Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Kelly Cristina Duarte de Macêdo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Kézia Cortez da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2050
Resumo: Trata-se de um estudo, no qual se adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo mostrar a importância da avaliação no processo educativo. A avaliação vem sendo estudada desde o início do século XX. Graça ao seu processo evolutivo, a avaliação possibilita a visualização dos resultados relativos aos objetivos traçados para o ensino. Possibilita observar se os alunos já alcançaram um determinado desenvolvimento no processo educativo ou se apresentam algum tipo de dificuldades. Para que realmente a avaliação cumpra o seu papel é preciso repensar a sua prática, para que ela seja possível de desenvolver trabalhos significativos, fazendo com que o ato de avaliar seja visto como compensador do aproveitamento escolar. Não é possível entender a avaliação de forma isolada. Ela reflete uma concepção de educação, de escola e de sociedade, sendo um reflexo desses ambientes. Com o presente trabalho pode-se perceber que o processo avaliativo é dinâmico e pode ser promovido através de diferentes formas. Assim, cabe ao professor escolher aquela que melhor se adapta ao seu processo educativo. Independente da forma escolhida, a avaliação deve ter sempre um caráter continuado, para que o aluno seja avaliado durante todo o ano letivo e por tudo que faz no contexto da sala de aula.
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