Adubação da mandioca no estado de São Paulo: Parte I - Efeito da adubação mineral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Normanha,Edgard S.
Data de Publicação: 1951
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051951000300001
Resumo: No presente trabalho são apresentados os resultados obtidos em 14 experiências de adubação mineral com a cultura da mandioca, em alguns tipos de solo do Estado de São Paulo. Foram levadas a efeito experiências em quatro regiões: Sorocaba, em solo Glacial, Salmourão e mistura dessas duas formações; Tietê, em solo Glacial e mistura deste com Corum-bataí; Araras, em terra roxa misturada, já bem explorada, e em Roseira, no Terciário. Os adubos empregados foram os seguintes: sulfato de amônio (20% de N), superfosfato de cálcio (20% de P2O5,) ou farinha de ossos dege-latinados (29% de P2O5) e cloreto de potássio (50% de K(2)0) na base de 80 kg de N, 120 kg de P2O5 e 60 kg de K2O por hectare. Os tratamentos estudados foram os resultantes do emprêgo dêsses adubos, quer isoladamente quer combinados dois a dois, como em fórmulas completas, nas quais se reduziu à metade a dose de todos ou de cada um dos elementos. O adubo fosfatado, utilizado nas fórmulas de cada experiência, foi apenas um dos acima citados, conforme o caso. Os adubos foram aplicados nos sulcos antes do plantio, e bem misturados com a terra. Concluiu-se que o processo de aplicação dos adubos nos sulcos foi prejudicial para a brotação das manivas, principalmente nos casos em que as quantidades dos adubos foram grandes e em que figurou o sulfato de amônio. Êstes resultados sugerem uma experimentação relativa ao modo de aplicação dos adubos também para a mandioca. Estudando-se o efeito das adubações sobre a produção de raízes, constatou-se um efeito favorável do adubo fosfatado em solos pobres do Glacial e de terra Roxa misturada, já bem explorada. Em solo Salmourão, onde as produções de mandioca foram muito boas, a adubação azotada somente, e esta com a fosfatada, foram as melhores. Os ensaios servem de base para um planejamento da experimentação sôbre o assunto também em outros tipos de solo e sob aspectos diferentes, como sejam o da forma de aplicação dos fertilizantes, o da conjugação de adubos minerais com orgânicos e a economia das adubações.
id IAC-1_85c94f34efc91583a71ed4de2cef394c
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87051951000300001
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Adubação da mandioca no estado de São Paulo: Parte I - Efeito da adubação mineralNo presente trabalho são apresentados os resultados obtidos em 14 experiências de adubação mineral com a cultura da mandioca, em alguns tipos de solo do Estado de São Paulo. Foram levadas a efeito experiências em quatro regiões: Sorocaba, em solo Glacial, Salmourão e mistura dessas duas formações; Tietê, em solo Glacial e mistura deste com Corum-bataí; Araras, em terra roxa misturada, já bem explorada, e em Roseira, no Terciário. Os adubos empregados foram os seguintes: sulfato de amônio (20% de N), superfosfato de cálcio (20% de P2O5,) ou farinha de ossos dege-latinados (29% de P2O5) e cloreto de potássio (50% de K(2)0) na base de 80 kg de N, 120 kg de P2O5 e 60 kg de K2O por hectare. Os tratamentos estudados foram os resultantes do emprêgo dêsses adubos, quer isoladamente quer combinados dois a dois, como em fórmulas completas, nas quais se reduziu à metade a dose de todos ou de cada um dos elementos. O adubo fosfatado, utilizado nas fórmulas de cada experiência, foi apenas um dos acima citados, conforme o caso. Os adubos foram aplicados nos sulcos antes do plantio, e bem misturados com a terra. Concluiu-se que o processo de aplicação dos adubos nos sulcos foi prejudicial para a brotação das manivas, principalmente nos casos em que as quantidades dos adubos foram grandes e em que figurou o sulfato de amônio. Êstes resultados sugerem uma experimentação relativa ao modo de aplicação dos adubos também para a mandioca. Estudando-se o efeito das adubações sobre a produção de raízes, constatou-se um efeito favorável do adubo fosfatado em solos pobres do Glacial e de terra Roxa misturada, já bem explorada. Em solo Salmourão, onde as produções de mandioca foram muito boas, a adubação azotada somente, e esta com a fosfatada, foram as melhores. Os ensaios servem de base para um planejamento da experimentação sôbre o assunto também em outros tipos de solo e sob aspectos diferentes, como sejam o da forma de aplicação dos fertilizantes, o da conjugação de adubos minerais com orgânicos e a economia das adubações.Instituto Agronômico de Campinas1951-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051951000300001Bragantia v.11 n.7-9 1951reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87051951000300001info:eu-repo/semantics/openAccessNormanha,Edgard S.por2010-05-25T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87051951000300001Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2010-05-25T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Adubação da mandioca no estado de São Paulo: Parte I - Efeito da adubação mineral
title Adubação da mandioca no estado de São Paulo: Parte I - Efeito da adubação mineral
spellingShingle Adubação da mandioca no estado de São Paulo: Parte I - Efeito da adubação mineral
Normanha,Edgard S.
