POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7615 |
Resumo: | A partir de um estudo da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresenta-se o presente artigo com objetivo de evidenciar aspectos do gerencialismo na educação, indicando alguns elementos que apontam para o esvaziamento da EJA. A abordagem é qualitativa e metodologia utilizada foi análise documental. Analisou-se o Gerencialismo e a influência do Estado Neoliberal na educação com suporte de alguns autores como Newman, Clarke e Ball. O desenvolvimento desse estudo apresenta elementos para reflexão sobre a relação entre a redução dos investimentos na EJA e o esvaziamento das turmas, a partir de dados sobre alimentação, acesso à internet, aumento de orçamento para o sistema de certificação e redução de locais de oferta de EJA em uma rede municipal identifica-se e se discute características do gerencialismo na política educacional da EJA, tais como seletividade, performatividade e austeridade. Conclui-se que o avanço do gerencialismo nas políticas educacionais tem implicações nefastas para a EJA, dificultando o acesso e a permanência dos estudantes alvo desta política no ambiente escolar. |
id |
UNOCHAPO-1_7f99477ffe6be9a8321815c9954c436f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7615 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJAGerencialismo. Políticas educacionais. EJA. Estudantes.A partir de um estudo da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresenta-se o presente artigo com objetivo de evidenciar aspectos do gerencialismo na educação, indicando alguns elementos que apontam para o esvaziamento da EJA. A abordagem é qualitativa e metodologia utilizada foi análise documental. Analisou-se o Gerencialismo e a influência do Estado Neoliberal na educação com suporte de alguns autores como Newman, Clarke e Ball. O desenvolvimento desse estudo apresenta elementos para reflexão sobre a relação entre a redução dos investimentos na EJA e o esvaziamento das turmas, a partir de dados sobre alimentação, acesso à internet, aumento de orçamento para o sistema de certificação e redução de locais de oferta de EJA em uma rede municipal identifica-se e se discute características do gerencialismo na política educacional da EJA, tais como seletividade, performatividade e austeridade. Conclui-se que o avanço do gerencialismo nas políticas educacionais tem implicações nefastas para a EJA, dificultando o acesso e a permanência dos estudantes alvo desta política no ambiente escolar.Unochapecó2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/761510.22196/rp.v25i1.7615Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-15Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-151984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7615/3990Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima de Melo, CésarJonko Araújo , Jair2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7615Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJA |
title |
POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJA |
spellingShingle |
POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJA de Lima de Melo, César Gerencialismo. Políticas educacionais. EJA. Estudantes. |
title_short |
POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJA |
title_full |
POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJA |
title_fullStr |
POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJA |
title_full_unstemmed |
POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJA |
title_sort |
POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJA |
author |
de Lima de Melo, César |
author_facet |
de Lima de Melo, César Jonko Araújo , Jair |
author_role |
author |
author2 |
Jonko Araújo , Jair |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima de Melo, César Jonko Araújo , Jair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerencialismo. Políticas educacionais. EJA. Estudantes. |
topic |
Gerencialismo. Políticas educacionais. EJA. Estudantes. |
description |
A partir de um estudo da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresenta-se o presente artigo com objetivo de evidenciar aspectos do gerencialismo na educação, indicando alguns elementos que apontam para o esvaziamento da EJA. A abordagem é qualitativa e metodologia utilizada foi análise documental. Analisou-se o Gerencialismo e a influência do Estado Neoliberal na educação com suporte de alguns autores como Newman, Clarke e Ball. O desenvolvimento desse estudo apresenta elementos para reflexão sobre a relação entre a redução dos investimentos na EJA e o esvaziamento das turmas, a partir de dados sobre alimentação, acesso à internet, aumento de orçamento para o sistema de certificação e redução de locais de oferta de EJA em uma rede municipal identifica-se e se discute características do gerencialismo na política educacional da EJA, tais como seletividade, performatividade e austeridade. Conclui-se que o avanço do gerencialismo nas políticas educacionais tem implicações nefastas para a EJA, dificultando o acesso e a permanência dos estudantes alvo desta política no ambiente escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7615 10.22196/rp.v25i1.7615 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7615 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.7615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7615/3990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-15 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-15 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991613485056 |