TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM PESQUISAS ACADÊMICAS LATINO-AMERICANAS: DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS CTS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/301 |
Resumo: | No livro são apresentados os resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento do tipo estado da arte que teve como objetivo geral mapear as pesquisas acadêmicas que tratam de temáticas socioambientais relacionadas à Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no contexto latino-americano. O livro encontra-se organizado em quatro capítulos. No primeiro é feita uma breve revisão sobre o campo de pesquisa CTS tratando de suas origens e as abordagens sobre ambiente e educação. No segundo é exposta a metodologia da pesquisa: na primeira seção ela é caracterizada como uma análise documental; na segunda seção apresentam-se os métodos de coleta, organização e análise dos dados. A pesquisa teve como fonte de dados trabalhos publicados nos anais das “Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología” (Jornadas ESOCITE) e em textos de dissertações e teses defendidas em universidades latino-americanas, no período de 1995 e 2018. No terceiro capítulo são apresentados os resultados da pesquisa. Ele subdivide-se em duas seções: uma contendo o levantamento dos trabalhos apresentados em 11 das 12 edições das Jornadas ESOCITE e outra com o mapeamento de dissertações de mestrado e teses de doutorado de duas universidades do Brasil e duas da Argentina. No quarto e último capítulo é feita uma síntese da análise. Nele são apresentadas considerações acerca de algumas limitações observadas devido aos dados acessados, bem como de possibilidades de desdobramentos da pesquisa em investigações futuras. |
id |
IBICT-1_1199f48d923d70b4e3d59bf242044919 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/301 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM PESQUISAS ACADÊMICAS LATINO-AMERICANAS: DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS CTS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICACTSTemáticas socioambientaisPLACTSEducação CTSEducação científica e tecnológicaCiências HumanasEducaçãoNo livro são apresentados os resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento do tipo estado da arte que teve como objetivo geral mapear as pesquisas acadêmicas que tratam de temáticas socioambientais relacionadas à Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no contexto latino-americano. O livro encontra-se organizado em quatro capítulos. No primeiro é feita uma breve revisão sobre o campo de pesquisa CTS tratando de suas origens e as abordagens sobre ambiente e educação. No segundo é exposta a metodologia da pesquisa: na primeira seção ela é caracterizada como uma análise documental; na segunda seção apresentam-se os métodos de coleta, organização e análise dos dados. A pesquisa teve como fonte de dados trabalhos publicados nos anais das “Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología” (Jornadas ESOCITE) e em textos de dissertações e teses defendidas em universidades latino-americanas, no período de 1995 e 2018. No terceiro capítulo são apresentados os resultados da pesquisa. Ele subdivide-se em duas seções: uma contendo o levantamento dos trabalhos apresentados em 11 das 12 edições das Jornadas ESOCITE e outra com o mapeamento de dissertações de mestrado e teses de doutorado de duas universidades do Brasil e duas da Argentina. No quarto e último capítulo é feita uma síntese da análise. Nele são apresentadas considerações acerca de algumas limitações observadas devido aos dados acessados, bem como de possibilidades de desdobramentos da pesquisa em investigações futuras.The book presents the results of a state-of-the-art post-doctoral research that aimed to map academic research dealing with socio-environmental issues related to STS Education (Science, Technology and Society) in the Latin American context. The book is organized into four chapters. The first presents a brief review of the STS research field, dealing with its origins and approaches to environment and education. In the second, the research methodology is exposed: in the first section it is characterized as a documental analysis; the second section presents the methods of data collection, organization and analysis. The research had as data source works published in the annals of the “Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología” (Jornadas ESOCITE) and in texts of dissertations and theses defended in Latin American universities, in the period of 1995 and 2018. The third chapter presents the research results. It is subdivided into two sections: one containing a survey of the works presented in 11 of the 12 editions of the ESOCITE Journeys and the other with the mapping of master's dissertations and doctoral theses from two universities in Brazil and two in Argentina. The fourth and last chapter summarizes the analysis. It presents considerations about some limitations observed due to the data accessed, as well as possibilities of research developments in future investigations.CNPqUniversidade do Estado do Rio de JaneiroBrasil2023-04-27T14:24:58Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfGALIETA, T. Temáticas socioambientais em pesquisas acadêmicas latino-americanas: diálogos entre estudos CTS e educação científica e tecnológica. 