Determinação de um índice de qualidade de agua para algumas culturas irrigadas em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dotto,Silmara Eloisa
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Santos,Rozely Ferreira dos, Singer,Eugênio da Motta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051996000100025
Resumo: Índices de qualidade de água têm sido amplamente usados como ferramenta para tomada de decisão em planejamento, mas, de modo geral, são dirigidos a qualificar água de abastecimento público. Reconhece-se, no entanto, a necessidade de avaliar a qualidade de água voltada à irrigação, de maneira a evitar ou minimizar impactos sobre a produção de culturas e saúde da população. O presente trabalho objetivou adaptar a formulação de um índice de qualidade de água (IQA) para um índice de qualidade de água para culturas irrigadas (IQAI), de modo a identificar condições que possam ser relevantes ao planejamento de recursos hídricos para irrigação. Obteve-se tal índice mediante agregação de parâmetros de qualidade para irrigação, utilizando a técnica de hierarquização Electre I e II e os modelos matemáticos produzidos a partir da função de qualidade (FQ). A área selecionada para aplicação do índice foi a bacia hidrográfica do rio Piracicaba (SP). Dividiram-se os resultados em dois grupos: IQAI1, cujos parâmetros foram coliforme fecal, potencial hidrogeniônico, demanda bioquímica de oxigênio, cloreto, nitrogênio total e condutividade elétrica, e IQAI2, caracterizado pela exclusão do parâmetro coliforme fecal. Os resultados do IQAI1 permitem concluir que a água da bacia do Piracicaba não é adequada para a irrigação de frutas e hortaliças pela elevada taxa de coliformes fecais. Corrigidos os problemas relativos a esse fator, através de sua supressão na FQ (IQAI2), pode-se considerar possível a utilização da água para os referidos tipos de cultura.
id IAC-1_9228887f0f59ca096d96e538922852ef
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87051996000100025
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Determinação de um índice de qualidade de agua para algumas culturas irrigadas em São Paulorio Piracicabaqualidade de águaíndiceirrigaçãoÍndices de qualidade de água têm sido amplamente usados como ferramenta para tomada de decisão em planejamento, mas, de modo geral, são dirigidos a qualificar água de abastecimento público. Reconhece-se, no entanto, a necessidade de avaliar a qualidade de água voltada à irrigação, de maneira a evitar ou minimizar impactos sobre a produção de culturas e saúde da população. O presente trabalho objetivou adaptar a formulação de um índice de qualidade de água (IQA) para um índice de qualidade de água para culturas irrigadas (IQAI), de modo a identificar condições que possam ser relevantes ao planejamento de recursos hídricos para irrigação. Obteve-se tal índice mediante agregação de parâmetros de qualidade para irrigação, utilizando a técnica de hierarquização Electre I e II e os modelos matemáticos produzidos a partir da função de qualidade (FQ). A área selecionada para aplicação do índice foi a bacia hidrográfica do rio Piracicaba (SP). Dividiram-se os resultados em dois grupos: IQAI1, cujos parâmetros foram coliforme fecal, potencial hidrogeniônico, demanda bioquímica de oxigênio, cloreto, nitrogênio total e condutividade elétrica, e IQAI2, caracterizado pela exclusão do parâmetro coliforme fecal. Os resultados do IQAI1 permitem concluir que a água da bacia do Piracicaba não é adequada para a irrigação de frutas e hortaliças pela elevada taxa de coliformes fecais. Corrigidos os problemas relativos a esse fator, através de sua supressão na FQ (IQAI2), pode-se considerar possível a utilização da água para os referidos tipos de cultura.Instituto Agronômico de Campinas1996-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051996000100025Bragantia v.55 n.1 1996reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87051996000100025info:eu-repo/semantics/openAccessDotto,Silmara EloisaSantos,Rozely Ferreira dosSinger,Eugênio da Mottapor2007-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87051996000100025Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2007-10-17T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação de um índice de qualidade de agua para algumas culturas irrigadas em São Paulo
title Determinação de um índice de qualidade de agua para algumas culturas irrigadas em São Paulo
spellingShingle Determinação de um índice de qualidade de agua para algumas culturas irrigadas em São Paulo
Dotto,Silmara Eloisa
rio Piracicaba
qualidade de água
índice
irrigação
title_short Determinação de um índice de qualidade de agua para algumas culturas irrigadas em São Paulo
title_full Determinação de um índice de qualidade de agua para algumas culturas irrigadas em São Paulo
title_fullStr Determinação de um índice de qualidade de agua para algumas culturas irrigadas em São Paulo
title_full_unstemmed Determinação de um índice de qualidade de agua para algumas culturas irrigadas em São Paulo
title_sort Determinação de um índice de qualidade de agua para algumas culturas irrigadas em São Paulo
author Dotto,Silmara Eloisa
author_facet Dotto,Silmara Eloisa
Santos,Rozely Ferreira dos
Singer,Eugênio da Motta
author_role author
author2 Santos,Rozely Ferreira dos
Singer,Eugênio da Motta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dotto,Silmara Eloisa
Santos,Rozely Ferreira dos
Singer,Eugênio da Motta
dc.subject.por.fl_str_mv rio Piracicaba
qualidade de água
índice
irrigação
topic rio Piracicaba
qualidade de água
índice
irrigação
description Índices de qualidade de água têm sido amplamente usados como ferramenta para tomada de decisão em planejamento, mas, de modo geral, são dirigidos a qualificar água de abastecimento público. Reconhece-se, no entanto, a necessidade de avaliar a qualidade de água voltada à irrigação, de maneira a evitar ou minimizar impactos sobre a produção de culturas e saúde da população. O presente trabalho objetivou adaptar a formulação de um índice de qualidade de água (IQA) para um índice de qualidade de água para culturas irrigadas (IQAI), de modo a identificar condições que possam ser relevantes ao planejamento de recursos hídricos para irrigação. Obteve-se tal índice mediante agregação de parâmetros de qualidade para irrigação, utilizando a técnica de hierarquização Electre I e II e os modelos matemáticos produzidos a partir da função de qualidade (FQ). A área selecionada para aplicação do índice foi a bacia hidrográfica do rio Piracicaba (SP). Dividiram-se os resultados em dois grupos: IQAI1, cujos parâmetros foram coliforme fecal, potencial hidrogeniônico, demanda bioquímica de oxigênio, cloreto, nitrogênio total e condutividade elétrica, e IQAI2, caracterizado pela exclusão do parâmetro coliforme fecal. Os resultados do IQAI1 permitem concluir que a água da bacia do Piracicaba não é adequada para a irrigação de frutas e hortaliças pela elevada taxa de coliformes fecais. Corrigidos os problemas relativos a esse fator, através de sua supressão na FQ (IQAI2), pode-se considerar possível a utilização da água para os referidos tipos de cultura.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051996000100025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051996000100025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87051996000100025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.55 n.1 1996
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193296697065472