psicopedagogo deve ocupar-se inicialmente com o processo de aprendizagem, ou seja, como se aprende, como essa aprendizagem varia, e como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las. Fundamentado em vários teóricos, o presente artigo teve por objetivo geral analisar o papel exercido pelo psicopedagogo no contexto atual. Através da presente pesquisa foi possível perceber que na instituição escolar, o psicopedagogo é extremamente importante porque ele é capaz de estimular o desenvolvimento de relações interpessoais, o estabelecimento de vínculos, a utilização de métodos de ensino compatíveis com as mais recentes concepções a respeito desse processo. E que o psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e orientar a escola, principalmente, no que diz respeito aos diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem, atuando, assim, de forma preventiva. Palavras-chave: Psicopedagogia. Desenvolvimento. Contexto atual.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2052Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 2 No. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 53-58Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 53-58Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 2 n. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 53-582358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2052/1629SOUSA, EDILMA FERREIRA DEVASCONCELOS, TATIANA CRISTINAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T18:24:27Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2052Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T18:24:27Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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