Doença de Crohn isolada do apêndice cecal como causa de enterorragia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Jr.,Sizenando Ernesto de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Speranzini,Manlio Basílio, Guiro,Marcos Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de gastroenterologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032004000100012
Resumo: RACIONAL: A doença de Crohn isolada do apêndice é doença de paciente jovem, relativamente rara, com quadro histopatológico semelhante ao da doença de Crohn típica. Seu quadro clínico, em geral, simula o da apendicite aguda, com manifestações protraídas e na palpação do abdome, além dos sinais de irritação peritonial, nota-se com freqüência, um tumor palpável. OBJETIVO: Apresentar um caso de doença de Crohn isolada do apêndice que se manifestou por enterorragia e cuja origem foi identificada pela colonoscopia. PACIENTE: Masculino, com 16 anos de idade, sem outras manifestações digestivas apresentou dois episódios de enterorragia com intervalo de cerca de 1 ano. No segundo episódio, a colonoscopia identificou o sangramento como proveniente do óstio apendicular. RESULTADO: Indicada a exploração cirúrgica, constatou-se que o ceco e o íleo eram normais e que o apêndice cecal estava com sinais inflamatórios e bloqueado pelo omento, realizando-se a apendicectomia. O exame anatomopatológico revelou tratar-se de processo inflamatório crônico com infiltrado linfoplasmocitário e granulomas esparsos, sugestivo de doença de Crohn. Em acompanhamento clínico, não apresentou manifestações de doença digestiva e a colonoscopia, realizada após 2 anos, não mostrou evidências de recidiva ou propagação da doença para o íleo. CONCLUSÃO: Neste caso, como nos demais relatados na literatura, a apendicectomia é possivelmente curativa, devendo o paciente ser acompanhado, pelo menos, por 5 anos. No diagnóstico diferencial das enterorragias em pacientes jovens, a doença de Crohn isolada do apêndice também pode ser considerada.
id IBEPEGE-1_9a7f738d2d90b74d63dc0d3829ebd33f
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-28032004000100012
network_acronym_str IBEPEGE-1
network_name_str Arquivos de gastroenterologia (Online)
repository_id_str
spelling Doença de Crohn isolada do apêndice cecal como causa de enterorragiaApêndiceDoença de CrohnHemorragia gastrointestinalRACIONAL: A doença de Crohn isolada do apêndice é doença de paciente jovem, relativamente rara, com quadro histopatológico semelhante ao da doença de Crohn típica. Seu quadro clínico, em geral, simula o da apendicite aguda, com manifestações protraídas e na palpação do abdome, além dos sinais de irritação peritonial, nota-se com freqüência, um tumor palpável. OBJETIVO: Apresentar um caso de doença de Crohn isolada do apêndice que se manifestou por enterorragia e cuja origem foi identificada pela colonoscopia. PACIENTE: Masculino, com 16 anos de idade, sem outras manifestações digestivas apresentou dois episódios de enterorragia com intervalo de cerca de 1 ano. No segundo episódio, a colonoscopia identificou o sangramento como proveniente do óstio apendicular. RESULTADO: Indicada a exploração cirúrgica, constatou-se que o ceco e o íleo eram normais e que o apêndice cecal estava com sinais inflamatórios e bloqueado pelo omento, realizando-se a apendicectomia. O exame anatomopatológico revelou tratar-se de processo inflamatório crônico com infiltrado linfoplasmocitário e granulomas esparsos, sugestivo de doença de Crohn. Em acompanhamento clínico, não apresentou manifestações de doença digestiva e a colonoscopia, realizada após 2 anos, não mostrou evidências de recidiva ou propagação da doença para o íleo. CONCLUSÃO: Neste caso, como nos demais relatados na literatura, a apendicectomia é possivelmente curativa, devendo o paciente ser acompanhado, pelo menos, por 5 anos. No diagnóstico diferencial das enterorragias em pacientes jovens, a doença de Crohn isolada do apêndice também pode ser considerada.Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. 2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032004000100012Arquivos de Gastroenterologia v.41 n.1 2004reponame:Arquivos de gastroenterologia (Online)instname:Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologiainstacron:IBEPEGE10.1590/S0004-28032004000100012info:eu-repo/semantics/openAccessLima Jr.,Sizenando Ernesto deSperanzini,Manlio BasílioGuiro,Marcos Pachecopor2004-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S0004-28032004000100012Revistahttp://www.scielo.br/aghttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br1678-42190004-2803opendoar:2004-10-15T00:00Arquivos de gastroenterologia (Online) - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Doença de Crohn isolada do apêndice cecal como causa de enterorragia
