Ocorrência dos principais defeitos do café em várias fases de maturação dos frutos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,A.
Data de Publicação: 1970
Outros Autores: Garrutti,Ruth S., Teixeira,Aldir A., Pupo,Leda M., Monaco,L. C
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051970000100020
Resumo: A ocorrência dos principais defeitos do café - grãos de película verde, grãos prêtos e grãos ardidos - foi estudada nos anos de 1967 e 1968, em Campinas, colhendo-se plantas, mensalmente, de abril a março do ano seguinte. Em cada colheita a produção total foi separada nas frações frutos verdes, meio maduro, maduro, passa, sêco normal, "sêco anormal" e café do chão. Nessas frações foi determinada a presença dos referidos defeitos. O defeito, "grão verde", em várias tonalidades, foi encontrado com maior freqüência nas frações de frutos verdes e, em ordem decrescente, nas frações sêco anormal, meio maduro, maduro, passa, sêco normal e sêco do chão. Os dados mostram que os chamados grãos verdes na verdade não provêm exclusivamente de frutos colhidos verdes, pois ocorreram com freqüência em tôdas as frações estudadas. Os grãos ardidos tiveram freqüência mais elevada na fração sêco do chão e decresceram nas frações sêco normal, sêco anormal, verde, meio maduro, maduro e passa. Essa ocorrência, em tôdas as frações estudadas, indica que tal defeito deve resultar de várias causas, e não apenas de fermentações anormais, como geralmente é considerado. O defeito "grão prêto" apareceu com maior freqüência no café sêco do chão e, em ordem decrescente, nos frutos sêco normal e sêco anormal, não ocorrendo nas demais frações. Os resultados mostram a conveniência de colhêr apenas o café maduro, quando então se verificar a menor quantidade dos defeitos estudados. Sugerem também ser recomendável uma revisão na designação dos defeitos, a fim de evitar interpretações errôneas na classificação comercial.
id IAC-1_309d2955a64c5262f9da9c936482418a
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87051970000100020
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Ocorrência dos principais defeitos do café em várias fases de maturação dos frutosA ocorrência dos principais defeitos do café - grãos de película verde, grãos prêtos e grãos ardidos - foi estudada nos anos de 1967 e 1968, em Campinas, colhendo-se plantas, mensalmente, de abril a março do ano seguinte. Em cada colheita a produção total foi separada nas frações frutos verdes, meio maduro, maduro, passa, sêco normal, "sêco anormal" e café do chão. Nessas frações foi determinada a presença dos referidos defeitos. O defeito, "grão verde", em várias tonalidades, foi encontrado com maior freqüência nas frações de frutos verdes e, em ordem decrescente, nas frações sêco anormal, meio maduro, maduro, passa, sêco normal e sêco do chão. Os dados mostram que os chamados grãos verdes na verdade não provêm exclusivamente de frutos colhidos verdes, pois ocorreram com freqüência em tôdas as frações estudadas. Os grãos ardidos tiveram freqüência mais elevada na fração sêco do chão e decresceram nas frações sêco normal, sêco anormal, verde, meio maduro, maduro e passa. Essa ocorrência, em tôdas as frações estudadas, indica que tal defeito deve resultar de várias causas, e não apenas de fermentações anormais, como geralmente é considerado. O defeito "grão prêto" apareceu com maior freqüência no café sêco do chão e, em ordem decrescente, nos frutos sêco normal e sêco anormal, não ocorrendo nas demais frações. Os resultados mostram a conveniência de colhêr apenas o café maduro, quando então se verificar a menor quantidade dos defeitos estudados. Sugerem também ser recomendável uma revisão na designação dos defeitos, a fim de evitar interpretações errôneas na classificação comercial.Instituto Agronômico de Campinas1970-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051970000100020Bragantia v.29 n.unico 1970reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87051970000100020info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,A.Garrutti,Ruth S.Teixeira,Aldir A.Pupo,Leda M.Monaco,L. Cpor2009-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87051970000100020Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2009-03-18T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência dos principais defeitos do café em várias fases de maturação dos frutos
title Ocorrência dos principais defeitos do café em várias fases de maturação dos frutos
spellingShingle Ocorrência dos principais defeitos do café em várias fases de maturação dos frutos
Carvalho,A.
title_short Ocorrência dos principais defeitos do café em várias fases de maturação dos frutos
title_full Ocorrência dos principais defeitos do café em várias fases de maturação dos frutos
title_fullStr Ocorrência dos principais defeitos do café em várias fases de maturação dos frutos
title_full_unstemmed Ocorrência dos principais defeitos do café em várias fases de maturação dos frutos
title_sort Ocorrência dos principais defeitos do café em várias fases de maturação dos frutos
author Carvalho,A.
author_facet Carvalho,A.
Garrutti,Ruth S.
Teixeira,Aldir A.
Pupo,Leda M.
Monaco,L. C
author_role author
author2 Garrutti,Ruth S.
Teixeira,Aldir A.
Pupo,Leda M.
Monaco,L. C
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,A.
Garrutti,Ruth S.
Teixeira,Aldir A.
Pupo,Leda M.
Monaco,L. C
description A ocorrência dos principais defeitos do café - grãos de película verde, grãos prêtos e grãos ardidos - foi estudada nos anos de 1967 e 1968, em Campinas, colhendo-se plantas, mensalmente, de abril a março do ano seguinte. Em cada colheita a produção total foi separada nas frações frutos verdes, meio maduro, maduro, passa, sêco normal, "sêco anormal" e café do chão. Nessas frações foi determinada a presença dos referidos defeitos. O defeito, "grão verde", em várias tonalidades, foi encontrado com maior freqüência nas frações de frutos verdes e, em ordem decrescente, nas frações sêco anormal, meio maduro, maduro, passa, sêco normal e sêco do chão. Os dados mostram que os chamados grãos verdes na verdade não provêm exclusivamente de frutos colhidos verdes, pois ocorreram com freqüência em tôdas as frações estudadas. Os grãos ardidos tiveram freqüência mais elevada na fração sêco do chão e decresceram nas frações sêco normal, sêco anormal, verde, meio maduro, maduro e passa. Essa ocorrência, em tôdas as frações estudadas, indica que tal defeito deve resultar de várias causas, e não apenas de fermentações anormais, como geralmente é considerado. O defeito "grão prêto" apareceu com maior freqüência no café sêco do chão e, em ordem decrescente, nos frutos sêco normal e sêco anormal, não ocorrendo nas demais frações. Os resultados mostram a conveniência de colhêr apenas o café maduro, quando então se verificar a menor quantidade dos defeitos estudados. Sugerem também ser recomendável uma revisão na designação dos defeitos, a fim de evitar interpretações errôneas na classificação comercial.
publishDate 1970
dc.date.none.fl_str_mv 1970-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051970000100020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051970000100020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87051970000100020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.29 n.unico 1970
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193293128761344