Alturas Inacessíveis: Uma Análise Histórica em Livros Didáticos de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Leonardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/336
Resumo: Mesmo com todo o avanço tecnológico e todas as diversas fontes de informações disponibilizadas, o livro didático permanece como um importante recurso em sala de aula, de fácil acesso para alunos e professores, sendo, assim, o mais usual. Isso tem gerando um aumento significativo nas pesquisas sobre livros didáticos, cada uma com sua peculiaridade. Nessa linha, e para contribuir com essa análise, esta pesquisa pretende responder ao seguinte questionamento: Como os livros didáticos de matemática têm abordado, ao longo da história, as deduções da altura de objetos, cuja base é inacessível? Tem como objetivo geral discutir, historicamente, as deduções da altura de objetos com bases inacessíveis, presentes nos livros didáticos de Matemática e, nos objetivos específicos, apresentar o histórico do livro didático no Brasil; discorrer sobre a trigonometria no triângulo retângulo; ilustrar a proposta da pesquisa; apresentar as deduções propostas para o ensino da trigonometria; e analisar as explicações, exemplos, atividades de livros didáticos desde 1929. Como alicerce teórico, a pesquisa primou em apresentar a evolução histórica dos livros didáticos e, em seguida, discutir o ensino da trigonometria no Brasil. A pesquisa é de caráter documental, realizou análises em livros didáticos e buscou, insistentemente, alcançar os objetivos propostos por meio das análises feitas nas explicações, deduções, exemplos, exercícios e, inclusive, figuras. As análises evidenciaram que nem sempre o conteúdo variações entre ângulos notáveis eram abordados nos livros didáticos. Há uma defasagem de duas décadas, até o início da década de 50, quando, finalmente, essa parte da trigonometria começou a constar nesses livros. As análises apontam que os autores utilizam três métodos em suas obras: a lei geral, o sistema de equações e as propriedades do triângulo. A pesquisa propõe possíveis deduções para determinar a altura de objetos cuja distância até a base é inacessível, por meio da variação de ângulos notáveis. Tais propostas tornam-se um material importante para os professores de Matemática, que poderão utilizá-las para estimular no aluno a aprendizagem desse conteúdo, bem como aproximá-lo de outras situações e/ou padrões matemáticos com esse conteúdo e, assim, aumentar seu rendimento do aluno, entre outros.
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spelling Alturas Inacessíveis: Uma Análise Histórica em Livros Didáticos de MatemáticaTrigonometria no triângulo retânguloAltura inacessívelÂngulos notáveisInaccessible heightRemarkable anglesTrigonometry in Triangle RectangleCiência, Tecnologia e EducaçãoA Educação e a InovaçãoMesmo com todo o avanço tecnológico e todas as diversas fontes de informações disponibilizadas, o livro didático permanece como um importante recurso em sala de aula, de fácil acesso para alunos e professores, sendo, assim, o mais usual. Isso tem gerando um aumento significativo nas pesquisas sobre livros didáticos, cada uma com sua peculiaridade. Nessa linha, e para contribuir com essa análise, esta pesquisa pretende responder ao seguinte questionamento: Como os livros didáticos de matemática têm abordado, ao longo da história, as deduções da altura de objetos, cuja base é inacessível? Tem como objetivo geral discutir, historicamente, as deduções da altura de objetos com bases inacessíveis, presentes nos livros didáticos de Matemática e, nos objetivos específicos, apresentar o histórico do livro didático no Brasil; discorrer sobre a trigonometria no triângulo retângulo; ilustrar a proposta da pesquisa; apresentar as deduções propostas para o ensino da trigonometria; e analisar as explicações, exemplos, atividades de livros didáticos desde 1929. Como alicerce teórico, a pesquisa primou em apresentar a evolução histórica dos livros didáticos e, em seguida, discutir o ensino da trigonometria no Brasil. A pesquisa é de caráter documental, realizou análises em livros didáticos e buscou, insistentemente, alcançar os objetivos propostos por meio das análises feitas nas explicações, deduções, exemplos, exercícios e, inclusive, figuras. As análises evidenciaram que nem sempre o conteúdo variações entre ângulos notáveis eram abordados nos livros didáticos. Há uma defasagem de duas décadas, até o início da década de 50, quando, finalmente, essa parte da trigonometria começou a constar nesses livros. As análises apontam que os autores utilizam três métodos em suas obras: a lei geral, o sistema de equações e as propriedades do triângulo. A pesquisa propõe possíveis deduções para determinar a altura de objetos cuja distância até a base é inacessível, por meio da variação de ângulos notáveis. Tais propostas tornam-se um material importante para os professores de Matemática, que poderão utilizá-las para estimular no aluno a aprendizagem desse conteúdo, bem como aproximá-lo de outras situações e/ou padrões matemáticos com esse conteúdo e, assim, aumentar seu rendimento do aluno, entre outros.Even with all the technological advancement and all the sources of information available, the textbook will become an important resource in the classroom, easily accessible for classes and teachers, and thus the most usual. This has a greater weight in searches on textbooks, each with its peculiarity. In this line, and to contribute to this analysis, this research intends to answer the following question: How did the textbooks of mathematics have approached, throughout history, the deductions of the height of objects, whose base is inaccessible? It has as general objective to discuss, historically, the deductions of the height of objects with inaccessible bases, present in the textbooks of Mathematics and, in the specific objectives, to present the history of the textbook in Brazil; talk about trigonometry in the triangle rectangle; illustrate the research proposal; present the proposed deductions for the teaching of trigonometry; and analyze the explanations, examples, textbook activities since 1929. As a theoretical foundation, the research focused on presenting the historical evolution of textbooks and then discussing the teaching of trigonometry in Brazil. The research is documentary in nature, carried out analysis in didactic books and sought, persistently, to reach the proposed objectives through the analyzes made in the explanations, deductions, examples, exercises and even figures. The analyzes showed that not always the content variations between notable angles were addressed in textbooks. There is a delay of two decades, until the early 1950s, when, finally, this part of trigonometry began to appear in these books. The analyzes indicate that the authors use three methods in their works: the general law, the system of equations and the properties of the triangle. The research proposes possible deductions to determine the height of objects whose distance to the base is inaccessible, through the variation of notable angles. Such proposals become important material for teachers of Mathematics, who can use them to stimulate in the student the learning of this content, as well as to bring it closer to other mathematical situations and/or patterns with this content and, thus, to increase its student achievement, among others.Faculdade Vale do CricaréFaculdade Vale do CricaréBrasilMestrado em CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃOhttp://lattes.cnpq.br/505332270500581211033880701Thiengo, Edmar Reis65818520749http://lattes.cnpq.br/3711344395240543Nunes, Marcus Antonius da Costa3882053619940936http://lattes.cnpq.br/3882053619940936Pertel, Josete7816353380400598http://lattes.cnpq.br/7816353380400598Martins, Leonardo2023-06-07T13:25:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2023-06-07T13:25:39Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/336Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-06-07T13:25:39Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
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