title Doença de Crohn isolada do apêndice cecal como causa de enterorragia
spellingShingle Doença de Crohn isolada do apêndice cecal como causa de enterorragia
Lima Jr.,Sizenando Ernesto de
Apêndice
Doença de Crohn
Hemorragia gastrointestinal
title_short Doença de Crohn isolada do apêndice cecal como causa de enterorragia
title_full Doença de Crohn isolada do apêndice cecal como causa de enterorragia
title_fullStr Doença de Crohn isolada do apêndice cecal como causa de enterorragia
title_full_unstemmed Doença de Crohn isolada do apêndice cecal como causa de enterorragia
title_sort Doença de Crohn isolada do apêndice cecal como causa de enterorragia
author Lima Jr.,Sizenando Ernesto de
author_facet Lima Jr.,Sizenando Ernesto de
Speranzini,Manlio Basílio
Guiro,Marcos Pacheco
author_role author
author2 Speranzini,Manlio Basílio
Guiro,Marcos Pacheco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Jr.,Sizenando Ernesto de
Speranzini,Manlio Basílio
Guiro,Marcos Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Apêndice
Doença de Crohn
Hemorragia gastrointestinal
topic Apêndice
Doença de Crohn
Hemorragia gastrointestinal
description RACIONAL: A doença de Crohn isolada do apêndice é doença de paciente jovem, relativamente rara, com quadro histopatológico semelhante ao da doença de Crohn típica. Seu quadro clínico, em geral, simula o da apendicite aguda, com manifestações protraídas e na palpação do abdome, além dos sinais de irritação peritonial, nota-se com freqüência, um tumor palpável. OBJETIVO: Apresentar um caso de doença de Crohn isolada do apêndice que se manifestou por enterorragia e cuja origem foi identificada pela colonoscopia. PACIENTE: Masculino, com 16 anos de idade, sem outras manifestações digestivas apresentou dois episódios de enterorragia com intervalo de cerca de 1 ano. No segundo episódio, a colonoscopia identificou o sangramento como proveniente do óstio apendicular. RESULTADO: Indicada a exploração cirúrgica, constatou-se que o ceco e o íleo eram normais e que o apêndice cecal estava com sinais inflamatórios e bloqueado pelo omento, realizando-se a apendicectomia. O exame anatomopatológico revelou tratar-se de processo inflamatório crônico com infiltrado linfoplasmocitário e granulomas esparsos, sugestivo de doença de Crohn. Em acompanhamento clínico, não apresentou manifestações de doença digestiva e a colonoscopia, realizada após 2 anos, não mostrou evidências de recidiva ou propagação da doença para o íleo. CONCLUSÃO: Neste caso, como nos demais relatados na literatura, a apendicectomia é possivelmente curativa, devendo o paciente ser acompanhado, pelo menos, por 5 anos. No diagnóstico diferencial das enterorragias em pacientes jovens, a doença de Crohn isolada do apêndice também pode ser considerada.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032004000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032004000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-28032004000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE.
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE.
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Gastroenterologia v.41 n.1 2004
reponame:Arquivos de gastroenterologia (Online)
instname:Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia
instacron:IBEPEGE
instname_str Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia
instacron_str IBEPEGE
institution IBEPEGE
reponame_str Arquivos de gastroenterologia (Online)
collection Arquivos de gastroenterologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de gastroenterologia (Online) - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia
repository.mail.fl_str_mv ||secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br
_version_ 1754193343032590336