Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2050 |
Resumo: | Trata-se de um estudo, no qual se adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo mostrar a importância da avaliação no processo educativo. A avaliação vem sendo estudada desde o início do século XX. Graça ao seu processo evolutivo, a avaliação possibilita a visualização dos resultados relativos aos objetivos traçados para o ensino. Possibilita observar se os alunos já alcançaram um determinado desenvolvimento no processo educativo ou se apresentam algum tipo de dificuldades. Para que realmente a avaliação cumpra o seu papel é preciso repensar a sua prática, para que ela seja possível de desenvolver trabalhos significativos, fazendo com que o ato de avaliar seja visto como compensador do aproveitamento escolar. Não é possível entender a avaliação de forma isolada. Ela reflete uma concepção de educação, de escola e de sociedade, sendo um reflexo desses ambientes. Com o presente trabalho pode-se perceber que o processo avaliativo é dinâmico e pode ser promovido através de diferentes formas. Assim, cabe ao professor escolher aquela que melhor se adapta ao seu processo educativo. Independente da forma escolhida, a avaliação deve ter sempre um caráter continuado, para que o aluno seja avaliado durante todo o ano letivo e por tudo que faz no contexto da sala de aula. |
id |
GVAA-2_f95386d34501ae19eb7ba005172813ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/2050 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricosTrata-se de um estudo, no qual se adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo mostrar a importância da avaliação no processo educativo. A avaliação vem sendo estudada desde o início do século XX. Graça ao seu processo evolutivo, a avaliação possibilita a visualização dos resultados relativos aos objetivos traçados para o ensino. Possibilita observar se os alunos já alcançaram um determinado desenvolvimento no processo educativo ou se apresentam algum tipo de dificuldades. Para que realmente a avaliação cumpra o seu papel é preciso repensar a sua prática, para que ela seja possível de desenvolver trabalhos significativos, fazendo com que o ato de avaliar seja visto como compensador do aproveitamento escolar. Não é possível entender a avaliação de forma isolada. Ela reflete uma concepção de educação, de escola e de sociedade, sendo um reflexo desses ambientes. Com o presente trabalho pode-se perceber que o processo avaliativo é dinâmico e pode ser promovido através de diferentes formas. Assim, cabe ao professor escolher aquela que melhor se adapta ao seu processo educativo. Independente da forma escolhida, a avaliação deve ter sempre um caráter continuado, para que o aluno seja avaliado durante todo o ano letivo e por tudo que faz no contexto da sala de aula.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2050Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 2 No. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 2 n. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2050/1602Vieira, Kelly Cristina Duarte de MacêdoSilva, Kézia Cortez dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T18:27:04Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2050Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T18:27:04Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos |
title |
Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos |
spellingShingle |
Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos Vieira, Kelly Cristina Duarte de Macêdo |
title_short |
Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos |
title_full |
Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos |
title_fullStr |
Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos |
title_full_unstemmed |
Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos |
title_sort |
Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos |
author |
Vieira, Kelly Cristina Duarte de Macêdo |
author_facet |
Vieira, Kelly Cristina Duarte de Macêdo Silva, Kézia Cortez da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Kézia Cortez da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Kelly Cristina Duarte de Macêdo Silva, Kézia Cortez da |
description |
Trata-se de um estudo, no qual se adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo mostrar a importância da avaliação no processo educativo. A avaliação vem sendo estudada desde o início do século XX. Graça ao seu processo evolutivo, a avaliação possibilita a visualização dos resultados relativos aos objetivos traçados para o ensino. Possibilita observar se os alunos já alcançaram um determinado desenvolvimento no processo educativo ou se apresentam algum tipo de dificuldades. Para que realmente a avaliação cumpra o seu papel é preciso repensar a sua prática, para que ela seja possível de desenvolver trabalhos significativos, fazendo com que o ato de avaliar seja visto como compensador do aproveitamento escolar. Não é possível entender a avaliação de forma isolada. Ela reflete uma concepção de educação, de escola e de sociedade, sendo um reflexo desses ambientes. Com o presente trabalho pode-se perceber que o processo avaliativo é dinâmico e pode ser promovido através de diferentes formas. Assim, cabe ao professor escolher aquela que melhor se adapta ao seu processo educativo. Independente da forma escolhida, a avaliação deve ter sempre um caráter continuado, para que o aluno seja avaliado durante todo o ano letivo e por tudo que faz no contexto da sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2050 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2050/1602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 2 No. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 2 n. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665249427456 |