Sistemas de produção de mandioca em treze municípios da Região Sudoeste da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Fábio Martins de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Viana,Anselmo Eloy Silveira, Cardoso,Carlos Estevão Leite, Matsumoto,Sylvana Naomi, Gomes,Izaltiene Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052009000300017
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de avaliar as práticas culturais utilizadas no cultivo da mandioca em 13 municípios da Região Sudoeste da Bahia. Foram aplicados 848 questionários durante o primeiro semestre de 2005. A amostragem foi realizada por município, com coleta de informações sobre variedades utilizadas, origem do material de plantio, época de plantio, método de plantio e espaçamento, consorciação, manejo de plantas daninhas, ocorrência de pragas e doenças e época de colheita. Os dados foram submetidos à análise de frequência simples de ocorrência das alternativas apresentadas nos questionários, usando-se os programas SAEG 9.1 e Excel 2003. O sistema de produção foi caracterizado pela reduzida adoção de tecnologias agronômicas. A maioria dos produtores não usa técnicas como plantio em espaçamento apropriado e regular, predominando o cultivo de variedades tradicionais, colhidas geralmente com 18 a 24 meses após o plantio, feito em sistema de consórcio, predominando o uso do feijão e do milho.
id IAC-1_1470d56128f683191acdda2549af0387
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87052009000300017
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Sistemas de produção de mandioca em treze municípios da Região Sudoeste da BahiaManihot esculenta Crantzproduçãopráticas de manejoO objetivo deste trabalho foi o de avaliar as práticas culturais utilizadas no cultivo da mandioca em 13 municípios da Região Sudoeste da Bahia. Foram aplicados 848 questionários durante o primeiro semestre de 2005. A amostragem foi realizada por município, com coleta de informações sobre variedades utilizadas, origem do material de plantio, época de plantio, método de plantio e espaçamento, consorciação, manejo de plantas daninhas, ocorrência de pragas e doenças e época de colheita. Os dados foram submetidos à análise de frequência simples de ocorrência das alternativas apresentadas nos questionários, usando-se os programas SAEG 9.1 e Excel 2003. O sistema de produção foi caracterizado pela reduzida adoção de tecnologias agronômicas. A maioria dos produtores não usa técnicas como plantio em espaçamento apropriado e regular, predominando o cultivo de variedades tradicionais, colhidas geralmente com 18 a 24 meses após o plantio, feito em sistema de consórcio, predominando o uso do feijão e do milho.Instituto Agronômico de Campinas2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052009000300017Bragantia v.68 n.3 2009reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87052009000300017info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Fábio Martins deViana,Anselmo Eloy SilveiraCardoso,Carlos Estevão LeiteMatsumoto,Sylvana NaomiGomes,Izaltiene Rodriguespor2009-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87052009000300017Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2009-12-07T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de produção de mandioca em treze municípios da Região Sudoeste da Bahia
title Sistemas de produção de mandioca em treze municípios da Região Sudoeste da Bahia
spellingShingle Sistemas de produção de mandioca em treze municípios da Região Sudoeste da Bahia
Carvalho,Fábio Martins de
Manihot esculenta Crantz
produção
práticas de manejo
title_short Sistemas de produção de mandioca em treze municípios da Região Sudoeste da Bahia
title_full Sistemas de produção de mandioca em treze municípios da Região Sudoeste da Bahia
title_fullStr Sistemas de produção de mandioca em treze municípios da Região Sudoeste da Bahia
title_full_unstemmed Sistemas de produção de mandioca em treze municípios da Região Sudoeste da Bahia
title_sort Sistemas de produção de mandioca em treze municípios da Região Sudoeste da Bahia
author Carvalho,Fábio Martins de
author_facet Carvalho,Fábio Martins de
Viana,Anselmo Eloy Silveira
Cardoso,Carlos Estevão Leite
Matsumoto,Sylvana Naomi
Gomes,Izaltiene Rodrigues
author_role author
author2 Viana,Anselmo Eloy Silveira
Cardoso,Carlos Estevão Leite
Matsumoto,Sylvana Naomi
Gomes,Izaltiene Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Fábio Martins de
Viana,Anselmo Eloy Silveira
Cardoso,Carlos Estevão Leite
Matsumoto,Sylvana Naomi
Gomes,Izaltiene Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Manihot esculenta Crantz
produção
práticas de manejo
topic Manihot esculenta Crantz
produção
práticas de manejo
description O objetivo deste trabalho foi o de avaliar as práticas culturais utilizadas no cultivo da mandioca em 13 municípios da Região Sudoeste da Bahia. Foram aplicados 848 questionários durante o primeiro semestre de 2005. A amostragem foi realizada por município, com coleta de informações sobre variedades utilizadas, origem do material de plantio, época de plantio, método de plantio e espaçamento, consorciação, manejo de plantas daninhas, ocorrência de pragas e doenças e época de colheita. Os dados foram submetidos à análise de frequência simples de ocorrência das alternativas apresentadas nos questionários, usando-se os programas SAEG 9.1 e Excel 2003. O sistema de produção foi caracterizado pela reduzida adoção de tecnologias agronômicas. A maioria dos produtores não usa técnicas como plantio em espaçamento apropriado e regular, predominando o cultivo de variedades tradicionais, colhidas geralmente com 18 a 24 meses após o plantio, feito em sistema de consórcio, predominando o uso do feijão e do milho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052009000300017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052009000300017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87052009000300017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.68 n.3 2009
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193300534853632