EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Eliana Cristina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1594
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/40
Resumo: Este trabalho discutiu a situação da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Pretendeu verificar a educação de jovens e adultos, enquanto inclusiva, bem como identificar a acreditação como um dos aspectos relevantes para a melhoria da qualidade do ensino oferecido a comunidade. O estudo de abordagem qualitativa, exploratória, com pesquisa bibliográfica e documental. Dos resultados obtidos destacam-se: as políticas educacionais e documentos legais, garantem a inclusão deste segmento populacional, porém não atendem plenamente as demandas, visto os limitados investimentos financeiros, altos índices de evasão escolar, provenientes de dificuldades sociais, econômicas e do fragmentado processo de ensino e aprendizagem. É necessário criar estratégias efetivas para o atendimento das demandas educacionais deste público. Concluiu-se que trabalhar questões educacionais de jovens e adultos deve ser uma das prioridades na agenda educacional das esferas governamentais. O programa EJA se mostra expressivo no campo educacional e necessário em relação às políticas públicas no país. A avaliação e acreditação do Programa é uma das estratégias para a melhoria da qualidade do ensino na busca por equiparar a educação.
id IBICT-1_4460b3b2b7ebcca654709b041b82a1b7
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/40
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no BrasilEJAPolíticas PúblicasInclusãoAcreditaçãoEducaçãoEste trabalho discutiu a situação da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Pretendeu verificar a educação de jovens e adultos, enquanto inclusiva, bem como identificar a acreditação como um dos aspectos relevantes para a melhoria da qualidade do ensino oferecido a comunidade. O estudo de abordagem qualitativa, exploratória, com pesquisa bibliográfica e documental. Dos resultados obtidos destacam-se: as políticas educacionais e documentos legais, garantem a inclusão deste segmento populacional, porém não atendem plenamente as demandas, visto os limitados investimentos financeiros, altos índices de evasão escolar, provenientes de dificuldades sociais, econômicas e do fragmentado processo de ensino e aprendizagem. É necessário criar estratégias efetivas para o atendimento das demandas educacionais deste público. Concluiu-se que trabalhar questões educacionais de jovens e adultos deve ser uma das prioridades na agenda educacional das esferas governamentais. O programa EJA se mostra expressivo no campo educacional e necessário em relação às políticas públicas no país. A avaliação e acreditação do Programa é uma das estratégias para a melhoria da qualidade do ensino na busca por equiparar a educação.This paper discussed the situation of the Youth and Adult Education in Brazil. He intended to check the adult education as inclusive as well as identify the accreditation as one of the important aspects to improve the quality of education offered to the community. The study of qualitative, exploratory approach, with bibliographical and documentary research. The results obtained are: educational and legal documents policies, ensure the inclusion of this population segment, but did not fully meet the demands, as the limited financial investment, high rates of school dropouts, from social problems, economic and fragmented process teaching and learning. You must create effective strategies to meet the educational demands of the public. It was concluded that work educational issues of young people and adults should be a priority in the educational agenda of government spheres. The EJA program shows significant and necessary in the educational field in relation to public policies in the country. The evaluation and accreditation of the program is one of the strategies to improve the quality of education in seeking to equate education.Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)Brasil2019-06-17T11:26:23Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, Eliana Cristina. EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil. Cadernos CIMEAC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 25-37, jul. 2016. ISSN 2178-9770. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1594>. Acesso em: 04 jun. 2019. doi:https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1594.https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.15942178-9770https://deposita.ibict.br/handle/deposita/40porCadernos CIMEACRosa, Eliana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2019-06-18T14:25:32Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/40Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582019-06-18T14:25:32Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil
title EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil
spellingShingle EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil
Rosa, Eliana Cristina
EJA
Políticas Públicas
Inclusão
Acreditação
Educação
title_short EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil
title_full EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil
title_fullStr EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil
title_full_unstemmed EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil
title_sort EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil
author Rosa, Eliana Cristina
author_facet Rosa, Eliana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Eliana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Políticas Públicas
Inclusão
Acreditação
Educação
topic EJA
Políticas Públicas
Inclusão
Acreditação
Educação
description Este trabalho discutiu a situação da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Pretendeu verificar a educação de jovens e adultos, enquanto inclusiva, bem como identificar a acreditação como um dos aspectos relevantes para a melhoria da qualidade do ensino oferecido a comunidade. O estudo de abordagem qualitativa, exploratória, com pesquisa bibliográfica e documental. Dos resultados obtidos destacam-se: as políticas educacionais e documentos legais, garantem a inclusão deste segmento populacional, porém não atendem plenamente as demandas, visto os limitados investimentos financeiros, altos índices de evasão escolar, provenientes de dificuldades sociais, econômicas e do fragmentado processo de ensino e aprendizagem. É necessário criar estratégias efetivas para o atendimento das demandas educacionais deste público. Concluiu-se que trabalhar questões educacionais de jovens e adultos deve ser uma das prioridades na agenda educacional das esferas governamentais. O programa EJA se mostra expressivo no campo educacional e necessário em relação às políticas públicas no país. A avaliação e acreditação do Programa é uma das estratégias para a melhoria da qualidade do ensino na busca por equiparar a educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-17T11:26:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Eliana Cristina. EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil. Cadernos CIMEAC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 25-37, jul. 2016. ISSN 2178-9770. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1594>. Acesso em: 04 jun. 2019. doi:https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1594.
https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1594
2178-9770
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/40
identifier_str_mv ROSA, Eliana Cristina. EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil. Cadernos CIMEAC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 25-37, jul. 2016. ISSN 2178-9770. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1594>. Acesso em: 04 jun. 2019. doi:https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1594.
2178-9770
url https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1594
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos CIMEAC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1801753545698967552