A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Rafael Casaes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/353
Resumo: Esta pesquisa aborda as relações étnico-raciais no ensino de ciências, a partir de uma pesquisaformação realizada com estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- campus Vitória da Conquista. A pesquisa apresenta dados que buscou responder a seguinte questão: Quais indícios sobre a práticas educativas interculturais estão presentes em um processo formativo envolvendo casos de ensino sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências para estudantes de pedagogia? O objetivo geral do estudo é analisar indícios de práticas educativas interculturais em um processo formativo envolvendo casos de ensino sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências para estudantes de Pedagogia. Constituem objetivos específicos: a) Identificar de que maneira as dissertações e teses defendidas no Brasil nos programas das áreas de Ensino e de Educação no período de 2009 a 2021 abordam a temática das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências. b) Identificar possibilidades para um ensino de ciências antirracista no âmbito das Relações Étnico-Raciais no processo de formação de professores. O processo formativo foi organizado em forma de sequência didática e foi realizado ao longo de 6 encontros semanais, envolvendo a participação de 37 estudantes. O método aqui empregado é denominado de pesquisa-formação na cibercultura a partir da perspectiva de Marie Christine Josso (2004; 2010) e de Edméa Santos (2019). A produção dos dados se deu pelo emprego dos casos de ensino (MIZUKAMI, 2000) e os diários de aula a partir da concepção de Passeggi (2009; 2011) e Macedo (2000). Os dados foram organizados com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977). O aporte teórico empregado nesta pesquisa são os estudos desenvolvidos pelo grupo Modernidade/Colonialidade em articulação com as Epistemologias do Sul de Boaventura de Souza Santos. Os resultados e análises apontam que a temática das relações étnico-raciais no ensino de ciências é um campo em consolidação no Brasil, com poucas pesquisas sendo desenvolvidas na área, destacando-se entre essas a região nordeste do país. Além disso, verificou-se que o caso de ensino é um instrumento importante no processo de formação de professores de ciências, pois promove reflexão e pensamento crítico acerca de temáticas presentes no cotidiano escolar
id IBICT-1_6337f92b5b9df28152e0ae0af23f754e
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/353
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogiaEnsino de CiênciasRelações Étnico-RaciaisPesquisa-formação.InterculturalidadeInterdisciplinarEsta pesquisa aborda as relações étnico-raciais no ensino de ciências, a partir de uma pesquisaformação realizada com estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- campus Vitória da Conquista. A pesquisa apresenta dados que buscou responder a seguinte questão: Quais indícios sobre a práticas educativas interculturais estão presentes em um processo formativo envolvendo casos de ensino sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências para estudantes de pedagogia? O objetivo geral do estudo é analisar indícios de práticas educativas interculturais em um processo formativo envolvendo casos de ensino sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências para estudantes de Pedagogia. Constituem objetivos específicos: a) Identificar de que maneira as dissertações e teses defendidas no Brasil nos programas das áreas de Ensino e de Educação no período de 2009 a 2021 abordam a temática das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências. b) Identificar possibilidades para um ensino de ciências antirracista no âmbito das Relações Étnico-Raciais no processo de formação de professores. O processo formativo foi organizado em forma de sequência didática e foi realizado ao longo de 6 encontros semanais, envolvendo a participação de 37 estudantes. O método aqui empregado é denominado de pesquisa-formação na cibercultura a partir da perspectiva de Marie Christine Josso (2004; 2010) e de Edméa Santos (2019). A produção dos dados se deu pelo emprego dos casos de ensino (MIZUKAMI, 2000) e os diários de aula a partir da concepção de Passeggi (2009; 2011) e Macedo (2000). Os dados foram organizados com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977). O aporte teórico empregado nesta pesquisa são os estudos desenvolvidos pelo grupo Modernidade/Colonialidade em articulação com as Epistemologias do Sul de Boaventura de Souza Santos. Os resultados e análises apontam que a temática das relações étnico-raciais no ensino de ciências é um campo em consolidação no Brasil, com poucas pesquisas sendo desenvolvidas na área, destacando-se entre essas a região nordeste do país. Além disso, verificou-se que o caso de ensino é um instrumento importante no processo de formação de professores de ciências, pois promove reflexão e pensamento crítico acerca de temáticas presentes no cotidiano escolarThis research discusses the ethnic-racial relations in science teaching, based on a research training conducted with Pedagogy students from the State University of Southwest Bahia - Vitória da Conquista campus. The research presents data that seeked to answer the following question: What indications about intercultural educational practices are present in a formative process involving teaching cases about Ethnic-Racial Relationships in Science Teaching for pedagogy students? The general objective of the study is to analyze evidence of intercultural educational practices in a formative process involving teaching cases about Ethnic-Racial Relationships in Science Teaching for Pedagogy students. The specific objectives are a) To identify how the dissertations and thesis defended in Brazil in programs in the areas of Teaching and Education in the period from 2009 to 2021 address the thematic of Ethnic-Racial Relations in Science