title_short Adubação da mandioca no estado de São Paulo: Parte I - Efeito da adubação mineral
title_full Adubação da mandioca no estado de São Paulo: Parte I - Efeito da adubação mineral
title_fullStr Adubação da mandioca no estado de São Paulo: Parte I - Efeito da adubação mineral
title_full_unstemmed Adubação da mandioca no estado de São Paulo: Parte I - Efeito da adubação mineral
title_sort Adubação da mandioca no estado de São Paulo: Parte I - Efeito da adubação mineral
author Normanha,Edgard S.
author_facet Normanha,Edgard S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Normanha,Edgard S.
description No presente trabalho são apresentados os resultados obtidos em 14 experiências de adubação mineral com a cultura da mandioca, em alguns tipos de solo do Estado de São Paulo. Foram levadas a efeito experiências em quatro regiões: Sorocaba, em solo Glacial, Salmourão e mistura dessas duas formações; Tietê, em solo Glacial e mistura deste com Corum-bataí; Araras, em terra roxa misturada, já bem explorada, e em Roseira, no Terciário. Os adubos empregados foram os seguintes: sulfato de amônio (20% de N), superfosfato de cálcio (20% de P2O5,) ou farinha de ossos dege-latinados (29% de P2O5) e cloreto de potássio (50% de K(2)0) na base de 80 kg de N, 120 kg de P2O5 e 60 kg de K2O por hectare. Os tratamentos estudados foram os resultantes do emprêgo dêsses adubos, quer isoladamente quer combinados dois a dois, como em fórmulas completas, nas quais se reduziu à metade a dose de todos ou de cada um dos elementos. O adubo fosfatado, utilizado nas fórmulas de cada experiência, foi apenas um dos acima citados, conforme o caso. Os adubos foram aplicados nos sulcos antes do plantio, e bem misturados com a terra. Concluiu-se que o processo de aplicação dos adubos nos sulcos foi prejudicial para a brotação das manivas, principalmente nos casos em que as quantidades dos adubos foram grandes e em que figurou o sulfato de amônio. Êstes resultados sugerem uma experimentação relativa ao modo de aplicação dos adubos também para a mandioca. Estudando-se o efeito das adubações sobre a produção de raízes, constatou-se um efeito favorável do adubo fosfatado em solos pobres do Glacial e de terra Roxa misturada, já bem explorada. Em solo Salmourão, onde as produções de mandioca foram muito boas, a adubação azotada somente, e esta com a fosfatada, foram as melhores. Os ensaios servem de base para um planejamento da experimentação sôbre o assunto também em outros tipos de solo e sob aspectos diferentes, como sejam o da forma de aplicação dos fertilizantes, o da conjugação de adubos minerais com orgânicos e a economia das adubações.
publishDate 1951
dc.date.none.fl_str_mv 1951-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051951000300001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051951000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87051951000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.11 n.7-9 1951
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193290295508992