Desenvolvimento do pessegueiro 'Flordaprince' sob duas intensidades de poda verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Alessandro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Araujo,João Paulo Campos de, Girardi,Eduardo Augusto, Scarpare Filho,João Alexio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052009000300014
Resumo: Pessegueiros 'Flordaprince' [Prunus persica (L.) Batsch] foram submetidos a duas intensidades de poda verde (leve e de renovação), 45 dias após a colheita, com o objetivo de verificar seu efeito sobre o desenvolvimento, a produção, qualidade de frutos e as concentrações de carboidratos solúveis totais em raízes e ramos. O experimento foi realizado em condições de campo, em Piracicaba (SP), durante a safra 2003/2004, utilizando-se 48 plantas em espaçamento de 3,0 m x 1,2 m, sob sistema de líder central. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, constituído de dois tratamentos e doze repetições. A parcela experimental correspondeu a duas plantas, nas quais foram analisados o florescimento efetivo, a densidade de brotação, o crescimento de ramos após a poda verde e após a poda de frutificação, o desenvolvimento, a produção e a qualidade dos frutos e as concentrações de carboidratos solúveis totais presentes em raízes e ramos. A poda de renovação acarretou menor concentração de carboidratos solúveis totais nas raízes durante o período de dormência. Essa poda também reduziu a fixação de frutos e o teor de sólidos solúveis, embora tenha acarretado maior massa individual de frutos. As intensidades de poda verde não influenciaram na concentração de carboidratos solúveis totais em ramos, no desenvolvimento dos frutos e crescimento de ramos após a poda de frutificação. Houve maior acúmulo de carboidratos solúveis totais nas raízes, durante todo o ciclo.
id IAC-1_71fc6ad2aa97f590c44a711e0f1aa7fd
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87052009000300014
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Desenvolvimento do pessegueiro 'Flordaprince' sob duas intensidades de poda verdecarboidratos solúveiscrescimento de ramosfixação de frutos[Prunus persica (L.) Batsch]qualidade de frutosPessegueiros 'Flordaprince' [Prunus persica (L.) Batsch] foram submetidos a duas intensidades de poda verde (leve e de renovação), 45 dias após a colheita, com o objetivo de verificar seu efeito sobre o desenvolvimento, a produção, qualidade de frutos e as concentrações de carboidratos solúveis totais em raízes e ramos. O experimento foi realizado em condições de campo, em Piracicaba (SP), durante a safra 2003/2004, utilizando-se 48 plantas em espaçamento de 3,0 m x 1,2 m, sob sistema de líder central. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, constituído de dois tratamentos e doze repetições. A parcela experimental correspondeu a duas plantas, nas quais foram analisados o florescimento efetivo, a densidade de brotação, o crescimento de ramos após a poda verde e após a poda de frutificação, o desenvolvimento, a produção e a qualidade dos frutos e as concentrações de carboidratos solúveis totais presentes em raízes e ramos. A poda de renovação acarretou menor concentração de carboidratos solúveis totais nas raízes durante o período de dormência. Essa poda também reduziu a fixação de frutos e o teor de sólidos solúveis, embora tenha acarretado maior massa individual de frutos. As intensidades de poda verde não influenciaram na concentração de carboidratos solúveis totais em ramos, no desenvolvimento dos frutos e crescimento de ramos após a poda de frutificação. Houve maior acúmulo de carboidratos solúveis totais nas raízes, durante todo o ciclo.Instituto Agronômico de Campinas2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052009000300014Bragantia v.68 n.3 2009reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87052009000300014info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,AlessandroAraujo,João Paulo Campos deGirardi,Eduardo AugustoScarpare Filho,João Alexiopor2009-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87052009000300014Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2009-12-07T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do pessegueiro 'Flordaprince' sob duas intensidades de poda verde
title Desenvolvimento do pessegueiro 'Flordaprince' sob duas intensidades de poda verde
spellingShingle Desenvolvimento do pessegueiro 'Flordaprince' sob duas intensidades de poda verde
Rodrigues,Alessandro
carboidratos solúveis
crescimento de ramos
fixação de frutos
[Prunus persica (L.) Batsch]
qualidade de frutos
title_short Desenvolvimento do pessegueiro 'Flordaprince' sob duas intensidades de poda verde
title_full Desenvolvimento do pessegueiro 'Flordaprince' sob duas intensidades de poda verde
title_fullStr Desenvolvimento do pessegueiro 'Flordaprince' sob duas intensidades de poda verde
title_full_unstemmed Desenvolvimento do pessegueiro 'Flordaprince' sob duas intensidades de poda verde
title_sort Desenvolvimento do pessegueiro 'Flordaprince' sob duas intensidades de poda verde
author Rodrigues,Alessandro
author_facet Rodrigues,Alessandro
Araujo,João Paulo Campos de
Girardi,Eduardo Augusto
Scarpare Filho,João Alexio
author_role author
author2 Araujo,João Paulo Campos de
Girardi,Eduardo Augusto
Scarpare Filho,João Alexio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Alessandro
Araujo,João Paulo Campos de
Girardi,Eduardo Augusto
Scarpare Filho,João Alexio
dc.subject.por.fl_str_mv carboidratos solúveis
crescimento de ramos
fixação de frutos
[Prunus persica (L.) Batsch]
qualidade de frutos
topic carboidratos solúveis
crescimento de ramos
fixação de frutos
[Prunus persica (L.) Batsch]
qualidade de frutos
description Pessegueiros 'Flordaprince' [Prunus persica (L.) Batsch] foram submetidos a duas intensidades de poda verde (leve e de renovação), 45 dias após a colheita, com o objetivo de verificar seu efeito sobre o desenvolvimento, a produção, qualidade de frutos e as concentrações de carboidratos solúveis totais em raízes e ramos. O experimento foi realizado em condições de campo, em Piracicaba (SP), durante a safra 2003/2004, utilizando-se 48 plantas em espaçamento de 3,0 m x 1,2 m, sob sistema de líder central. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, constituído de dois tratamentos e doze repetições. A parcela experimental correspondeu a duas plantas, nas quais foram analisados o florescimento efetivo, a densidade de brotação, o crescimento de ramos após a poda verde e após a poda de frutificação, o desenvolvimento, a produção e a qualidade dos frutos e as concentrações de carboidratos solúveis totais presentes em raízes e ramos. A poda de renovação acarretou menor concentração de carboidratos solúveis totais nas raízes durante o período de dormência. Essa poda também reduziu a fixação de frutos e o teor de sólidos solúveis, embora tenha acarretado maior massa individual de frutos. As intensidades de poda verde não influenciaram na concentração de carboidratos solúveis totais em ramos, no desenvolvimento dos frutos e crescimento de ramos após a poda de frutificação. Houve maior acúmulo de carboidratos solúveis totais nas raízes, durante todo o ciclo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052009000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052009000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87052009000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.68 n.3 2009
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193300528562176