Teaching. b) To identify possibilities for anti-racist science teaching in the context of Ethnic-Racial Relations in the process of teacher education. The formative process was organized in the form of a didactic sequence and was carried out over 6 weekly meetings, involving the participation of 37 students. The method used here is called research training in cyberculture from the perspective of Marie Christine Josso (2004; 2010) and Edméa Santos (2019). The production of data occurred through the use of teaching cases (MIZUKAMI, 2000) and class lecture from the conception of Passeggi (2009; 2011) and Macedo (2000). The data were organized based on the content analysis of Laurence Bardin (1977). The theoretical contribution used in this research is the studies developed by the Modernity/Colonialism group in articulation with Boaventura de Souza Santos' Epistemologies of the South. The results and analysis indicate that the thematic of ethnic-racial relations in science teaching is a field under consolidation in Brazil, with few types of research being developed in the area, especially in the country's Northeast region. Moreover, it was found that the teaching case is an important instrument in the process of educating science teachers because it promotes reflection and critical thinking about issues present in everyday school life.Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaODEERE - Orgão de Educação e Relações ÉtnicasBrasilPrograma de Pós Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidadehttp://lattes.cnpq.br/3903909178632749Eugenio, Benedito Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/1274035318009124Santana, José Valdir de JesusPrudêncio, Christiana Andréa ViannaBrito, Rafael Casaes2023-06-16T14:27:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-06-16T14:27:53Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/353Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-06-16T14:27:53Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia
title A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia
spellingShingle A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia
Brito, Rafael Casaes
Ensino de Ciências
Relações Étnico-Raciais
Pesquisa-formação.
Interculturalidade
Interdisciplinar
title_short A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia
title_full A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia
title_fullStr A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia
title_full_unstemmed A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia
title_sort A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia
author Brito, Rafael Casaes
author_facet Brito, Rafael Casaes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3903909178632749
Eugenio, Benedito Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/1274035318009124
Santana, José Valdir de Jesus
Prudêncio, Christiana Andréa Vianna
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Rafael Casaes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Relações Étnico-Raciais
Pesquisa-formação.
Interculturalidade
Interdisciplinar
topic Ensino de Ciências
Relações Étnico-Raciais
Pesquisa-formação.
Interculturalidade
Interdisciplinar
description Esta pesquisa aborda as relações étnico-raciais no ensino de ciências, a partir de uma pesquisaformação realizada com estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- campus Vitória da Conquista. A pesquisa apresenta dados que buscou responder a seguinte questão: Quais indícios sobre a práticas educativas interculturais estão presentes em um processo formativo envolvendo casos de ensino sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências para estudantes de pedagogia? O objetivo geral do estudo é analisar indícios de práticas educativas interculturais em um processo formativo envolvendo casos de ensino sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências para estudantes de Pedagogia. Constituem objetivos específicos: a) Identificar de que maneira as dissertações e teses defendidas no Brasil nos programas das áreas de Ensino e de Educação no período de 2009 a 2021 abordam a temática das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências. b) Identificar possibilidades para um ensino de ciências antirracista no âmbito das Relações Étnico-Raciais no processo de formação de professores. O processo formativo foi organizado em forma de sequência didática e foi realizado ao longo de 6 encontros semanais, envolvendo a participação de 37 estudantes. O método aqui empregado é denominado de pesquisa-formação na cibercultura a partir da perspectiva de Marie Christine Josso (2004; 2010) e de Edméa Santos (2019). A produção dos dados se deu pelo emprego dos casos de ensino (MIZUKAMI, 2000) e os diários de aula a partir da concepção de Passeggi (2009; 2011) e Macedo (2000). Os dados foram organizados com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977). O aporte teórico empregado nesta pesquisa são os estudos desenvolvidos pelo grupo Modernidade/Colonialidade em articulação com as Epistemologias do Sul de Boaventura de Souza Santos. Os resultados e análises apontam que a temática das relações étnico-raciais no ensino de ciências é um campo em consolidação no Brasil, com poucas pesquisas sendo desenvolvidas na área, destacando-se entre essas a região nordeste do país. Além disso, verificou-se que o caso de ensino é um instrumento importante no processo de formação de professores de ciências, pois promove reflexão e pensamento crítico acerca de temáticas presentes no cotidiano escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-16T14:27:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://deposita.ibict.br/handle/deposita/353
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
ODEERE - Orgão de Educação e Relações Étnicas
Brasil
Programa de Pós Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
ODEERE - Orgão de Educação e Relações Étnicas
Brasil
Programa de Pós Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1822779943191314432