1. ed. São Gonçalo, RJ: UERJ, FFP, 2020.978-65-88607-01-5https://deposita.ibict.br/handle/deposita/301porGALIETA, TATIANAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-04-27T14:24:59Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/301Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-04-27T14:24:59Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM PESQUISAS ACADÊMICAS LATINO-AMERICANAS: DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS CTS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA |
title |
TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM PESQUISAS ACADÊMICAS LATINO-AMERICANAS: DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS CTS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA |
spellingShingle |
TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM PESQUISAS ACADÊMICAS LATINO-AMERICANAS: DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS CTS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA GALIETA, TATIANA CTS Temáticas socioambientais PLACTS Educação CTS Educação científica e tecnológica Ciências Humanas Educação |
title_short |
TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM PESQUISAS ACADÊMICAS LATINO-AMERICANAS: DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS CTS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA |
title_full |
TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM PESQUISAS ACADÊMICAS LATINO-AMERICANAS: DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS CTS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA |
title_fullStr |
TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM PESQUISAS ACADÊMICAS LATINO-AMERICANAS: DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS CTS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM PESQUISAS ACADÊMICAS LATINO-AMERICANAS: DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS CTS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA |
title_sort |
TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM PESQUISAS ACADÊMICAS LATINO-AMERICANAS: DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS CTS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA |
author |
GALIETA, TATIANA |
author_facet |
GALIETA, TATIANA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GALIETA, TATIANA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTS Temáticas socioambientais PLACTS Educação CTS Educação científica e tecnológica Ciências Humanas Educação |
topic |
CTS Temáticas socioambientais PLACTS Educação CTS Educação científica e tecnológica Ciências Humanas Educação |
description |
No livro são apresentados os resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento do tipo estado da arte que teve como objetivo geral mapear as pesquisas acadêmicas que tratam de temáticas socioambientais relacionadas à Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no contexto latino-americano. O livro encontra-se organizado em quatro capítulos. No primeiro é feita uma breve revisão sobre o campo de pesquisa CTS tratando de suas origens e as abordagens sobre ambiente e educação. No segundo é exposta a metodologia da pesquisa: na primeira seção ela é caracterizada como uma análise documental; na segunda seção apresentam-se os métodos de coleta, organização e análise dos dados. A pesquisa teve como fonte de dados trabalhos publicados nos anais das “Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología” (Jornadas ESOCITE) e em textos de dissertações e teses defendidas em universidades latino-americanas, no período de 1995 e 2018. No terceiro capítulo são apresentados os resultados da pesquisa. Ele subdivide-se em duas seções: uma contendo o levantamento dos trabalhos apresentados em 11 das 12 edições das Jornadas ESOCITE e outra com o mapeamento de dissertações de mestrado e teses de doutorado de duas universidades do Brasil e duas da Argentina. No quarto e último capítulo é feita uma síntese da análise. Nele são apresentadas considerações acerca de algumas limitações observadas devido aos dados acessados, bem como de possibilidades de desdobramentos da pesquisa em investigações futuras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-04-27T14:24:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GALIETA, T. Temáticas socioambientais em pesquisas acadêmicas latino-americanas: diálogos entre estudos CTS e educação científica e tecnológica. 1. ed. São Gonçalo, RJ: UERJ, FFP, 2020. 978-65-88607-01-5 https://deposita.ibict.br/handle/deposita/301 |
identifier_str_mv |
GALIETA, T. Temáticas socioambientais em pesquisas acadêmicas latino-americanas: diálogos entre estudos CTS e educação científica e tecnológica. 1. ed. São Gonçalo, RJ: UERJ, FFP, 2020. 978-65-88607-01-5 |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1811810873260376064 |